DIA do LIXO, devo ou não fazer?
DIA do LIXO, devo ou não fazer?
Quem faz dieta sabe o quanto é sacrificante ficar longe daquilo que gosta de comer, como chocolate, pizza ou qualquer outro item que seria errado para quem está de dieta. Existe uma estratégia muito eficaz, para que esses prazeres não precisem ser extintos totalmente do cardápio da dieta. É conhecido como “Dia do lixo”, que como o nome diz, é um dia livre para se comer o que quiser, geralmente adotado no final de semana. Mas é apenas um dia, não o fim de semana todo.
Não é para começar na sexta a noite e parar somente no domingo a noite, muito menos começar num feriado que cai na quinta e juntar tudo até o domingo. Um dos grandes vilões da dieta é aquele docinho ou salgadinho ingerido fora de hora, conhecido como belisco. Na cabeça de quem faz isso não terá maiores complicações, pois “é apenas um pedacinho” ou “só um pouquinho”. Teoricamente até faz sentido, mas às vezes isso se torna muito frequente, o que vai atrapalhar realmente os resultados da dieta, então o dia do lixo vem como uma forma de estipular regras para comer algo que goste, melhorando até o lado psicológico da pessoa. Se o dia do lixo é no domingo a pessoa na quinta já começa a sonhar com aquele prato delicioso que vai degustar.
Outro detalhe importante a se dizer é que liberar a dieta, não significa comer feito um louco a ponto de mal conseguir se mexer depois ou passar o dia no banheiro. A qualidade dos alimentos é liberada, mas ainda assim, a quantidade deve ser moderada.
No dia seguinte o peso na balança pode aumentar, mas não precisa se preocupar, pois a maior parte desse peso é de água, ligado ao aumento na ingestão de carboidratos, que irá se normalizar em seguida.
No início de uma dieta para redução de gordura, o resultado costuma ser mais rápido e fácil, pois houve uma mudança alimentar e seu corpo respondeu ao estímulo dado. Com o tempo, através da homeostase (adaptação), seu corpo se acostuma com essa dieta, diminuindo os resultados. Além disso, diminuirá os níveis de leptina, um hormônio que controla sua fome, seu metabolismo e seu gasto energético. Quanto mais tempo em um déficit calórico ficar, menos leptina será produzida, seu metabolismo ficará lento, diminuindo a capacidade de queimar gordura.
É aí que entra o dia do lixo, para dar uma espécie de choque no metabolismo, quebrando essa adaptação do corpo e fazendo com que ele continue queimando gorduras, diminuindo as chances de baixar sua taxa metabólica. Isso sem falar do lado psicológico e este dia será considerado, o dia mais feliz da sua vida.
Procure sempre um profissional para adequar sua dieta de acordo com o seu perfil e objetivo, seja seu próprio vigia, cumpra as regras e festeje os resultados alcançados.
Autor: NILO SERGIO DA SILVA - Graduado em Educação Física, proprietário da UltraShop Nutrição Esportiva.
Não é para começar na sexta a noite e parar somente no domingo a noite, muito menos começar num feriado que cai na quinta e juntar tudo até o domingo. Um dos grandes vilões da dieta é aquele docinho ou salgadinho ingerido fora de hora, conhecido como belisco. Na cabeça de quem faz isso não terá maiores complicações, pois “é apenas um pedacinho” ou “só um pouquinho”. Teoricamente até faz sentido, mas às vezes isso se torna muito frequente, o que vai atrapalhar realmente os resultados da dieta, então o dia do lixo vem como uma forma de estipular regras para comer algo que goste, melhorando até o lado psicológico da pessoa. Se o dia do lixo é no domingo a pessoa na quinta já começa a sonhar com aquele prato delicioso que vai degustar.
Outro detalhe importante a se dizer é que liberar a dieta, não significa comer feito um louco a ponto de mal conseguir se mexer depois ou passar o dia no banheiro. A qualidade dos alimentos é liberada, mas ainda assim, a quantidade deve ser moderada.
No dia seguinte o peso na balança pode aumentar, mas não precisa se preocupar, pois a maior parte desse peso é de água, ligado ao aumento na ingestão de carboidratos, que irá se normalizar em seguida.
No início de uma dieta para redução de gordura, o resultado costuma ser mais rápido e fácil, pois houve uma mudança alimentar e seu corpo respondeu ao estímulo dado. Com o tempo, através da homeostase (adaptação), seu corpo se acostuma com essa dieta, diminuindo os resultados. Além disso, diminuirá os níveis de leptina, um hormônio que controla sua fome, seu metabolismo e seu gasto energético. Quanto mais tempo em um déficit calórico ficar, menos leptina será produzida, seu metabolismo ficará lento, diminuindo a capacidade de queimar gordura.
É aí que entra o dia do lixo, para dar uma espécie de choque no metabolismo, quebrando essa adaptação do corpo e fazendo com que ele continue queimando gorduras, diminuindo as chances de baixar sua taxa metabólica. Isso sem falar do lado psicológico e este dia será considerado, o dia mais feliz da sua vida.
Procure sempre um profissional para adequar sua dieta de acordo com o seu perfil e objetivo, seja seu próprio vigia, cumpra as regras e festeje os resultados alcançados.
Autor: NILO SERGIO DA SILVA - Graduado em Educação Física, proprietário da UltraShop Nutrição Esportiva.
Re: DIA do LIXO, devo ou não fazer?
Acho interessante o assunto, eu faço dieta e treino desde 2012 e desde o inicio de 2013 tenho dificuldade para abaixar o meu peso. Perdi bastante peso em 2012, tento abaixar mais um pouco chegando aos 80kg mas tenho dificuldade.
Por conta de uma mudança de estado, já não treino faz +2 semanas mas ainda mantenho uma boa alimentação, estando numa media diária de 87.5kg a 88kg.
Neste ultimo domingo eu resolvi comer demais, almocei bem e ainda comi sobremesa doce dia e noite, sendo q comi bolo de milho no sábado tbm. Hoje ainda sem praticar atividade física mas mantendo uma boa alimentação na segunda, terça e sucessivamente...pesei hoje 86kg !!!
Por conta de uma mudança de estado, já não treino faz +2 semanas mas ainda mantenho uma boa alimentação, estando numa media diária de 87.5kg a 88kg.
Neste ultimo domingo eu resolvi comer demais, almocei bem e ainda comi sobremesa doce dia e noite, sendo q comi bolo de milho no sábado tbm. Hoje ainda sem praticar atividade física mas mantendo uma boa alimentação na segunda, terça e sucessivamente...pesei hoje 86kg !!!
Não consigo fazer um dia do lixo completo, se não vai tudo pra merda kkkk
Quando me dá vontade de comer algo, eu vou e penso "dá pra comer?" "mereço? Se sim eu vou, se não, deixa pra lá kkk. Mas almoço de domingo numa churras de vez em quando, todo mundo merece.
Quando me dá vontade de comer algo, eu vou e penso "dá pra comer?" "mereço? Se sim eu vou, se não, deixa pra lá kkk. Mas almoço de domingo numa churras de vez em quando, todo mundo merece.
Eu faço um lixão, de vez em quando gosto de comer bolo, tomar sorvete, do uma leve bicada no refri.....uma maravilha rsrsr
Acabei de comer 3 mixtos kkkkkkkkkkkkkkkkk
Tiger mma-porradaria pura
TIGER MMA: CLorenzo, Mr_Mendes, Queixodevidro, Striker, Victor Silva, wendel, Zé Tempero
Eu vi a história sendo feita e participei dessa história war BJJ FÓRUM
TIGER MMA: CLorenzo, Mr_Mendes, Queixodevidro, Striker, Victor Silva, wendel, Zé Tempero
Eu vi a história sendo feita e participei dessa história war BJJ FÓRUM
Acho que a dinâmica do dia do lixo tem que ser mais ou menos por ai.BrunoJJ escreveu: Não consigo fazer um dia do lixo completo, se não vai tudo pra merda kkkk
A última dieta que eu fiz faz um ano e eu coloquei na cabeça de fazer o dia do lixo todo Domingo, eu passava boa parta da semana pensando nisso e chegava no Domingo eu comia muito e de tudo. A dieta foi boa, surtiu um bom efeito mas eu parei pra pensar e vi que se eu não tivesse "imposto" um dia obrigatório do lixo o resultado poderia ser muito melhor.
Semana que vem eu começo de novo mas dessa vez vou com esse seu pensamento, tudo na base do merecimento e de como eu estou me sentindo.
Pois é, vida normal é isso ai, tem coxinha, pizza, brigadeiro em festa de aniversário, uma pipoca pra assistir um jogo na tv. Mas tem que se monitorar, se não já era.B.o.B. escreveu:
Acho que a dinâmica do dia do lixo tem que ser mais ou menos por ai.
A última dieta que eu fiz faz um ano e eu coloquei na cabeça de fazer o dia do lixo todo Domingo, eu passava boa parta da semana pensando nisso e chegava no Domingo eu comia muito e de tudo. A dieta foi boa, surtiu um bom efeito mas eu parei pra pensar e vi que se eu não tivesse "imposto" um dia obrigatório do lixo o resultado poderia ser muito melhor.
Semana que vem eu começo de novo mas dessa vez vou com esse seu pensamento, tudo na base do merecimento e de como eu estou me sentindo.
B.o.B, com certeza os resultados viriam mais rápidos e melhores se vc não fizesse o dia do lixo. Porém, se vc como eu, precisar de perder grande quantidade de peso a longo prazo. O ideal é que faça dia do lixo, para seu metabolismo não estabilizar a queima de caloria com o Deficit calóricos de sua dieta.
Na época q fiz dieta sem dia do lixo, perdi grande peso, mas fiquei estagnado e até hj nao consigo perder peso.
Recomendo fazer dia do lixo pra quem quer perder +10kg, menos do que isso manda uma boa dieta de segunda a segunda e terás bons resultados.
Na época q fiz dieta sem dia do lixo, perdi grande peso, mas fiquei estagnado e até hj nao consigo perder peso.
Recomendo fazer dia do lixo pra quem quer perder +10kg, menos do que isso manda uma boa dieta de segunda a segunda e terás bons resultados.
É possível ser criado um Dia do Lixo, mesmo em períodos de cutt.
Numericamente:
Numericamente:
- em cutt, seu consumo será seu GCD (Gasto Calórico Diário) - 10 a 20%;
- retire desse total (do GCD - 10%) 200 calorias de seu cardápio de segunda a sábado;
- isso totalizará 1200 calorias a mais a serem consumidas no domingo da forma que você bem entenda;
- ainda assim você estará em cutt.
faça 1 refeição lixo por semana e não 1 dia inteiro, bem mais eficiente.
brother, talvez não...eu prefiro um dia de lixo.Tonho escreveu:faça 1 refeição lixo por semana e não 1 dia inteiro, bem mais eficiente.
To bem eu fazendo minhas refeições regulares de acordo com a dieta, fiz desjejum, café da manhã, almoço, tudo balanceado e de forma saudável ingerindo alimentos de baixo IG pra manter minha insulina estável..... de repente na janta eu coma uma bela de uma lasanha e ainda tomo sorvete de sobremesa...acabei de fazer uma refeição de "gordo" e tornei este dia num dia de lixo....toda aquela caloria ingerida com este pico de insulina sem atividade física para gastar.....meu corpo irá armazenar tudo em forma de gordura e toda aquela refeição balanceada durante o dia foi "perdida" pq meti o pé na jaca no final.
Eu entendo o seguinte, Dia do Lixo na verdade não é pra meter o pé na jaca e aliviar a pressão de fazer a dieta de segunda a segunda mas pelo simples fato que seu metabolismo vai se adaptar ao novo consumo calórico de acordo com sua ingestão diária da sua dieta...logo sua dieta vai perder efeito e vc terá que aumentar o deficit mas se vc entrar neste ritmo de reduzir cada vez mais o deficit para buscar os resultados na perda de peso....chegara um momento em que vc não vai comer nada o dia todo.
Então é necessário que vc coma acima das calorias diárias em um dia especifico para q seu metabolismo tome um "susto". Veja só, isso significa q vc deve comer mais calorias, aumente a quantidade de arroz integral, frango, batata doce, azeite e não fazer gordice.
Assim vc evita de engordar com besteira e gera o "susto"...entendo tbm perfeitamente q muitos aproveitam este momento pra aliviar está pressão da dieta e não julgo errado. Faço dieta desde 2012 e sei que é difícil manter um bom ritmo...até eu meto o pé na jaca de vez em quando
Então, isso de acelerar o metabolismo realmente funciona e é comprovado, mas pelo que andei lendo também existem algumas dietas ciclando carboidratos (inclusive é a que o Fernando Sardinha faz) que também possuem um efeito semelhante no metabolismo, talvez seja mais interessante.renatomp escreveu:B.o.B, com certeza os resultados viriam mais rápidos e melhores se vc não fizesse o dia do lixo. Porém, se vc como eu, precisar de perder grande quantidade de peso a longo prazo. O ideal é que faça dia do lixo, para seu metabolismo não estabilizar a queima de caloria com o Deficit calóricos de sua dieta.
É como eu disse, acho que ele deve existir sim, mas com um pouco mais de consciência do que eu fiz da ultima vez hahaha. No mais, estou começando a dieta amanhã e já vou dar uma adaptada no treino e dar alguns "piques" na esteira intercalado com caminhada. Assim que notar as diferenças eu dou meu relato aqui.
Eu faço um refeed de carboidratos de alto índice glicêmico ou acelulares.
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Poderia esclarecer um pouco mais ?ska4fun escreveu:Eu faço um refeed de carboidratos de alto índice glicêmico ou acelulares.
Comecei a dieta faz uma semana e meia, esse vai ser meu segundo fds sem dia do lixo. Não sei se devido ao fator psicológico ou se eu peguei muito pesado nos treinos da semana mesmo (Musculação todo dia e Jiu 3 x por semana) mas dormi muito mal ontem, acordei e estou indo dormir com dor de cabeça, e passei o dia todo pensando em comida.
Vou levar mais esse fds sem fazer o lixo e Domingo que vem eu faço, tomara que meu corpo se adapte melhor e eu não passe a semana inteira assim, se bem que geralmente isso acontece nos fds devido a diferença de rotina.
Já vi grande diferença, mas a maior parte acredito que seja devido ao "desinchaço" do estômago e não tanto a perda de gordura. Estou mandando bastante anticatabólico (HMB, BCAA e Glutamina) e daqui 2 semanas devo dar mais uma arrochada na dieta.
Abraços
refeed estruturado de um dia:
BENEFÍCIOS
Porém, vou comer tanto amanhã que nem vou pensar em outras comidas.
Metendo 300 g de batata inglesa cozida em cada uma das minhas cinco refeições de amanhã (além do cardápio normal, eu comerei uma cumbuca de batatas a cada refeição), meu primeiro refeed, eu mal consegui bater 5,0 g/kg de carboidratos e ainda kg de massa magra.
Mais detalhes consultar o "pai" da criança (lá é explicado, se não me engano, o porquê do limite das gorduras em 50 g):
MCDONALD, LYLE. A Guide to a Flexible Diet. Talylorsville: [se], 2005.
Para comprar o e-book, clique em --> http://www.bodyrecomposition.com/a-guid ... le-dieting" onclick="window.open(this.href);return false;
- 50 g de gorduras totais;
- +/- 2,2 g/kg de proteínas;
- 8 a 12 g/kg de carboidratos;
- categoria 1: a cada 3 a 5 dias
- categoria 2: a cada 7 dias
- categoria 3: a cada 14 dias
- categoria 1: BF < 15%
- categoria 2: 16 < BF < 25%
- categoria 3: BF > 26%
BENEFÍCIOS
- tem o efeito psicológico do dia do lixo;
- tem o efeito fisiológico de mexer com os hormônios estimulantes do hipotálamo: quando nosso corpo "sente" que estamos fazendo dieta nosso metabolismo diminui, o que nos faz entrarmos em platôs e não baixarmos o peso, mesmo comendo menos. Com o refeed, isso é evitado;
- ao invés de se acordar de ressaca e sem energias, o praticante acorda com uma reserva altíssima de glicogênio a ser gasto nas atividades físicas;
- o aumento de peso decorrente do refeed vai embora da seguinte forma: i) a cada grama de carboidrato são somados três gramas de água. Logo, a água vai embora; ii) o carboidrato é gasto por ser fonte de energia;
Porém, vou comer tanto amanhã que nem vou pensar em outras comidas.
Metendo 300 g de batata inglesa cozida em cada uma das minhas cinco refeições de amanhã (além do cardápio normal, eu comerei uma cumbuca de batatas a cada refeição), meu primeiro refeed, eu mal consegui bater 5,0 g/kg de carboidratos e ainda kg de massa magra.
Mais detalhes consultar o "pai" da criança (lá é explicado, se não me engano, o porquê do limite das gorduras em 50 g):
MCDONALD, LYLE. A Guide to a Flexible Diet. Talylorsville: [se], 2005.
Para comprar o e-book, clique em --> http://www.bodyrecomposition.com/a-guid ... le-dieting" onclick="window.open(this.href);return false;