Ska,ska4fun escreveu:Rapaz, eu vi o estrangulamento descrito assim gravata peruana com a lapela. Se for assim, tem uma infinidade de fontes erradas.
Por sinal, o golpe que ela fez foi considerado ilegal, teve até um aditivo da FIJ pra auxiliar a arbitragem, segundo o comissário da federação Sheldon Franco-Rooks. Então, se tornaram ilegal, não era okure-eri-jime, qual seria a técnica? Fica até fácil confirmar pq esse comissário é notório participante no mundo on-line. Meus colegas praticantes de BJJ devem conhecer bem a técnica, serve como uma bom contra ataque contra single-legs mal-feitos. Eu já fiz a técnica, com uma pequena variação. As duas pernas no mesmo lado, com uma mão estrangulando e a outra na calça do oponente, pra não deixar girar. Geralmente é golpe de uma vez só. Todavia, me corrijam se estiver errado, nunca que o golpe entraria se não fosse com a parte de baixo da lapela.
Se eu não pratico a arte regularmente, só vou pra treinar ashi-waza. vou buscar conhecimento onde? É uma fonte válida, poxa através dela eu vejo Tsunetane Oda fazendo De La Riva, Jegueplata, Anaconda e algo fenomenal que duvido que vc até conheça: uma saída de kata-gatame lateral, finalizando o oponente em gyaku-ude-garami. Coisa finíssima, que mesmo eu que tenho o Judo em altíssima estima, não esperava. Newaza de altíssima qualidade, assombroso pra ser sincero. Por sinal, teve professor de BJJ, dizendo que inventou a saída, sem dizer como aprendeu.
Certamente a maioria vai concordar com vc, ou pelo menos uma maioria vai se manifestar, pq gosta do esporte, ou pelo menos essa nova versão. Em relação a ser uma ilha, pra mim que não sou praticante costumaz, não faz a mínima diferença, embora este seja o rumo de todos os judokas tradicionalistas, desde muito tempo, começando com Yaichibei Kanemitsu, passando por Kastriot Mehdi, Lebell, Jimmy Pedro, Gokor Chivichyan, dentre outros. Quem perde é a arte, não eles.
Percebeste de forma errada a metáfora da ilha, mas não faz mal, siga para bingo. O que me traz aqui outra vez a esta discussão é o facto de tu estares certo ao afirmares que o estrangulamento foi proibido e eu errado ao julgar que ainda era permitido.
Em janeiro de 2014, a IJF organizou um seminário para debater assuntos ligados à arbitragem e alterações às regras que irão vigorar durante os anos de 2014-2016 (a IJF costuma fazer isto de 2 em 2 anos, sendo que a primeira prova do ano onde estas medidas são testadas é o mitico Torneio de Paris).
Até essa data, o estrangulamento era permitido, só então passou a ser oficialmente proibido (o que para mim, até me explicarem ou eu encontrar uma explicação plausivel, é um erro).
Relativamente à terminologia da técnica, ela nunca poderia ser okuri-eri-jime, pois o termo okuri significa "deslizar, deslizante". O movimento de estrangulamento com a lapela neste caso não é efectuado a deslizar, mas sim a pressionar com a perna para baixo (talvez por isso o tenham proibido) e puxar a lapela para cima.
Também não poderia ser suso-jime (esse sim já proibido há muito tempo) pelas razões já descritas anteriormente.
Para se perceber o "vazio terminológico" desta técnica em japonês, no documento elaborado pela IJF eles apelidam-no de "Gerbi Choke".
A técnica, como bem referenciaste, é semelhante à "gravata peruana", mas não consigo encontrar nenhuma terminologia em japonês para o movimento, nem sequer consigo encontrar videos antigos com a técnica. Mas a questão que agora aqui se coloca é se é a mesma técnica é permitida mas na sua forma original, utilizando os braços.
E coloco esta questão porque graças ao processo de investigação que efectuei fiquei a saber (está no documento saido dessa reunião) que o Ura-Gatame voltou a ser permitido, ora se esta posição volta a ser permitida, resta saber se o estrangulamento usando a perna para fazer pressão na cabeça também é permitido ou não (ver o video no minuto 0:45). Se o for, na minha opinião, também deve ser permitida a "gravata peruana" com os braços. O motivo pelo qual a guilhotina é proibida no judo é por causa da pressão na cervical, e eu recordo-me de há uns bons anos atrás o meu professor me ter dito que o estrangulamento a partir de Ura-Gatame com a perna também o era... no entanto, ao pesquisar nas regras não encontrei referência a isto, bem como não encontrei referência à guilhotina embora toda a gente saiba que é proibido. Vou ter de mandar email para a Federação Portuguesa para tirar esta dúvida.
EDIT: Video do Ura-Gatame:
Para quem quiser ler o documento da IJF, vão ao google (através do Chrome) e pesquisem com os seguintes termos: "gerbi choke judo usa". O primeiro resultado na segunda página é um link que efectua o PDF do documento.
Como podes ver, se a IJF quisesse realmente tirar a vertente de Newaza do Judo, não dava ordens aos árbitros as ordens que deram (dar mais tempo e permitir a transição sem controle) nem voltava por exemplo a deixar ser legal o Ura-Gatame.
Abraço