Guardas no Jiu-Jitsu - Qual é a sua favorita?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Guardas no Jiu-Jitsu - Qual é a sua favorita?

Mensagem por BrunoJJ » 24 Ago 2014 04:32

Guarda Fechada
[/color]
Imagem
A guarda fechada é posição mais fundamental do jiu-jitsu. Na posição onde um dos lutadores fica entre as pernas do adversário (guardeiro), que tranca as pernas cruzando os pés na altura da cintura do passador.
O lutador que trabalha na guarda fechada tem um arsenal de golpes de raspagens, finalizações e transições para as costas.
Meia Guarda
Imagem
Na década de noventa a meia-guarda representou uma renovação a arte, e mesmo no início dos anos 2000 muitas de suas técnicas eram vistas como “novidades” e do ‘jiu-jitsu moderno”. Mas depois de tantos anos, essa posição já faz parte do jiu-jitsu tradicional.
Meia guarda é caracterizada quando o guardeiro prende uma das pernas do oponente entre as suas. É uma guarda interessante pois ambos os lutadores possuem possibilidades de ataque como finalizações, passagens de guarda e raspagens. É muito utilizada para evitar uma passagem de guarda.
Guarda Aberta
Imagem
Na Guarda-Aberta no lugar de manter as pernas fechadas as mesmas estão abertas e apoiadas na cintura, dominando os braços. Possibilitando raspagens, finalizações e diversas transições.
Aliás o que deve se ter muita atenção nesse tipo de guarda, nas transições, pois é um jogo muito perigoso e conhecido no jiu jitsu Brasileiro se bem feito.
Uma das técnicas de guarda mais conhecidas no jiui jitsu de habilidade.
Guarda Aranha
Imagem
Na Guarda Aranha mantém os pés dominando as articulações do braço, mantendo assim um controle muito bom do adversário, existe uma variação laçando o braço do oponente.
Nesse tipo de guarda normalmente o guardeiro domina as mangas do oponente e com o pé no bíceps faz o desequilíbrio e controla a distância.
Guarda De La Riva
Imagem
Criada pelo Mestre Ricardo de La Riva, tem como arma principal a força das pernas aplicadas através de gancho que envolve de fora pra dentro a perna do adversário.
Seu domínio e aplicação exigem, no entanto, um maior tempo de treino no jiu-jitsu.
Esse jogo muito eficiente deu origem a “frebre” do momento berimbolo, difundida pelos irmãos Mendes e Myiao.
Guarda X
Imagem
Para sua execução abrace uma das pernas do oponente e faça um gancho duplo, cruzado as pernas em formato de X, onde as pernas do dominam uma das pernas do adversário. Com a mão livre controle o braço do adversário com uma pegada na manga, lapela ou faixa.
Quando se põe o lutador na guarda-x rapidamente já se percebe o desequilíbrio que ela causa.
As possibilidades de ataque são muitas, mas as mais usadas são as raspagens e idas para as costas.
Guarda Borboleta ou Guarda de Gancho
Imagem
Característico pela posição de guarda sentada, o jogo na guarda borboleta consiste em dominar um dos braços e a faixa ou ambos os braços do lutador que está passando.
Para tornar a guarda mais efetiva o guardeiro deve escolher um dos lados para raspar, prendendo a perna do oponente com os pés e fazendo a alavanca com aperna ao mesmo tempo que puxa o braço para provocar o desequilíbrio.
A guarda borboleta é um jogo muito versátil que permite facilmente a transição para outros tipos de guarda, como por exemplo a guarda x, e também a fuga par as costas do oponente.
Esse tipo de guarda não propicia o jogo de finalizações, embora existam golpes que podem provocar os três tapinhas. No quesito finalização as leg locks funcionam muito bem.
Guarda Tartaruga
Imagem
Adaptada pelo faixa preta Eduardo Telles, sua aplicação é a partir dos quatro apoios, eficiente para contra-ataques, mas o seu método pouco convencional pega muita gente de surpresa.
Ela passa a falsa impressão de vulnerabilidade e desequilíbrio, quando na verdade possui potentes e justas alavancas capaz de capotar facilmente um oponente bem mais pesado.
Guarda Emborcada

Imagem
Criada pelo campeão mundial Roberto Magalhães “Roleta, esse tipo de guarda não é algo muito confortável para o guardeiro, embora possua golpes surpreendentes tanto de finalização, como de raspagens e fuga para as costas. A guarda emborcada é caracterizada quando o passador consegue o domínio da faixa ou calça, por baixo das pernas do guardeiro, ficando com as duas pernas na altura dos seus ombros.
Guarda Cruzada

Imagem
Nesta guarda domina-se as mangas do oponente sempre cruzadas, mantendo o controle sobre ele o que dificultará o trabalho de soltura das pegadas e de postura do oponente.
Com o oponente dominado podemos ser criativos que logo aparecerão várias oportunidades de finalizar como por exemplo com um belo e justo arm lock.
Uma variação da guarda fechada muito eficiente.

Abra por sua conta e risco...
Spoiler:
Guarda 50/50 (Guarda fifty-fifty)

Imagem
Possui este nome por permitir a ambos os lutadores as mesmas possibilidades de ataque e defesa.
Na guarda 50/50, ou se preferir chamar guarda fifty-fifty, os lutadores ficam apenas com uma das pernas aprisionadas em um triângulo, que tem as pernas transpassadas de dentro para fora.
Esta posição tem sido fortemente criticada para uso em competições, considerada uma posição de amarração.
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Re: Guardas no Jiu-Jitsu - Qual é a sua favorita?

Mensagem por NOGI » 24 Ago 2014 04:47

esqueceu dessa aqui Imagem
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 24 Ago 2014 04:53

Eu nunca tinha ligado muito pra fazer guarda, até começar a treinar na GFTeam onde todo mundo me raspava de mil jeitos diferentes e não dava pra ficar só se defendendo até achar uma brecha pra levantar - o que muitas vezes não vinha -.

Eu tenho tido problemas quando utilizo a guarda-aranha e a delariva, por que acabo não conseguindo criar muitas chances ofensivas e na maioria das vezes no fim das contas, acaba só servindo como uma opção defensiva, até conseguir progredir pra outro tipo de guarda. Acho que me falta noção de controle de distância na utilização das pernas.

E ai galera, quais são as guardas que vocês mais gostam? As que mais usam e combinam com seu jogo?
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 24 Ago 2014 04:53

high crotch escreveu:esqueceu dessa aqui Imagem
Tem nome isso ai? :lol:

Eu devo ter esquecido de alguns nomes e variações mesmo kkk
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 24 Ago 2014 04:58

embora minha guarda seja horrivel...acho a meia guarda melhor pra se raspar e tentar ir pras costas. da guarda fechada gosto muito do triângulo e algo que faço bem é ao estar nos 4 apoios é o giro quando alguém tenta por os ganchos na minhas costas.Mas não gosto de ficar por baixo porque em campeonatos o pessoal coloca muito o cotovelo no rosto, então tento levantar o mais rápido possível.Acho que minha preferida é a guarda sentada pois fica mais fácil pra levantar ou mesmo pra defender a passagem.
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 24 Ago 2014 05:06

BrunoJJ escreveu: Tem nome isso ai? :lol:

Eu devo ter esquecido de alguns nomes e variações mesmo kkk
não sei se da pra chamar de guarda invertida.(essa como foi feita acho meio perigosa)
Imagem

não sei se existe "a guarda sentada" mas
Imagem
alguns dizem que tem a guarda escalda ou guarda alta mas pra mim entra na fechada mesmo
Imagem
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 24 Ago 2014 05:47

high crotch escreveu: não sei se da pra chamar de guarda invertida.(essa como foi feita acho meio perigosa)
Imagem

não sei se existe "a guarda sentada" mas
Imagem
alguns dizem que tem a guarda escalda ou guarda alta mas pra mim entra na fechada mesmo
Imagem

Conheço um fx preta que a posição preferida dele é essa da foto do ADCC. Pra mim essa escalada é só uma variação mais agressiva da fechada.

Nessa sentada do vídeo o cara já está armando o gancho pra raspar, guarda de gancho é muito legal (Atualmente minha preferida) :punk: :punk: :punk:
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 24 Ago 2014 17:39

Molotov escreveu: Tinha o mesmo problema não conseguia progredir usando essas guardas, comecei agora a usar guarda-x e raspagem de gancho to gostando muito e consigo ser mais ofensivo o único problema é que minha guarda é bombardeada a todo momento,principalmente quem passa na toreada, mais acredito que treinando mais eu consigo melhor meu jogo de guarda.
Como o tempo do rola aqui no treino, aumentou de 6 pra 10 minutos eu tenho tentado revezar, sendo agressivo com outras guardas e quando me sinto mais cansado, uso a delariva e a aranha pra ir tentando achar algo, mesmo com menor indice de sucesso, pra ver se consigo mudar de uma guarda só defensiva pra ofensiva também. :punk:
Imagem

renatomp
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por renatomp » 24 Ago 2014 20:08

Guarda fechada é a melhor q tenho no meu pequeno arsenal rs
a partir dela busco triangulo ou armlock, poucas vezes consegui chegar na omoplata.

Edit: nunca treinei guarda 50/50, mas lembro que na academia os competidores do mundial deste ano falavam q havia um azul que finalizou em 30 segundos o adversário usando está guarda, que é criticada por ser amarona. :dunno:
Imagem

Bruno Henrique
Contato:

Mensagem por Bruno Henrique » 25 Ago 2014 13:06

Meu jogo de guarda é nulo, rs.. Principalmente pela falta de resistência e gás (peso pesadissimo!)..

Mas quando jogo por baixo, procuro a guarda fechada. Inclusive tomo algumas chamadas do meu professor durante o rola, que pede que eu abra a guarda e busque evolução. Quando o adversário começa a posturar pra abrir minha guarda busco a De La Riva.

Quando o adversário ta quase passando a guarda (não muito dificil passar a minha) busco a meia guarda pra tentar raspagem ou a reposição da guarda..

Mas por enquanto sou nulo em todas essas tentativas.. HAHAHA...
Imagem

Louco Por Ti, Corinthians!
Alliance Jiu Jitsu

Tiago Angelo
Contato:

Mensagem por Tiago Angelo » 26 Ago 2014 00:13

Fechada ou aberta.
Em algumas dessas outras meu domínio é praticamente zero haha
Imagem
''Guerreiro és, e postura de Guerreiro hás de ter.
Coluna reta, Guerreiro,
Olhar limpo,
Calma em tua face''

Fefo
Contato:

Mensagem por Fefo » 26 Ago 2014 09:57

Eu como gosto de fazer guarda vou deixar umas pinceladas.

Jogo principalmente da guarda aberta, de preferência com lapela e bíceps dominados ... impedindo o adversário de posturar. Mas essa é bem tradicional, muita gente faz.

Estou treinando muito ir para a meia funda, afinal, quando sou amassado tenho que buscar uma alternativa. Minhas raspagens da meia funda estão começando a fazer efeito.

Gosto muito também de fazer delariva, mas como o Bruno comentou, eu também não consigo muitas opções ofensivas a partir dela, então andei buscando umas alternativas pra ela, e uma delas está sendo treinar a transição de delariva para a X, dali sim, eu consigo buscar mais coisas, e geralmente consigo raspar.

Mas tudo isso, tenho que continuar treinando e evoluindo ... só tenho uma confiança maior na minha aberta mesmo.
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 26 Ago 2014 14:12

A minha eh uma bosta kkk

E eu não consigo passar aquela guarda sentada me embolo todo
Imagem

Maurício Sousa
Contato:

Mensagem por Maurício Sousa » 26 Ago 2014 19:25

Fechada, de la riva e meia guarda, confesso que das 3 a ultima eu tenho trabalho mais por que a variedade de inversões e raspagens que ela dá é muito grande.
Imagem

melhor que está tendo no momento !! (Loco Abreu)

Responder