ska4fun escreveu:
2- O meu ponto de vista é compartilhado por alguns judokas, como Ron Tripp, Jimmy Pedro, Gene Lebell, Flavio Canto, Ronda Rousey... Na teoria o que vc fala é até interessante, mas quando vou assistir uma competição de Judo, raramente vejo newaza de alto nível (osaekomi puro pra mim não o é). A situação do newaza continua tão deplorável, que tivemos um exemplo emblemático com a judoka Yarden Gerbi. Se o newaza supostamente está vivendo uma primavera no Judo, por que diachos baniram o estrangulamento de lapela (suso-jime)? A israelense deu uma das mais bonitas demonstrações de Judo, combinando nage e newaza, pra ser alvo de críticas por causa dos ratos de federação.
Oss.
Relativamente a só assistires a Osaekomi-waza, deixo-te estes dois videos:
Relativamente ao banimento, estás confundido:
1 - os estrangulamento de lapela (eri) são e sempre foram válidos.
2 - o susi-jime, que não é uma técnica oficial do Kodokan, sempre foi proibido, não é de agora. O termo Suso é relativo à parte de baixo do kimono (casaco).
Competition rules IJF artiicle 27, shido, nr. 18
To apply shime-waza using the bottom of the jacket or belt, or using only the fingers.
Os estrangulamentos com a parte debaixo do kimono são proibidos em grande parte porque quando esta parte do kimono está por dentro do cinto e é usada para estrangular cria-se uma alavanca muito forte, e esta é a principal razão pela proibição do uso da parte de baixo do kimono para realizar estrangulamentos.
O que a Gerbi fez, não foi Suso-Jime, o estrangulamento que ela fez foi com a lapela (apesar de não poder ser considerado um okuri-eri-jime). Esse combate foi na meia-final e com análise de video, e como ela continuou até se sagrar campeã olímpica, o estrangulamento foi visionado e considerado válido.
Ska,
Apesar de reconhecer que os teus posts tem qualidade, por vezes deixas-me a impressão que, por vezes, parte do conhecimento provém de buscas no Google feitas para contrariar, para levar a tua avante, pois cometes erros como dizer que o suso-jime é um estrangulamento de lapela, quando lapela é Eri, ou quando afirmas que o tempo de ippon para imobilização é de 30 segundos, quando este tempo já foi alterado para 20 segundos... posso estar enganado, mas essa foi a impressão com que fiquei.
Eu compreendo que não gostes destas novas regras, parte de mim também não gosta, mas a vida é mesmo assim.
Eu não sou ninguém para dar conselhos a homem adulto (e que nem mos pediu), se calhar até mais velho e vivido que eu, mas de qualquer dos modos deixo-te aqui um:
Não sejas tão belicoso nas tuas palavras, as pessoas reconhecem o valor de muitos dos teus posts, mas cada um desses posts, a forma como os fazes, parece sempre procurar o conflito.
Já reparaste que são inúmeros os usuários que partilham da mesma opinião que eu... vais querer ser uma ilha?
Abraço