Mensagem
por Alm » 26 Jul 2016 16:51
Estou muito cético sobre muitas coisas e tenho certeza que minha opinião é decorativa.Somente como um dado histórico:
1)Nunca vi Helio cumprimentar tatame,isso é totalmente fora de qualquer sentido.
2)Não cumprimento tatame.
3)Cumprimento todos que estão no tatame,não gosto de cumprimentar quem está treinando,atrapalha,aquilo requer raciocínio.
4)Paguei pago e pagarei por qualquer treino,por qualquer academia,isso não me isenta de ter respeito pelo dono da academia,ou pelo preposto do dono que está ali comandando o treino.
5)Normalmente hoje,sou o mais graduado em um tatame,somente Roberto Leitão onde treino é mais graduado que eu em qualquer hipótese.
6)Isso não me traz nenhuma responsabilidade,não me traz nenhum peso,entro em um tatame desde os 6 anos de idade,sinto alegria adrenalina.
7)Fora muito poucos amigos,em geral não suporto ser chamado para treinar,nunca chamaria um mais graduado para treinar,fui sempre convocado por eles,olho de forma grave e nego,não treino com qualquer um,hoje a legião de pessoas ruins,mal intencionadas sem educação e respeito é muito maior que os BONS!
8)Um sujeito pouco graduado me chamou recentemente para treinar,olhou pra mim em tom de desafio e disse "Faço muita força"......esse era o resumo do jiu-jitsu dele.
9)Nunca cumprimente ninguém abaixando sua cabeça,olhe para seu oponente,seu companheiro de treinos nos olhos,com respeito,somente isso,o resto é besteira.
10)Esqueçam essa expressão osss,fizeram o velho repetir isso na televisão,nunca tinha visto isso,é bobagem,o jiu-jitsu tem que ser informal,existir o respeito sem esses formatos que norteiam outras artes,Rolls Gracie treinava em vários lugares,treinava judo,treinava sambo e wrestling há 40 anos atrás,nunca foi considerado traíra ou creonte,era um inovador,existe muita ignorância e apelos comerciais para prender um aluno em determinado grupo,esqueçam isso também,você fica em uma academia pela amizade,pela valorização de sua pessoa,pelo seu progresso técnico.
11)Treinem jiu-jitsu pelo bem estar próprio,consumam isso ao máximo,com humildade e sempre prontos para aprender,lembrem sempre haverá alguém melhor e mais treinado que você!
Sou um lutador.