35 anos de idade, tarde demais para começar?
Re: 35 anos de idade, tarde demais para começar?
Fala, Esteves!
Tenho exatamente a mesma idade que você e também muitos anos de musculação (bem, até a coisa desandar há uns 2 anos).
Comecei há 6 semanas e tenho treinado 4x/semana. Alguma coisa dói, um dia ou outro (e as duas ou três primeiras semanas foram bem doloridas, mas talvez fosse mais pelo meu sedentarismo nos últimos anos), e não sei como seria conciliar com musculação agora. A recuperação é muito importante pra ambos e, com 35 e uma vida corrida com mil coisas pra fazer, não sei se eu conseguiria treinar ambas as coisas pelo menos 3x/semana. No momento, eu não conseguiria. Mas você, sem dúvida, pode (deve) estar em forma muito melhor do que a minha e talvez leve na boa.
Também pesquisei sobre isso antes de começar e a conclusão é sempre a mesma: nunca é tarde. Experimente. Talvez você encontre algo que vai levar pro resto da vida.
Abraço e boa sorte,
Tenho exatamente a mesma idade que você e também muitos anos de musculação (bem, até a coisa desandar há uns 2 anos).
Comecei há 6 semanas e tenho treinado 4x/semana. Alguma coisa dói, um dia ou outro (e as duas ou três primeiras semanas foram bem doloridas, mas talvez fosse mais pelo meu sedentarismo nos últimos anos), e não sei como seria conciliar com musculação agora. A recuperação é muito importante pra ambos e, com 35 e uma vida corrida com mil coisas pra fazer, não sei se eu conseguiria treinar ambas as coisas pelo menos 3x/semana. No momento, eu não conseguiria. Mas você, sem dúvida, pode (deve) estar em forma muito melhor do que a minha e talvez leve na boa.
Também pesquisei sobre isso antes de começar e a conclusão é sempre a mesma: nunca é tarde. Experimente. Talvez você encontre algo que vai levar pro resto da vida.
Abraço e boa sorte,
Sono, alimentacao, hidratacao e descanso nos finais de semana e o corpo se recupera.
Principalmente o sono que e reparador.
Principalmente o sono que e reparador.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
-
- Contato:
Fala meu amigo...
Tarde será quando estiver morto...
Sei que a vida é cruel com nosso tempo, mas não podemos nos igualar com pessoas que estão a mais tempo e tem tempo para treinar todo o dia ou algo assim, o Jiu você precisa adpitar a sua realidade, foi assim que fiz, comecei com 29 e não me arrependo disso..
Por mais que tem pessoas mais novas que você que começam mais cedo, nada pode impedir de tu começar mais tarde.
A vida é assim, para alguns mais cedo outros mais tarde, mas, compre seu kimono e cai para dentro...
Jiujitsu não é so para ganhar campeonatos mundiais, mas sim para mudar o rumo da sua vida...
OOOSSSSSSSSSSSSSSSS
Tarde será quando estiver morto...
Sei que a vida é cruel com nosso tempo, mas não podemos nos igualar com pessoas que estão a mais tempo e tem tempo para treinar todo o dia ou algo assim, o Jiu você precisa adpitar a sua realidade, foi assim que fiz, comecei com 29 e não me arrependo disso..
Por mais que tem pessoas mais novas que você que começam mais cedo, nada pode impedir de tu começar mais tarde.
A vida é assim, para alguns mais cedo outros mais tarde, mas, compre seu kimono e cai para dentro...
Jiujitsu não é so para ganhar campeonatos mundiais, mas sim para mudar o rumo da sua vida...
OOOSSSSSSSSSSSSSSSS
- RicardoBJJ
- Contato:
sim, é, vá jogar dominó...
Spoiler:
-
- Contato:
Essa do Bourdain é fantástica, quem acompanha sabe que ele é um boemio daqueles, sempre enche os tubos de bebida alcoolica nos programas e se não me engano também fumava. No youtube tem uma luta dele no New York Open onde sagrou-se campeão de azul..
EU acho que sim. É tarde pra começar.
Com 35 anos, já está na hora de se juntar aos seus amigos e suas práticas compatíveis.
Grande abraço e bons jogos!
Com 35 anos, já está na hora de se juntar aos seus amigos e suas práticas compatíveis.
Grande abraço e bons jogos!
iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !
Nunca é tarde demais.
Me arrependo de não ter começado antes... ficava com vontade mas inventando desculpas pra mim mesmo...
Me arrependo de não ter começado antes... ficava com vontade mas inventando desculpas pra mim mesmo...
O chão é só o começo! Oss
Cuca escreveu:Estou com 43 e na sexta feira tive umas das maiores alegrias de minha vida....
Nem graduação na faculdade, nem minha graduação do pós...do mestrado.
Prestei exame e fui aprovado pra faixa azul de Jiu Jitsu ....
Comecei com 39 anos....
Parabéns! Por um lado não vejo a hora de pegar a azul, por outro vivo me perguntando se já tenho condições técnicas de graduar.
O chão é só o começo! Oss
O melhor momento para começar jiu jitsu foi há 10 anos atrás ou HOJE. Então, levanta, pega o kimono e bora treinar.
Vá e aproveite cada treino, o negocio e saber respeitar seus limites, tenho 36 anos e procuro treinar com todos sempre respeitando meus limites...
Leco_BJJ
"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"
"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"
-
- Contato:
Não é tarde não, mas é difícil treinar de igual para igual com uma pessoa que está na faixa dos 20 anos, faz preparação física, não trabalha, não tem filhos e compete. Melhor conciliar com uma musculação, para evitar lesões, pois depois dos 30 anos é bem mais fácil se lesionar. Se treinar respeitando os limites do seu corpo, sem problema.
-
- Aprendiz
- Contato:
Comecei com 33, uma pena não ter começado antes.
Já deram a letra aí em cima, complicado treinar com a molecada que compete, faz preparo físico, treina mais intenso e mais vezes durante a semana, etc.
Ainda assim, vale muito a pena, não me vejo fazendo outra coisa.
Já deram a letra aí em cima, complicado treinar com a molecada que compete, faz preparo físico, treina mais intenso e mais vezes durante a semana, etc.
Ainda assim, vale muito a pena, não me vejo fazendo outra coisa.
Sei que o post é antigo, mas vai aí meu relato:
Treinava Capoeira aos 15 anos até os 18 mais ou menos.
Depois aos 20 comecei no kung-fu e fui uns 2 anos treinando.
Parei quando tinha 22 anos e não treinei mais lutas mas sempre tive vontade.
Depois de ver meu filho chegar até a faixa roxa de Jiu-jitsu (continua evoluindo), me interessei pelo BJJ...
Resultado: aos 50 (CINQUENTA) anos de idade comecei no BJJ.
Fazendo agora 1 ano de treino e com um grau na faixa branca.
Apanho bastante sempre kkkk mas emagreci 10kg e estou em ótima forma.
Não me arrependo e pretendo continuar até morrer. Hoje estou com 51.
Simplesmente nunca é tarde para iniciar.
E sempre digo ao subir no tatame:
-"Comigo é sempre finalização!!!" Claro que quase sempre do oponente me finalizando, mas tudo bem
Um abraço a todos.
Depois de ver meu filho chegar até a faixa roxa de Jiu-jitsu (continua evoluindo), me interessei pelo BJJ...
-"Comigo é sempre finalização!!!" Claro que quase sempre do oponente me finalizando, mas tudo bem
Um abraço a todos.
Ladimir Abdala
Olímpia Centro de Treinamento
Atos Guetho Jiu-Jitsu - Guaíba RS
In God we trust.
Olímpia Centro de Treinamento
Atos Guetho Jiu-Jitsu - Guaíba RS
In God we trust.
Show!!abdala escreveu: ↑25 Set 2018 16:56Sei que o post é antigo, mas vai aí meu relato:
Um abraço a todos.
Parabéns pela dedicação.
Tenho certeza que esse relato vai ajudar muita gente aqui.
Abração e bons treinos
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."