Infelizmente, com raríssimas exceções o pessoal tá no meio para ganhar dinheiro, mas mesmo assim eu acredito que o curso online, não é o ideal, mas é importantíssimo para divulgação e crescimento do JiuJitsu.Alemartins escreveu:Entendi seu ponto, Cristiano.
É que eu não consigo ver assim, a primeira vez que me levaram pra um tatame foi amor a primeira vista... ninguém é obrigado a se comprometer com jiu jitsu.
Royler detona Rener: “Vende faixas pela internet”
Re: Royler detona Rener: “Vende faixas pela internet”
O Fórum http://bjjforum.com.br/forum
-
- Contato:
Então.... material do Gurgel também é excelente, mas são as apostilas para os professores ministrarem as aulas do módulo iniciante, intermediário e avançado.
Morando nos Estados Unidos há um tempo e tendo tido contato com váaaaaarios lutadores americanos eu acabei chegando a conclusão que o sistema deles dá dinheiro justamente pela cultura que predomina aqui no ramo das artes marciais. A galera não treina só por gostar, treina pra se mostrar, pra ostentar faixa. Aqui o aluno espera ser graduado todo ano. Não é a toa que tem tanta gente distribuindo faixa aqui.
Eu procurei umas academias de muay thai aqui em San Diego, e é impressionante.. Os caras oferecem só 1 hora de aula e não tem sparring porque "os alunos podem se machucar". Bicho, no meu primeiro treino de MT no Rio eu apanhei pra cacete e não reclamei. Aqui os caras treinas por meses sem levar soco na cara.. E não é muay thai fitness não. E depois os caras falam pra geral que treinam muay thai, que faz e acontece.. É muito status.
Cara, eu acho que o problema mesmo é eles darem a faixa (ainda que seja só até a azul) online.. isso acaba abrindo precedente pra mais gente fazer, além de diluir a essência do jiu-jitsu. Eu conheci um cara que morava no Alaska e não tinha academia por perto. Durante muito tempo ele "se ensinou" jiu jitsu através de videos e ia treinando com um amigo.. isso durante uns dois anos. Depis disso ele foi la treinar na minha academia do Rio. Resultado? Foi amassado. Não dá pra comparar.. Mas o cara era raçudo pra cacete, treinava mais de 2x por dia, além de ser bem forte. O Gordo acabou dando a azul pra ele depois de 6 meses e o cara ficou super emocionado, mas foi muito merecida.
Eu procurei umas academias de muay thai aqui em San Diego, e é impressionante.. Os caras oferecem só 1 hora de aula e não tem sparring porque "os alunos podem se machucar". Bicho, no meu primeiro treino de MT no Rio eu apanhei pra cacete e não reclamei. Aqui os caras treinas por meses sem levar soco na cara.. E não é muay thai fitness não. E depois os caras falam pra geral que treinam muay thai, que faz e acontece.. É muito status.
Cara, eu acho que o problema mesmo é eles darem a faixa (ainda que seja só até a azul) online.. isso acaba abrindo precedente pra mais gente fazer, além de diluir a essência do jiu-jitsu. Eu conheci um cara que morava no Alaska e não tinha academia por perto. Durante muito tempo ele "se ensinou" jiu jitsu através de videos e ia treinando com um amigo.. isso durante uns dois anos. Depis disso ele foi la treinar na minha academia do Rio. Resultado? Foi amassado. Não dá pra comparar.. Mas o cara era raçudo pra cacete, treinava mais de 2x por dia, além de ser bem forte. O Gordo acabou dando a azul pra ele depois de 6 meses e o cara ficou super emocionado, mas foi muito merecida.
-
- Contato:
Mas esses aí nem ligo, é o famoso "falador passa mal".
o problema é que eles fazem uma lavagem cerebral no aluno.. falam que não existe jiu melhor que o deles, que na rua eles pegam qualquer um de porrada, etc. eu mesmo ja vo nego da academia deles falando que num "treino de porrada" amassava qualquer competidor. Sendo que isso OBVIAMENTE não é verdade. Você pode repetir uma posição um milhão de vezes, mas na vida real NÃO VAI SER FACIL ASSIM. Assim que um cara desse começar uma "luta" com um cara que é raçudo e treina jiu com tudo ele vai ver que a parada é totalmente diferente.. Não consiga nem imaginar um faixa marrom desse sistema aguentando contra um roxa mediano de qualquer academia.café c/ leite escreveu:Amigo, você me interpretou mal, o que eu tô dizendo é que ninguém cai nessa história de que o jiu-jitsu deles é mais autêntico que o do Royler.
-
- Contato:
Jiu Jitsu é muito treino e detalhes, sabe aquele jiu jitsu invisível que o mestre Rickson fala, esses detalhes e ajustes não se consegue pegar todos tendo aula ao vivo imagina só vendo vídeos, é muito difícil para esses "praticantes" aprenderem verdadeiramente a arte.
fai2
Animal ale!! parabens!Alemartins escreveu:Então... vamos lá:
Assim como você sou um apaixonado pelo jiu jitsu. A ponto de fazer entre 3 e 4 treinos por dia. Esse é o tamanho da minha paixão pela arte suave. Algumas pessoas daqui já puderam me conhecer pessoalmente, inclusive recebi o Hall em casa esses dias e ele pode ver o quão maluca é a rotina que eu sigo pra aprender DE VERDADE. Eu não tenho receio nenhum de dizer que SOU faixa roxa, ao invés de TER uma faixa roxa.
Quando digo de verdade, digo saber aquilo como os caras grandes sabem. Quem são os caras grandes? Rickson, Fabio Gurgel, Ribeiro Brothers, Cobrinha, Marcelinho Garcia, Renzo Gracie... esses e outras lendas viveram jiu jitsu da maneira mais intensa que puderam, e alguns ainda vivem. Todos eles, sem excessão. Você assiste uma aula desses caras e aprende história do jiu jitsu, o cara sabe que tipo de guarda você vai fazer só pelo jeito que você anda no tatame pra cumprimentar o pessoal na hora de entrar. É muito conhecimento, e é conhecimento adquirido com ANOS e ANOS de cara ralando no tatame, hora como leão, saindo na mão... e hora como professor, instrutor, mestre, ensinando.
Jiu Jitsu é um dos esportes mais democráticos que eu conheço. Extremamente adaptável. Só que essa adaptabilidade tem um preço lógico: NÃO EXISTE CERTO OU ERRADO. É feio bater com o ombro na cara quando se está nos 100kg? Quero ver não bater com o Otávio Nalati do teu lado. Não se tenta estrangulamento quando o cara passa tua guarda? Diz isso pro Magid Hage. Usar Delariva numa perna e Pé no Bíceps com a outra não faz sentido lógico pra uma guarda? Diz isso pro Leandro Lô. São 3 casos de adaptações de posições específicas, que se formos copiar, não vai funcionar.
Essa adaptação é a busca de cada um, no treino de cada um. É o teu ajuste, é o teu amadurecimento e isso só vem com horas de vôo, em cima de muita surra no tatame. Não é pouca não, é MUITA surra. Conhecimento empírico; testa posição, não funcionou, analisa o porque não funcionou, detecta o erro, repensa, faz escolinha pra arrumar a posição, volta pro treino, tenta de novo... e esse ciclo vai atééééééé.
Tirar isso do aluno e achar que ele vai aprender jiu jitsu de verdade, é na verdade enganar o cara. O cara recebe uma faixa azul pela internet sem nunca ter treinado, aí o coitado vai lá numa academia achando que é faixa azul.... sem nunca ter tomado um abafo de montada, uma blitz de passagem, um ombrinho na cara... e a única coisa que protegia o aluno era a faixa branca que ele tanto desdenhou.
Pobre desavisado...
Sobre o gracie web, acho engraçado o "lance de defesa pessoal", por isso que o krav maga no inicio era conhecido como arte de combate militar, e hj ta essa zoeira..pq todo mundo da aula (nego se gradua vendo video, aproveita que não existe competição e não precisa provar nada) ai fica-se sempre na situação hipotetica do "se eu for agredido"..
manero que já trabalha c ensino a distancia, alias tira uma duvida..pq não tem medicina EAD?? adoraria estudar medicina e não tenho tempo p desprender o dia todo numa integral.Cristiano escreveu:Sou um apaixonado pelo esporte e por tecnologia, eu treino, há 4 anos, em uma acadêmia perto de casa e tenho uma empresa na área de ensino a Distância, em outro seguimento, é claro.
Vou falar como educador: Hoje não existe academia no planeta com projeto pedagógico tão completo e abrangente quanto a Gracie Academy, sou assinante do sistema deles e pago a assinatura de um parente que também treina comigo na acadêmia, vale mais do que muitos seminários vendidos por ai...
Po nessas horas penso como o filho do Pelé, Tyson, Jordan dão mole...imagina:
aprenda a lutar boxe c o campeão absoluto pesado???
Aprenda futebol com o filho do Rei.. (que é embasado nisso que os irmão vendem..parentesco c o patriarca)
filho do Pelé mesmo ao invés de ficar fazendo merda poderia ganhar dinheiro on line..
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!
Realmente o grande tiro no pé vai ser ver o jiu jitsu virar uma arte de chacota, porque 120mil alunos online imagina quantos vão dar aulas e passar um conhecimento limitado aos alunos.
Ferramenta online vai ajudar muito ainda, acredito que vai virar algo comum em grandes academias tipo o cara poder ver o conteúdo da aula na qual ele faltou, detalhes de posições que no coletivo não tem como dar uma atenção a todos, enfim usar a internet como complemento de ensino vai ser essencial, formar um aluno apenas no método online caso isso aconteça não da pra imaginar como vai ser daqui 10 anos.
Ferramenta online vai ajudar muito ainda, acredito que vai virar algo comum em grandes academias tipo o cara poder ver o conteúdo da aula na qual ele faltou, detalhes de posições que no coletivo não tem como dar uma atenção a todos, enfim usar a internet como complemento de ensino vai ser essencial, formar um aluno apenas no método online caso isso aconteça não da pra imaginar como vai ser daqui 10 anos.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
-
- Contato:
Valeu cara, entendo q vc ache isso certo e o futuro.Cristiano escreveu:O projeto pedagógico da Gracie academy é o futuro do JiuJitsu, não tem como correr disso, eles são a única academia que tem grade curricular, se você for um profissional da área recomendo fortemente que você procure a certificação deles.
Por mais apaixonado que você possa ser pela arte suave, no Brasil o foco sempre foi financeiro.
De repente vc pode estar certo.
Mas sou old school, minha academia nao é de competicao nao tenho vaidade de ser um nome conhecido, prezo pela filosofia, pelo bem estar de quem esta comigo, nao so sendo um professor, mas um orientador e um amigo. Provavelemente nao terei o dinheiro dessa galera, mas terei o prazer de ve-los crescer no dia a dia, e isso dinheiro nao paga!!
No mais, boa sorte para o futuro!
Acho que a diferença pode estar em quem quer treinar jiu-jitsu e quem quer falar que treina jiu-jitsu.
Conheci muita gente que so queria tirar umas fotos, usar camisetas de equipe e campeonatos e ter uns diplomas na parede (ou no facebook).
Ta ae um nicho de mercado que eles estão explorando e aparentemente é bem lucrativo.
Conheci muita gente que so queria tirar umas fotos, usar camisetas de equipe e campeonatos e ter uns diplomas na parede (ou no facebook).
Ta ae um nicho de mercado que eles estão explorando e aparentemente é bem lucrativo.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
-
- Contato:
Sim, mas e a diferença entre ser e ter. Minha preocupação nesse meio todo era sobre quem quer ser, e pode ser levado a uma realidade dura de engolir, porque quando o tatame cobra o preço é caro.
Acho que ninguém crítica o instructional e a didática deles, realmente é muito bom e acho que várias academias deveriam copiar o modelo de ensino, como tratar o iniciante, acontece muito isso que vocês falaram o aluno é largado e tem que ir se virando e fica quem gosta.
Por outro lado , o jiu jitsu não é para todos, não adianta, não é. E o grande problema da gracie academy é querer vender isso a todo custo, vender a alma por dinheiro, a tradição de anos da família, chega a ser vergonhoso para nos praticantes. "Não é uma faixa azul de verdade, é uma technical blue belt" enfia no cu essa merda e todos os certificados que quiserem te vender.
Complemento para academia? Ok,ótimo. Cursos presenciais, seminários, aula particular? Excelente, estão espalhando o jiu jitsu excelente que vocês tem. Mas parem de querer vender tudo, dar certificado para tudo, mas é como o naja disse, nos eua o pessoal gosta disso, eles apenas se aproveitam, o que não deixa de ser vergonhoso por tudo que o jiu jitsu já fez e passou para estar onde está.
Por outro lado , o jiu jitsu não é para todos, não adianta, não é. E o grande problema da gracie academy é querer vender isso a todo custo, vender a alma por dinheiro, a tradição de anos da família, chega a ser vergonhoso para nos praticantes. "Não é uma faixa azul de verdade, é uma technical blue belt" enfia no cu essa merda e todos os certificados que quiserem te vender.
Complemento para academia? Ok,ótimo. Cursos presenciais, seminários, aula particular? Excelente, estão espalhando o jiu jitsu excelente que vocês tem. Mas parem de querer vender tudo, dar certificado para tudo, mas é como o naja disse, nos eua o pessoal gosta disso, eles apenas se aproveitam, o que não deixa de ser vergonhoso por tudo que o jiu jitsu já fez e passou para estar onde está.
Estava recentemente em Munique,desci para a academia do hotel,um nível razoável de equipamentos,dava para manter uma movimentação de musculação e aeróbica durante uns 45 minutos,montei mentalmente uma série e iniciei o treinamento.Sozinho com 2 telões fui fazendo meus exercícios,passados alguns minutos entra um gringo,me cumprimenta,um cara de uns 30 anos em uma forma física para uma pessoa normal bastante razoável,o sacana colocou em seu celular um programa,com exercícios,e ele foi seguindo aquele programa,executando a movimentação do vídeo 100%.Por diversas vezes ele observou meus movimentos mas de forma disciplinada manteve sua atividade até o final conforme o vídeo o orientava.Não estou falando de jiujitsu,estou falando de mentalidade,a aceitação daquele vídeo como maneira de conduzir de forma disciplinada sua preparação física.
Sou um lutador.
Vou ser obrigado a discordar, sou faixa roxa e instrutor da Gracie Barra e nós temos um currículo progressivo que é seguido por todas as GBs. O aluno iniciante vai fazer a mesma primeira aula sempre.Cristiano escreveu:O projeto pedagógico da Gracie academy é o futuro do JiuJitsu, não tem como correr disso, eles são a única academia que tem grade curricular, se você for um profissional da área recomendo fortemente que você procure a certificação deles.
Por mais apaixonado que você possa ser pela arte suave, no Brasil o foco sempre foi financeiro.
Sei de outras academias que tem um currículo excelente, como a Alliance, que você pode conferir no site online também, e pasme, apesar de você ter acesso à todas as técnicas você não é graduado por lá, é apenas um plus ao seu treino na academia.
Abraços.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Acesse: Papo no Tatame
Acesse: Papo no Tatame
Isso é foda!..já vi treinos assim, a mesma aula p todos e na mesma semana (primeira) poe p rolar (sobreviver), e pelo que percebi é costume hoje..VagabondMusashi escreveu:Vou dizer so uma coisa. A minha primeirissima aula de jiu jitsu foi na Nova Uniao em 2004. Sem jamais ter pisado num tatame, nessa aula me passaram: estrangulamento de relogio, raspagem de meia guarda.
Didatica inexistente. Ninguem sentou comigo pra me dizer " jiu jitsu eh isso, a ideia eh essa, o objetivo eh esse, e pra isso buscamos isso, isso e aquilo outro". Nop. Aquece, olha a tecnica, tenta.
Didatica a Gracie Academy tem, e eh excelente. Melhor do que qualquer academia que ja vi e eu ja treinei numas 30 em 3 continentes.
Abraco
As vezes penso o quanto fui "sortudo", minha mãe na época tinha uma confecção e meu pai como militar (não podia ter empresa no nome) ajudava ela.
Eis que em 93 acho eu, meu paia chou que deveria ir pro jiu-jitsu e minha mãe me levou na da rio branco (que era a que ela conhecia e tava lá o Rolker) achei meio estranho e não gostei..
Meu pai deu a "chamada" e disse: é na carlson poo da figueiredo, perto de casa, não do trabalho!
eis que cheguei na Carlson, minha primeira semana: me explicaram o que era guarda,e montada (e aprendi americana, e estrangulamentos de enfiar a mão na gola cruzada) na segunda semana passagem de guarda (todo mundo fazendo as posições do dia..e eu: passagem de guarda e finalização da montada...segunda semana jogaram mata leão e depois armlock..ai fiquei contente..
Eu puto que todo mundo fazendo um monte de coisa e eu na mesma robotização..eis que escuto: fica tranquilo magrinho, parece meio chato, mas c certeza vc vai aprender.
Depois de umas 3 semanas tava rolando c mais graduado e deixando eu movimentar bem, obvio que quando rola resistencia do adversario a parada salga um pouco, ficamos perdidos.,...ai depois..foi o depois..ia "apertando" p mim.
E...aprendi bem de tanto repetir e agradeço..SIMMMM eles estavam certos, consigo fazer bem (na medida do possivel até hoje as posições que me ensinaram na primeira semana)
Existem bons lutadores que praticam boas lutas, porem existem os melhores que praticam a melhor luta!