Capoeira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Alemartins
Contato:

Re: Capoeira

Mensagem por Alemartins » 05 Fev 2016 16:24

Já o Mestre Pastinha, que era angoleiro lá da Bahia, fez algo parecido com o que Bimba fez, mas levando tudo pro outro lado, pro lado da vadiação, da brincadeira, do lúdico. A escola de angola do Mestre Pastinha coloca a capoeira em uma posição diferente, mas segue a mesma idéia de romper com a capoeira marginalizada utilizando um método.

E esses dois eram diferentes por exemplo da linhagem de capoeira do Mestre Valdemar da Paixão, que também era angoleiro. Embora os alunos do Pastinha e o próprio Bimba frequentasse as rodas da Pero Vaz, e o barracão do Valdemar, porque o baixinho era referência em Salvador.

O Bimba teve mais mérito além disso, ele resgatou várias das culturas antigas pra apresentar em show. Puxada de rede, Jongo, Samba de roda.... eram manifestações que se esse formato de apresentação (que inclusive é ganha pão pra muito capoeira hoje) não tivesse sido "inventado", muito provavelmente teríamos perdido essas manifestações, como perdemos a pernada carioca e a tiririca.

NEGO DÁGUA

Mensagem por NEGO DÁGUA » 05 Fev 2016 16:36

Engraçado no pvt, Capoeira era debochada aqui ela bastante respeitada!!

Conheço gente que capoeirista boa de porrada pra caralho!!

Respeitado nas ruas, tipo lendas regionais!!

E vários lutadores de capoeira, pegam uma conciéncia corporal incrível.

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 05 Fev 2016 17:35

Um pouco do que é capoeira, de acordo com o Mestre Tony Vargas:

phpBB [video]

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 05 Fev 2016 23:17

Ainda não li o tópico todo, mas vou ler com calma.

Treinei capoeira quando era mlk, durante uns 3 anos, no Cordão de Ouro, o grupo do Mestre Suassuna, criador da Capoeira Miudinho.
É difícil ver uma amizade como a galera da capoeira tem, aqui na minha cidade o CdO é muito forte, fui aluno do Mestre Ponciano que tem um projeto sinistro de Capoeira Especial (pra deficientes) e formou o primeiro meste com sindrome de down do mundo, Mestre Gerri. O irmão do mestre Ponciano, mestre Zé Antonio, tem uma academia muito famosa aqui, ele é pai do Poncianinho, que fez algumas cenas do filme do Harry Potter 4.

Edit.: Depois de ler tudo

É muito legal ver a capoeira ser respeitada por aqui. O jogo é muito fluído, principalmente o jogo do CdO, com o Miuduinho, onde a mandinga é forte.
Vários amigos que treinavam naquela época hoje estão na europa dando aula, lá a coisa cresceu muito.
A capoeira tem um jogo de esquivas e quedas muito forte, tem muito casca grossa dentro da capoeira.

O grupo Muzenza é bem famoso por ser uma capoeira mais "forte", onde a porradaria rola solta, no entanto a capoeira deles é menos fluída, um jogo mais "duro" e menos solto.

Tenho saudades da capoeira, sempre que vejo uma roda penso em entrar, mas agora tô travadão.

Segue um vídeo do mestre Suassuna, mesmo já sendo um coroa e meio gordinho, ele tem um jogo sinistro! Parece até que é brincadeira e não tem efetividade nenhuma, mas o cara te pega onde quer, te coloca no lugar certo pra entrar o golpe, muita experiência.

http://www.youtube.com/watch?v=7dhK4by2JNw

Claro, há muitos críticos, mas pra mim o mestre Suassuna é um cara que revolucionou a capoeira, inovando bastante sem perder a essência.

Dois vídeos de canções (também chamadas de ladainhas) de capoeira que gosto bastante, a segunda é muito usada no maculelê:

https://www.youtube.com/watch?v=92NpTnICJ2U

https://www.youtube.com/watch?v=3_VywibWzs8

Tentei 200x e não consegui postar os vídeos direto hahaha
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 06 Fev 2016 08:53

Mestre Suassuna é foda, e o velhinho é um figura, tá sempre com uma piada na ponta da língua, o cara é de uma energia de arrepiar.

Um dos contramestres dele, o Máscara, abriu uma cordão exatamente aonde era a antiga Cordão de Ouro, ali na Duque de Caxias, onde o Suassuna desenvolveu o miudinho, com tantos mestres que hoje são considerados foda, todos morando ali. Hoje ele fica ali na academia do Máscara, as vezes na do Kibe, ou então tá correndo o mundo ganhando dinheiro, heheh.

Coincidentemente, eu treino jiu jitsu E capoeira no andar de cima e embora sejamos de grupos diferentes, somos sempre MUITO bem recebidos. Eu não acho que ele tenha revolucionado a capoeira, acho que ele criou uma vertente muito bonita de assistir e literalmente ganhou o mundo com essa proposta. Digo que não acho que ele revolucionou porque outros grupos fizeram movimentos similares, tipo o Senzala com o jogo de São Bento Pequeno. A proposta é bem similar, enquanto no Miudinho se executa uma sequencia combinada, no São Bento Pequeno se joga um jogo de sequencia improvisada e a idéia é "correr a roda sem parar o jogo". Ou seja, se você para pra gingar, parou a sequencia. Se você bate um golpe reto (benção, martelo, etc) para a sequencia.

Eu acho que o Bimba sim revolucionou a capoeira, foi ele que criou o formato e deu o caminho das pedras, que tirou a capoeira da marginalidade. Outro cara que eu fico na dúvida se não revolucionou a capoeira foi o Camisa. Ele foi o primeiro a "Montar um Império".

Agora o que o Mestre Suassuna canta, é brincadeira. O cara parece que tem um megafone embutido, hahaha.

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 06 Fev 2016 09:04

Quanto a canções de capoeira:

Ladainhas normalmente são cantadas no início de um ciclo de jogo, precedidas por um Yê (em iorubá signica "ô, presta atenção aí") e sucedida por uma louvação ("Ieee viva meu Deus, camará", e todas as outras louvações que tem).

A ladainha normalmente canta uma história, que pode ser escolhida a dedo pelo cantador pra ilustrar uma situação que alguém que está na roda (ou até no pé do berimbau ali pra jogar) passou ou pode passar.

Um dos divertimentos dos tocadores e cantadores é testar conhecimento. Os caras cantam as coisas por temas. Uma ladainha que cante de gente traiçoeira por exemplo, e se espera que o próximo cantador mantenha o tema. Pode ser por temas de mestres antigos, Eu puxo uma Ladainha do Mestre Valdemar, o cara responde com outra do Mestre Valdemar e por aí vai...

Uma estrutura comum das sequencias de música de capoeira São; Ladainha-e quantos corridos couberem naquele ciclo. Essa é uma estrutura bem comum. Normalmente não se joga na Ladainha, só se sai pro jogo depois que o corrido começa.

Quando a gente começa a ver essas coisas aí vê que capoeira é uma entidade que é MUITO grande, tem muita coisa, aí você tem que ir em tudo que é roda pra ver o máximo possível de coisa, não acaba nunca, haha

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 07 Fev 2016 13:27

Porra, Ale! Que post muito bom!

Minha análise foi de leigo total, vc com certeza sabe muito.

O que eu quis dizer quando falei que o mestre Suassuna revolucionou a capoeira, foi bem isso que vc comentou mesmo, o cara ganhou o mundo com um estilo diferente e muito difundido hoje, mas não perdeu a essência da capoeira.

Quantos aos mestres Bimba e Camisa, esses caras são A capoeira, Bimba não tem nem o que falar e o Camisa difundiu seu grupo como ninguém.
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:17

Alemartins escreveu:Resolvi fazer um tópico sobre capoeira aqui no off ao invés de na sessão de striking por causa de todos os outros elementos da capoeira.

Alguém aqui pratica? Conhece? Tem curiosidade?
E ai Galera, muito massa esse Topico, Eu treino capoeira a 20 anos e dou aula a uns 15 anos. Capoeira é minha paixão, comecei a por causa dos saltos como muitos assim começam e me encantei pela arte em si, como citado acima a capoeira tem muitos elementos e aceita a todos, é uma arte de integração muito boa. Hoje em dia eu ainda dou aulas de capoeira aqui na Europa, em Universidade, Escolas primarias etc, Vou divulgando nossa cultura pelo mundo, sou corda roxa todo quebrado com duas artrozes no quadril, tenho dores sempre, descobri ser um capoeira de verdade e que essa arte esta mesmo no meu sangue, foi depois da minha primeira cirurgia no femur, o medico disse que não dava mais, resolvir parar e fazer outra coisa, mas não consegui e estou na luta até hoje. Estou sempre junto com grandes nomes
da capoeira e por incrivel que pareça isso pelo fato de estar fora do pais.

Abrç

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:25

Alemartins escreveu:Normalmente rola no fim da roda. A esposa do meu professor foi pra Alemanha agora pra dar seminário de samba de roda, a gringalhada pira.
Nossa Cultura é muito rica eu passei a gostar mais ainda pela necessidade, fora do Brasil em geral a galera gosta muito, Samba, Frevo, Capoeira, Forro etc. Nem precisa entender é so sentir. Tenho colegas de Recife que trabalha com Maracatu e frevo aqui, fazem um trabalho muito bom, na alemanha em Coburg tem todo ano um festival de samba muito grande, esta quase virando Salvado la hehe.

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:28

UrubuThai escreveu:Depois de muito tempo consegui perceber que muitas características , e até mesmo muitos "rituais" que são praticados
na capoeira, tem relação com religiões praticadas no Brasil, entre elas a Umbanda.

Desde os cantos, onde muitos falam de orixás, e até mesmo alguns rituais, quando o arame do Berimbau é rompido, sempre é feito o sinal da Cruz.
O que me ensinaram era que a pessoa que estava tocando, estava muito "carregada" e a quebra desse arame seria um "descarrego"

É claro, isso é até normal já que a capoeira era praticada originalmente pelo negro escravo trazido para o Brasil.
Concordo que com o que vc escreveu, esta tudo enraizado, so não podemos esquecer que quem tem religião é o Capoeirista e não a Capoeira, eu por exemplo não gosto de misturar as coisas, é uma opção minha e a Capoeira aceita isso.

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:31

Ballackk escreveu:ah e o que joga mais bonito aqui em bsb é o mestre adilson, já ta coroa, mas sempre que vejo que ele vai pra roda eu paro pra olhar.
Conheço o Mestre Adilson pessoalmente o cara é casca mesmo, com a idade que tem e sarado do jeito que é não tem como não admira-lo ele é Medico tbem.

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:41

[quote=Foda que muita gente chama de Regional uma capoeira que não é regional, infelizmente o material da capoeira é muito mal catalogado, desinformação passada de qualquer maneira.... é triste uma arte tão rica ficar assim jogada, perdida.[/quote]

Isso é tipico mesmo heim! Desorganização é uma herença nossa mesmo, com a expansão da Capoeira para outros Paises essa parte deu uma melhorada boa, os grupos estão cada vez mais organizados e se unindo novamente, eu por exemplo trabalho com varios grupos diferentes.

Sobre a Capoeira Regional é bem por ai mesmo, estive a pouco tempo, 2 dias inteiros com o Mestre Neneu e Mestre Boinha, Mestre Neneu faz um trabalho muito bom nesse sentido,esta preocupado e documentar e organizar a Capoeira Regional, como por ex partituras para tocar Berimbau, metodo de ensino etc.

Capojitsu
Contato:

Mensagem por Capojitsu » 08 Fev 2016 12:47

[quote=

Alguém já ouviu falar do Mestre Ananias? Ele ainda está vivo e tem uma roda na casa de cultura dele toda terça feira no bairro da Bela Vista, perto da Brigadeiro Luis Antônio. A bateria dele é referência no mundo, segue a linha do Mestre Waldemar da Paixão, de quem ele era contramestre.[/quote]

Mestre Ananias é lenda viva, sua bateria é muito boa mesmo, tem uma galera la que toca muito.

abnerjj
Contato:

Mensagem por abnerjj » 08 Fev 2016 12:56

Treinei no grupo abadá de 2001 até 2006 .. parei na corda laranja e azul,. logo quando comecei a fazer jiujitsu e desanimei de capoeira,

Eu gostava muito, é uma luta eficiente que trabalha o corpo todo.. e também é uma ótima arte marcial para se defender na rua.. eu mesmo já tive que usar a capoeira na época pra me defender.. sinto saudade, recomendo para qualquer um..
Soul Rebel....

Vá em frente, eu não faço compra aqui. (Cobra, Stallone)

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 08 Fev 2016 21:16

A capoeira brasileira é bem dinâmica, curto as acrobacias.

Agora aquela tal de Angola, acho que não gosto muito. Os caras parecem que estão bêbados em câmara lenta. Dá é sono de ver.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Responder