Capoeira

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Alemartins
Contato:

Capoeira

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 08:06

Resolvi fazer um tópico sobre capoeira aqui no off ao invés de na sessão de striking por causa de todos os outros elementos da capoeira.

Alguém aqui pratica? Conhece? Tem curiosidade?

Alemartins
Contato:

Re: Capoeira

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 08:57

A luta é uma das partes da capoeira, né... mas ela é composta de outros elementos também. A capoeira hoje se ritualizou, se tornou um ritual com "regras" que mudam de casa pra casa, seguindo a linhagem de alguns mestres antigos, e isso muda desde o que é considerado "leal e desleal" dentro de uma roda de capoeira, a até afinação e disposição dos instrumentos.

Ballackk
Contato:

Mensagem por Ballackk » 02 Fev 2016 09:08

aqui em bsb nos anos 90 a capoeira era muito usada pra porrada, os principais porradeiros daqui eram da capoeira :fear: :fear:

malaca
Contato:

Mensagem por malaca » 02 Fev 2016 09:14

Já pratiquei, mas foi no final da dec de 80 inicio de 90. Acho muito maneiro!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 02 Fev 2016 09:19

Ballackk escreveu:aqui em bsb nos anos 90 a capoeira era muito usada pra porrada, os principais porradeiros daqui eram da capoeira :fear: :fear:
Sabará que o diga. :D
Esse tinha/tem uma fama de porradeiro (mesmo que a fama seja de bater em moleques) e vem da capoeira.

Eu fiz capoeira quando tinha de 10 a 12 anos, ainda rolava batizados que a galera apanhava. Uma vez levei minha mãe pra assistir um batizado, ela ficou horrorizada e mandou eu sair. :))

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 02 Fev 2016 09:42

Pratiquei Capoeira por muito anos também, comecei em 96..

E tudo que a galera falou é real, naquela época o pau comia entre academias, chegava final de semana o professor já falava "hoje vamos visitar uma academia".

Termo usado quando virava pancadaria era Quebra Gereba.
"Eu não tenho nada contra ele, mas quero que ele se foda" - Prior, Felipe

Contra perseguição, Biel campeão :punk:

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 09:59

Quebra Gereba é um corrido de capoeira, normalmente usado quando a roda esquenta. A música dita muito do ânimo na roda de capoeira, e tem alguns corridos que quando são cantados é certeza que vai engrossar o caldo; quebra gereba, pau pereira, músicas de bimba...

O cenário da capoeira mudou bastante, os capoeiristas se organizaram e perceberam que a porradaria só pela porradaria não ia dar futuro pra ninguém, e o cara não ia ser chamado pra dar seminário fora do país se tiver fama de brigão, ou se só tiver isso pra apresentar. Tem porrada hoje em dia? Claro que tem, mas é dentro de um contexto, não é em toda roda. A própria praça da República aqui em sampa, uma das rodas mais tradicionais do país, que já foi conhecida por ser uma roda bem violenta, hoje tem outro foco, de ser um atrativo para turistas, um ponto de encontro de capoeiras do pais inteiro.

Mas eu sempre escuto do meu professor e dos mestres antigos que anos 80 e 90 de capoeira era uma porradaria sem fim. O que importava era treinar pra bater no manolo, e aí se treinava wrestling, se treinava boxe e o que tivesse pra sair na mão. Tinha cara que treinava capoeira a anos e não sabia tocar um pandeiro.

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 02 Fev 2016 10:06

Alemartins escreveu:Quebra Gereba é um corrido de capoeira, normalmente usado quando a roda esquenta. A música dita muito do ânimo na roda de capoeira, e tem alguns corridos que quando são cantados é certeza que vai engrossar o caldo; quebra gereba, pau pereira, músicas de bimba...

O cenário da capoeira mudou bastante, os capoeiristas se organizaram e perceberam que a porradaria só pela porradaria não ia dar futuro pra ninguém, e o cara não ia ser chamado pra dar seminário fora do país se tiver fama de brigão, ou se só tiver isso pra apresentar. Tem porrada hoje em dia? Claro que tem, mas é dentro de um contexto, não é em toda roda. A própria praça da República aqui em sampa, uma das rodas mais tradicionais do país, que já foi conhecida por ser uma roda bem violenta, hoje tem outro foco, de ser um atrativo para turistas, um ponto de encontro de capoeiras do pais inteiro.

Mas eu sempre escuto do meu professor e dos mestres antigos que anos 80 e 90 de capoeira era uma porradaria sem fim. O que importava era treinar pra bater no manolo, e aí se treinava wrestling, se treinava boxe e o que tivesse pra sair na mão. Tinha cara que treinava capoeira a anos e não sabia tocar um pandeiro.

Ale, qual grupo você treina(ou treinou)?

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 10:17

Sou aluno do Mesquita, do grupo QLC do mestre Paulão aqui no centro de sampa.

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 02 Fev 2016 10:25

Apesar de muitos ainda pensarem que é apenas uma dança é arte marcial sim, inclusive com vários golpes que são usados no MMA atual.

Imagem

Até o "leprechaun" Mac Gregor já se rendeu a modalidade...

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 10:32

Normalmente rola no fim da roda. A esposa do meu professor foi pra Alemanha agora pra dar seminário de samba de roda, a gringalhada pira.

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 10:33

Enquanto parte física, a capoeira é a única prática que eu faço além do jiu jitsu, me ajudou muito com equilíbrio e consciência corporal.

Alemartins
Contato:

Mensagem por Alemartins » 02 Fev 2016 10:35

E realmente, tem uma meia dúzia de chute que se pega.... meia lua que vem no contra é fatality.

UrubuThai
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por UrubuThai » 02 Fev 2016 10:38

Depois de muito tempo consegui perceber que muitas características , e até mesmo muitos "rituais" que são praticados
na capoeira, tem relação com religiões praticadas no Brasil, entre elas a Umbanda.

Desde os cantos, onde muitos falam de orixás, e até mesmo alguns rituais, quando o arame do Berimbau é rompido, sempre é feito o sinal da Cruz.
O que me ensinaram era que a pessoa que estava tocando, estava muito "carregada" e a quebra desse arame seria um "descarrego"

É claro, isso é até normal já que a capoeira era praticada originalmente pelo negro escravo trazido para o Brasil.

Ballackk
Contato:

Mensagem por Ballackk » 02 Fev 2016 10:43

aqui em bsb no anos noventa era muito forte a senzala e a abadá, tinha mais simpatia pela senzalá por ter praticado um tempo nela e treinarem na quadra de futebol perto de onde morava. Lembro que o irmão de uma amiga veio morar com ela e jogava muita capoeira, fui jogar com ele e ele falou que eu era um saroba :(

Responder