Escolha do curso
-
- Contato:
Re: Escolha do curso
Prova de engenharia teria q ser só conceitos teóricos bem basicos, pq questão msm de engenharia são gigantes, já fiz prova de dinâmica q durou 5 hrs, mecflu 4 hrs... imagina fazer uma prova q teria q abordar conteúdo d tds essas matérias...
Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk
Eu estava lendo sobre a área de TI(mais precisamente análise e desenvolvimento de sistemas), sei que tem alguns foristas da área, vcs acham que para alguém "zerado" na área porém com interesse vale a pena?
Re: RE: Re: Escolha do curso
Vai sofrer com algoritmos, estrutura de dados..., mas cai dentro que vai dar certo!Fastkiller escreveu:Eu estava lendo sobre a área de TI(mais precisamente análise e desenvolvimento de sistemas), sei que tem alguns foristas da área, vcs acham que para alguém "zerado" na área porém com interesse vale a pena?
As questões destes exames são simples, múltipla escolha como num vestibular e pode levar livro para referência e não ter que decorar todas as fórmulas porque cobrem um conteúdo enorme, e são cento e poucas questões, ficando só uns três a quatro minutos para resolver cada uma e para passar tem que acertar 70%. Se não estudar e tiver treinado na maioria das matérias o cara não vai ter a agilidade de resolver tudo, mas também não é um bicho de sete cabeças que precise ser gênio (como a da OAB que também não é se o cara fez uma boa faculdade e estudou).Mr. Madruga escreveu:Prova de engenharia teria q ser só conceitos teóricos bem basicos, pq questão msm de engenharia são gigantes, já fiz prova de dinâmica q durou 5 hrs, mecflu 4 hrs... imagina fazer uma prova q teria q abordar conteúdo d tds essas matérias...
Por exemplo algumas (40 nos links) questões da primeira prova (FE). http://www.peexamquestions.com/fe-exam-problems-1/
Já segunda prova é mais difícil e tem que escolher a especialização e ter experiência e recomendações.
Mano, tenho 24 anos,indo pra 25. Comecei a faculdade de ciência da computação aos 18 e só não desisti porque tinha bolsa.Fastkiller escreveu:Eu estava lendo sobre a área de TI(mais precisamente análise e desenvolvimento de sistemas), sei que tem alguns foristas da área, vcs acham que para alguém "zerado" na área porém com interesse vale a pena?
Não vou te enganar, mas por POUCO eu não desisti e cheguei em uma certa fase (lá pro 4,5 período) entrar em semi depressão, pensando se tinha sido a escolha certa. Fui praticamente zerado na área como você e na sala de aula você encontra nerds que já vêem aquilo desde novos, somando ao fato que a faculdade te ensina as coisas muito genericamente, e que o curso requer investimentos exorbitantes em certificações e não paga de acordo (isso de que TI da dinheiro é balela), ou seja, pra você pelo menos acompanhar esses nerds, igualar os seus conhecimentos, você tem que literalmente estudar muito, mas muito MESMO (se você não quer ser um profissional meia boca que não ganhei mais que 2 mil reais), fica impossível não desanimar.
No mais, hoje sou DBA (administrador de banco de dados) e ganho bem (em relação a meu tempo de experiência - 3 anos na área) mas foi difícil.
Tive que me superar pra estudar e pretendo estar até os 30 anos tirando mais de 10k mas te digo: O que você estuda pra ganhar salário X nessa área (se você entrar zerado na faculdade), em outras áreas como de finanças, saúde, você estudará bem menos, fora os investimentos por fora. Isso ainda aliado ao ramo que você vai se especializar. Se escolher infra ou ser programador vai estudar pra caramba e morrer de fome
Tira saúde desse bolo aí, nego. Fora medicina, o resto todo ganha muito mal e estuda pra caralho em todos os casos.noclaf3 escreveu:
Mano, tenho 24 anos,indo pra 25. Comecei a faculdade de ciência da computação aos 18 e só não desisti porque tinha bolsa.
Não vou te enganar, mas por POUCO eu não desisti e cheguei em uma certa fase (lá pro 4,5 período) entrar em semi depressão, pensando se tinha sido a escolha certa. Fui praticamente zerado na área como você e na sala de aula você encontra nerds que já vêem aquilo desde novos, somando ao fato que a faculdade te ensina as coisas muito genericamente, e que o curso requer investimentos exorbitantes em certificações e não paga de acordo (isso de que TI da dinheiro é balela), ou seja, pra você pelo menos acompanhar esses nerds, igualar os seus conhecimentos, você tem que literalmente estudar muito, mas muito MESMO (se você não quer ser um profissional meia boca que não ganhei mais que 2 mil reais), fica impossível não desanimar.
No mais, hoje sou DBA (administrador de banco de dados) e ganho bem (em relação a meu tempo de experiência - 3 anos na área) mas foi difícil.
Tive que me superar pra estudar e pretendo estar até os 30 anos tirando mais de 10k mas te digo: O que você estuda pra ganhar salário X nessa área (se você entrar zerado na faculdade), em outras áreas como de finanças, saúde, você estudará bem menos, fora os investimentos por fora. Isso ainda aliado ao ramo que você vai se especializar. Se escolher infra ou ser programador vai estudar pra caramba e morrer de fome
Te falo isso por experiência própria. Fiz ciências biológicas me especializei na área da saúde. Me fudi pra arrumar emprego. Então fui fazer análise de sistemas e hoje trabalho implantando e desenvolvendo sistemas para laboratórios clínicos numa indústria farmacêutica.
Então, eu era um cara zerado em TI (biólogo não sabe matemática, sabe? Hehe), e fui encarar algoritmos, estrutura de dados, orientação a objetos, banconde dados... Foi fácil? Pqp, JAMAIS, mas o medo de ficar pobre é um grande motivador nessas horas.
Quando se fala que TI não dá dinheiro, não é bem verdade. Tem muito emprego merda, pagando pouco, mas se você se qualifica, você ganha bem. Como é o seu caso. Diferente de outras carreiras, como a área da saúde (excluindo medicina), onde você tem pós-doutores desesperados por não ter emprego nem que te pague uma merreca, ou só tem emprego merda sem perspectiva de crescimento.
Fora a faculdade vcs recomendam algum curso ou algo do tipo?
Tem razão, me expressei mal. Quando falei da área de saúde quis dizer medicina que você estuda e pelo menos ganha de acordo com o que estudou. O mesmo acontece com engenharia. Fiz várias matérias com nego de engenharia e é um curso que você estuda e é recompensado por aquilo.Derfel escreveu:Tira saúde desse bolo aí, nego. Fora medicina, o resto todo ganha muito mal e estuda pra caralho em todos os casos.
Te falo isso por experiência própria. Fiz ciências biológicas me especializei na área da saúde. Me fudi pra arrumar emprego. Então fui fazer análise de sistemas e hoje trabalho implantando e desenvolvendo sistemas para laboratórios clínicos numa indústria farmacêutica.
Então, eu era um cara zerado em TI (biólogo não sabe matemática, sabe? Hehe), e fui encarar algoritmos, estrutura de dados, orientação a objetos, banconde dados... Foi fácil? Pqp, JAMAIS, mas o medo de ficar pobre é um grande motivador nessas horas.
Quando se fala que TI não dá dinheiro, não é bem verdade. Tem muito emprego merda, pagando pouco, mas se você se qualifica, você ganha bem. Como é o seu caso. Diferente de outras carreiras, como a área da saúde (excluindo medicina), onde você tem pós-doutores desesperados por não ter emprego nem que te pague uma merreca, ou só tem emprego merda sem perspectiva de crescimento.
Essas partes em negrito que você disse é a pura verdade. O problema de TI que tem empresa muito merda, que suga mesmo e pede uma porrada de coisa. Um amigo meu da faculdade era programador java e ganhava 1500 numa empresa aí ele saiu e foi pra outra e ta ganhando 3500, sendo que ele está com a mesma função, com as mesmas responsabilidades. Ta ganhando mas do q o dobro que ele ganhava
Da área de TI?Fastkiller escreveu:Fora a faculdade vcs recomendam algum curso ou algo do tipo?
Isso.noclaf3 escreveu:Da área de TI?
Depende da área que você vai seguir, se escolher algo relacionado a programação vai ter que procurar algum curso
na linguagem específica que você quer se especializar, se for seguir a área de banco de dados vai ter que procurar
algum curso no SGBD específica que você quer e assim por diante.
Como você é cru na área, muito provavelmente você não tem a mínima ideia de qual ramo irá seguir
na linguagem específica que você quer se especializar, se for seguir a área de banco de dados vai ter que procurar
Como você é cru na área, muito provavelmente você não tem a mínima ideia de qual ramo irá seguir
Exato, estou passando todo maldito dia pesquisando a respeito, o complicado é que nos fóruns um cara fala algo, em seguida vem outro e fala o oposto, então aparece um terceiro.......é de deixar louco.noclaf3 escreveu:Depende da área que você vai seguir, se escolher algo relacionado a programação vai ter que procurar algum curso
Mas agradeço a colaboração de todos, não me interpretem mal.
Trabalho na área de TI a 13 anos numa multinacional grande. Já trabalhei em vários lugares do mundo , e minha opinião é a seguinte
O mercado é um pouco diferente depende de onde vc está no planeta. A maioria do mundo desenvolvido , que fala inglês ,se vc quer seguir carreira, tem 3 opções :
1- entrar pra uma empresa grande tipo IBM, Accenture, delloitte, tcs . Pra isso, vc não precisa estudar ti na faculdade, nem computação. Inclusive eu prefiro gente que fez Business ou engenharia . A grande maioria dos cargos técnicos nesse caso estão na Índia, nas filipinas e no leste europeu , ou seja em países onde tem milhares de profissionais de ti , que ganham 500 dólares por mês de boa, então é melhor ter um skillset mais gerencial, de negócio do que técnico ( a menos que vc seja fodao , que dai vc deveria seguir a opção 2 )
2- se especializar em alguma parada nicho e virar fodao. Nesses caso, nem faculdade vc precisa. Se vc vira o top, programador de uma linguagem top, ou o melhor designer de interface , ou o fodao de Agile project management, sobra emprego ganhando de 1000-2000 dólares por dia .
3 fazer ciência da computação, ti , engenharia de software e trabalhar numa empresa menor e/ou local. Nesse caso vc pode se especializar no que quiser, desde manutenção de impressora , até banco de dados, mas as opções de progressão de carreira são um pouco mais limitadas e vão exigir que vc se capacite um pouco mais pra ganhar mais ou vai passar 20 ano fazendo a mesma coisa , ganhando um salário mediano até aposentar . Se vc virar fodao, opção 2 na cabeça
No Brasil ( e outros lugares do mundo onde não se fala inglês ) ainda não é exatamente como acima, por 1 motivo: inglês não é nossa primeira língua, e por isso, não é tão fácil enviar todas as funções técnicas pra Índia , mas com certeza as empresas maiores estão caminhando nessa direção .
A diferença é que tem mais vagas na opção 3 e as empresas grandes tem proporcionalmente mais gente técnica no Brasil do que nos países desenvolvidos, por esse motivo, o mercado ainda é tranqs.
Tem também a mamata do concurso público, que é parecida com a opção 3.
Na Índia e na China é bem diferente, mas não imagino que vc queira mudar pra lá e ver de quale, então deixa quieto.
O mercado é um pouco diferente depende de onde vc está no planeta. A maioria do mundo desenvolvido , que fala inglês ,se vc quer seguir carreira, tem 3 opções :
1- entrar pra uma empresa grande tipo IBM, Accenture, delloitte, tcs . Pra isso, vc não precisa estudar ti na faculdade, nem computação. Inclusive eu prefiro gente que fez Business ou engenharia . A grande maioria dos cargos técnicos nesse caso estão na Índia, nas filipinas e no leste europeu , ou seja em países onde tem milhares de profissionais de ti , que ganham 500 dólares por mês de boa, então é melhor ter um skillset mais gerencial, de negócio do que técnico ( a menos que vc seja fodao , que dai vc deveria seguir a opção 2 )
2- se especializar em alguma parada nicho e virar fodao. Nesses caso, nem faculdade vc precisa. Se vc vira o top, programador de uma linguagem top, ou o melhor designer de interface , ou o fodao de Agile project management, sobra emprego ganhando de 1000-2000 dólares por dia .
3 fazer ciência da computação, ti , engenharia de software e trabalhar numa empresa menor e/ou local. Nesse caso vc pode se especializar no que quiser, desde manutenção de impressora , até banco de dados, mas as opções de progressão de carreira são um pouco mais limitadas e vão exigir que vc se capacite um pouco mais pra ganhar mais ou vai passar 20 ano fazendo a mesma coisa , ganhando um salário mediano até aposentar . Se vc virar fodao, opção 2 na cabeça
No Brasil ( e outros lugares do mundo onde não se fala inglês ) ainda não é exatamente como acima, por 1 motivo: inglês não é nossa primeira língua, e por isso, não é tão fácil enviar todas as funções técnicas pra Índia , mas com certeza as empresas maiores estão caminhando nessa direção .
A diferença é que tem mais vagas na opção 3 e as empresas grandes tem proporcionalmente mais gente técnica no Brasil do que nos países desenvolvidos, por esse motivo, o mercado ainda é tranqs.
Tem também a mamata do concurso público, que é parecida com a opção 3.
Na Índia e na China é bem diferente, mas não imagino que vc queira mudar pra lá e ver de quale, então deixa quieto.
Don't stop until you are proud.
TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
@pridefcneverdie
Fala Fast,Fastkiller escreveu:Eu estava lendo sobre a área de TI(mais precisamente análise e desenvolvimento de sistemas), sei que tem alguns foristas da área, vcs acham que para alguém "zerado" na área porém com interesse vale a pena?
Bem como outros aqui do fórum... tenho aprox. 10 anos na área de TI e da mesma forma, começei "zerado". Fiz o curso de Sistema de Informação, bem logo de cara já sai perdendo, porque tinha uma galera que já tinha técnico de informática, então tive que ralar muito mesmo apenas para acompanhar, mas te digo que no final vale muito a pena. Eu tenho uma certa resalva quanto aos cursos de tecnólogo (duração de 2 anos)quando a pessoa é "zerada" na área, por exemplo, vc começa fazer ADS e no meio do curso percebe que sua praia é Redes e não programação... e ai fazer o que? Tem que começar de novo... da mesma forma se vc faz curso técnologo de Redes e descobre que curte programação... aí seu curso não vai de ajudar muito, para mim, técnologos são para pessoas que já sabem ou tem exp. na área, mas não tem um diploma e precisa de algo rápido.. Então se vc esta realmente "zerado" escolha uma destas três graduações: Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistema de Informação, elas vão te dar uma boa base, vai ver um pouquinho de tudo e com o tempo tu vai descobri o que mais gosta (Programação, Bando de Dados, Redes, Servidores, Segurança, Projetos etc...) Eu pastei muito até conseguir ir onde queria... Passei por muitas área(dentro de TI) e até acho que perdi tempo em algumas, mas hoje sei exatamente do que gosto e me agrada.
A área é um tanto quanto ingrata, vc nunca pode para de estudar... tipo aquela música do Zeca Pagodinho "Camarão que dorme a onda leva",todo ano morre uma grana em curso e certificação, mas com disposição, uma mente aguçada e raça chegasse aonde quiser...
Outra pergunta:
Como esta teu inglês? (para bons empregos isso é um requisito mínimo)
Ah, o post do Eureek foi excelente.
Ereek, se possível gostaria de conversar contigo sobre a área de TI fora do Brasil veio de guerra... posso te mandar mp?
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.
Moicano wants MONEY!
[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]
Moicano wants MONEY!
[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]