Boas Axe!Axe_Spartan escreveu:
Quem é esse cara? Usuário daqui também?
Judo Pitbull e malaca, quais são suas opiniões sobre o assunto?
O Marcel no outro fórum era um usuário bastante conhecido, muito ponderado na sua postura e participação... uma mais-valia, mas com outro nome, e de certeza que o conhecias
Relativamente à minha opinião acerca da efectividade do Judo e do BJJ para defesa pessoal, eu respondo-te que é o Judo... mas se tu me perguntares a minha opinião acerca do mesmo assunto, mas relativamente ao Judo e ao Gracie Jiu-Jitsu, ai a resposta é diferente, sobretudo se estamos a falar do Gracie Jiu-Jitsu praticado pelos Gracies, sobretudo até 2000.
A minha opinião é baseada nos inúmeros videos, documentários e relatos ao longo de 10 anos do outro fórum.
Um dos factores decisivos numa luta de rua, é a forma como levamos a luta para o chão, pois na esmagadora maioria dos casos, ela acaba por chegar lá. Nos tempos de quando os Gracie tinham o monopólio do ensino e da didática do Jiu-Jitsu (o JJ na sua faceta mais marcial), eles não descuravam a parte de pé da arte, sendo que todos eles tinham um bom nível de Tachi-waza (técnicas de projecção). Juntando a isso os treinos de taparia em que a "porrada comia solta" e um pouco de forma aleatória, como numa luta de rua, o Gracie-Jiu-Jitsu de então era, na minha opinião, mais útil e eficaz para uma luta de rua.
Hoje em dia, quando se fala de BJJ, ele na sua esmagadora maioria é ensinado numa vertente mais desportiva e com a parte de Tachi-waza (técnicas de projecção) a ser quase nula, por isso para mim o Judo é mais eficaz.
Eu numa luta de rua não preciso de saber berimbolar, nem de guardas-aranhas e guardas-de-boracha... eu preciso é de saber levar a luta para o chão de uma forma em que eu fique em vantagem ou até a possa acabar nesse processo. Caso eu não deixe o meu adversário KO ou incapacitado, por muito mau que um judoca seja no chão, ele sabe fazer uma rasparem em tesoura, fazer um upa, fazer um ude-garame (kimura), um mata-leão ou ganhar umas costas (pelo menos os meus alunos sabem e vos garanto que não passam a cinto amarelo/5ºkyu sem saberem fazer estas técnicas).
Neste momento, e conforme é praticada/treinada, a melhor arte marcial para luta de rua (sem armas), na minha opinião, é o Combat-Sambo (não confundir com o Sambo desportivo), pois para além das componentes de Tachi-waza e Katame-waza (luxações e imobilizações), eles trabalham a componente de Atemi-waza (socos e pontapés).
Esta é a minha opinião, vale o que vale...
Abraço