Brutus escreveu:Não consigo gostar muito dos raps de hoje em dia. Quando vc vê caras como Rick Ross, Kanye West, Lil Wayne, vc consegue até ouvir sons de qualidade, rimas boas, mas sei lá, acho que essas produções de hoje em dia q são voltadas pras músicas tocarem nas baladas, que não me agradam tanto. Quando compara com os 90's, que a produção era mais simples, geralmente samples de jazz e blues, ou umas misturas loucas que davam certo, e os artistas ainda não eram multimilionários, então ainda não estava na fase de ostentação pura, me agrada bem mais!!! Mesmo os rappers daquela época que ainda estão na ativa hoje em dia, eram melhores naquela época. É só comparar:
- O melhor disco do Jay-Z disparado é o primeiro, Reasonable Doubt (1996), todas as músicas desse álbum são tops. Os discos que ele lançou depois de 2000 tem uma ou outra música boa.
- Mesma coisa pro Snoop Dogg, o primeiro CD dele Doggstyle (1993) e o album dele com o Dre, The Chronic (1992), humilham qualquer outro album que o Snoop tenha lançado posteriormente, principalmente os dos dias atuais.
- O Nas lançou um álbum muito bom recentemente chamado Life Is Good (2012), com muitas influencias das antigas, mas se vc compara com o Illmatic (1994) e o It Was Written (1996) dá pra ver que os primeiros álbums tinham algo a mais.
E isso se aplica a praticamente todos os artistas daquela época. As relíquias do Wu-Tang Clan foram lançadas todas nos anos 90. As do Mobb Deep também. Não estou dizendo que os rappers de hoje em dia não são bons, seria burrice minha fazer tal afirmação, tem muita gente boa que surgiu depois dos anos 2000, Immortal Technique, Kendrick Lamar, Wiz Khalifa, Odd Future (principalmente o Domo Genesis q é um monstro), A$AP Rocky, Hopsin, dentre alguns outros. Os próprios Rick Ross e Kanye West que citei no começo do post, apesar de não serem caras q me agradam 100%, eles tem algumas músicas muito boas e a produção dos caras é impecável. Já o Lil Wayne, Ace Hood, Chief Keef dentre vários outros dessa leva, já não me agradam nem um pouco, não consigo ouvir nada desses caras.
Eu tenho o mesmo problema que você, acho que hoje tudo virou muito mais comercial, os caras quando lançam a música pretendem atingir milhões de pessoas, criar fãs para ir nos shows, tocar em rádio e balada. Enquanto nos anos 90 acredito que os caras estavam focados em fazer a música e o que viesse era lucro. Eu não sou um grande conhecedor de rap, até pretendo aprender aqui nesse tópico, mas prefiro 1000 vezes ouvir Pac, Biggie, Nas e Ice Cube do que esses Lil Waynes e Drakes da vida.