Baden escreveu:E vocês dizem que jogar futebol hoje é muito mais difícil... Sério?
Pois aquele gol que o Neymar fez contra o PSG, cabeceando completamente sozinho dentro da área, seria de espantar até a defesa do Olaria.
Baita dificuldade...
É inegável a maior dificuldade que se tem de jogar hoje, principalmente para jogadores ofensivos ao meu ver. A marcação como já disse é muito mais sufocante, estratégica, inteligente e competente. Não há mais todo aquele espaço pra se jogar como havia em 1960/1970. A evolução que se deu é enorme.
Esse lance que você citou do Neymar é um tipo de lance que acontece e vai continuar acontecendo. São erros, e de certa forma sem que haja erros nenhum time ganharia do outro. Mas são lances isolados e não faz sentido usá-los pra avaliar a dificuldade do futebol atual e de alto nível como um todo. Pra cada lance desses obviamente há uma quantidade MUITO maior de bolas que são lançadas na área e não resultam em nada devido a efetividade da defesa e de sua marcação precisa.
Montfort escreveu:Quantas vezes o Pelé passou o jogo todo escutando a torcida chamando-o de macaco?
Hoje, nos dias do "futebol difícil", se chamar um jogador negro de macaco ele pede pra cagar e sai chorando.
Naquela época, até onde eu sei, não existia essa cultura tão forte de vitimismo e coitadismo que se tem hoje devido a ascensão do politicamente correto. As pessoas se tornaram mais sensíveis, mais adeptas do comportamento "não me toque". Ainda assim, mesmo hoje há jogadores e jogadores.
Nile escreveu:
Fera, a regra do impedimento existe desde de 1860 , sofreu alterações posteriormente , então esse informação não procede
Os placares eram elásticos ; por esquemas táticos precários , condição física dos jogadores que comprometia a ocupação de espaço e marcação e o desnível entre os times
Exatamente, meu caro. Por essas e outras que acredito que era mais fácil se destacar naquele futebol do que é no futebol moderno. Não encaro isso como tirar o mérito do Pelé ou coisa do tipo, até porque ele fez o que fez jogando com e contras caras que estavam nas mesmas condição que ele, ou seja, ele não tinha vantagens desleais sobre os outros a não ser aquelas que fazem um jogador ser diferenciado. Acho apenas que um jogador diferenciado naquela época tinha mais chances não só de se destacar como de potencializar esse destaque, coisa que hoje é mais difícil, pois, como já disse, penso sempre que a evolução de um esporte tende a dificultá-lo em se tratando de competitividade. Portanto, se fosse pra palpitar, diria que Pelé jogando hoje seria um grande jogador, com grandes feitos e tudo o mais. Seria pelo menos um dos maiores. No entanto acho muito difícil que ele conseguisse o mesmo reconhecimento e feitos da mesma grandeza que conseguiu em sua época, como quantidade de gols, títulos, jogadas surreais e etc. A discrepância de Pelé para seus contemporâneos, que em sua época foi na minha opinião facilitada e potencializada pela soma das suas habilidade com a forma que se jogava futebol, seria consideravelmente menor agora, simplesmente porque o futebol de alto nível de hoje não dá mais tanto espaço para isso. Questão de achismo, claro, mas de alguma forma não acho tão justo comparar os feitos deles por causa dessa "teoria". Assim como não é justo dizer que Messi é melhor porque se testou e provou ser o melhor dessa era mais competitiva e evoluída. Ignorando esse senso de justiça: Pelé maior e Messi melhor.
Penso, logo bustamanteio.