Pelè Eterno

Notícias e temas relacionados a maior paixão nacional - Futebol de campo, salão, areia, etc.
Marcial
Contato:

Re: Pelè Eterno

Mensagem por Marcial » 09 Mai 2015 17:52

Bruges escreveu:
Melhor comentário do tópico, parabéns.

Nessa época o futebol era muito mais dependente de talento, e isso o REI tinha de sobra.
Grandes jogadores eram contemporâneos, como Garrincha, Rivellino, Tostão, Gerson, Ademir da Guia, etc etc
Internacionais: Puskas, Di Stefano, Eusebio, etc etc

Todos reconhecidamente monstros do futebol que definiram o esporte como é hoje.
Dentre todos eles, Pelé era reconhecidamente o MAIOR, um verdadeiro gênio da bola.

Vão falar do nível técnico do futebol, mas que craque mete gol chapelando em final de copa do mundo???
Fora que ele era um extra-terrestre da bola, jogava em todas as posições, INCLUSIVE NO GOL!

A maioria tem mimimi contra o REI por conta da vida pessoal dele, da Sandra Arantes e tudo mais.
Mas é unânime que ele é o GOAT.

Mas não diminuo Messi e Zidade que são os melhores da atualidade, outros verdadeiros gênios.
Obrigado, Bruges. Na verdade, eu até me divirto com os absurdos da miopia intertemporal :)
Se algum míope se dobrar à argumentação, ótimo. Mas não tenho nenhuma expectativa disso...

Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei » 09 Mai 2015 19:26

Baden escreveu:E vocês dizem que jogar futebol hoje é muito mais difícil... Sério?

Pois aquele gol que o Neymar fez contra o PSG, cabeceando completamente sozinho dentro da área, seria de espantar até a defesa do Olaria.

Baita dificuldade...
É inegável a maior dificuldade que se tem de jogar hoje, principalmente para jogadores ofensivos ao meu ver. A marcação como já disse é muito mais sufocante, estratégica, inteligente e competente. Não há mais todo aquele espaço pra se jogar como havia em 1960/1970. A evolução que se deu é enorme.

Esse lance que você citou do Neymar é um tipo de lance que acontece e vai continuar acontecendo. São erros, e de certa forma sem que haja erros nenhum time ganharia do outro. Mas são lances isolados e não faz sentido usá-los pra avaliar a dificuldade do futebol atual e de alto nível como um todo. Pra cada lance desses obviamente há uma quantidade MUITO maior de bolas que são lançadas na área e não resultam em nada devido a efetividade da defesa e de sua marcação precisa.
Montfort escreveu:Quantas vezes o Pelé passou o jogo todo escutando a torcida chamando-o de macaco?

Hoje, nos dias do "futebol difícil", se chamar um jogador negro de macaco ele pede pra cagar e sai chorando.
Naquela época, até onde eu sei, não existia essa cultura tão forte de vitimismo e coitadismo que se tem hoje devido a ascensão do politicamente correto. As pessoas se tornaram mais sensíveis, mais adeptas do comportamento "não me toque". Ainda assim, mesmo hoje há jogadores e jogadores.

Imagem
Nile escreveu:

Fera, a regra do impedimento existe desde de 1860 , sofreu alterações posteriormente , então esse informação não procede
Os placares eram elásticos ; por esquemas táticos precários , condição física dos jogadores que comprometia a ocupação de espaço e marcação e o desnível entre os times
Exatamente, meu caro. Por essas e outras que acredito que era mais fácil se destacar naquele futebol do que é no futebol moderno. Não encaro isso como tirar o mérito do Pelé ou coisa do tipo, até porque ele fez o que fez jogando com e contras caras que estavam nas mesmas condição que ele, ou seja, ele não tinha vantagens desleais sobre os outros a não ser aquelas que fazem um jogador ser diferenciado. Acho apenas que um jogador diferenciado naquela época tinha mais chances não só de se destacar como de potencializar esse destaque, coisa que hoje é mais difícil, pois, como já disse, penso sempre que a evolução de um esporte tende a dificultá-lo em se tratando de competitividade. Portanto, se fosse pra palpitar, diria que Pelé jogando hoje seria um grande jogador, com grandes feitos e tudo o mais. Seria pelo menos um dos maiores. No entanto acho muito difícil que ele conseguisse o mesmo reconhecimento e feitos da mesma grandeza que conseguiu em sua época, como quantidade de gols, títulos, jogadas surreais e etc. A discrepância de Pelé para seus contemporâneos, que em sua época foi na minha opinião facilitada e potencializada pela soma das suas habilidade com a forma que se jogava futebol, seria consideravelmente menor agora, simplesmente porque o futebol de alto nível de hoje não dá mais tanto espaço para isso. Questão de achismo, claro, mas de alguma forma não acho tão justo comparar os feitos deles por causa dessa "teoria". Assim como não é justo dizer que Messi é melhor porque se testou e provou ser o melhor dessa era mais competitiva e evoluída. Ignorando esse senso de justiça: Pelé maior e Messi melhor.
Penso, logo bustamanteio.

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 09 Mai 2015 19:42

Zico

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 09 Mai 2015 19:44

Germer escreveu:Zico
Zico é deus, nao pode entrar no debate

:D

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 09 Mai 2015 19:48

Acho essa discussão uma coisa atemporal e sem definição.

Não tem como botar na cabeça de um jovem que viu Messi no esplendor da forma ao vivo que um cara nos anos 60 naquele futebol em câmera lenta foi melhor.

Somente quem é mais velho e acompanhou a evolução do futebol pode fazer uma avaliação mais precisa.

Mas nego falando que Pelé tem mais fundamento que Messi acho absurdo, messi e melhor driblador e mil vezes mais organizador e assistente.

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 09 Mai 2015 20:02

Não oque jovem??? Justifique-se.

Lobo Branco

Mensagem por Lobo Branco » 09 Mai 2015 20:34

KRATOSCS escreveu:
Não
Não por que? Igual eu citei, Messi é sim mais jogador que Pelé, não foi maior historicamente, mas pra mim tem MUITOS mais atributos que o "rei".

Mesmo naquela época com a marcação mais desorganizada e com muito mais espaços em campo, Pelé não driblava, não passava, não chutava e muito menos organizava o campo como o Messi faz hoje.

E isso é fato, só pegar jogos completos ai no Youtube do Pelé que você vê isso. Messi é sim um jogador com mais atributos e mais dinâmico que o Pelé.

Urubu Rei
Contato:

Mensagem por Urubu Rei » 09 Mai 2015 20:37

Thecker escreveu:Acho essa discussão uma coisa atemporal e sem definição.

Não tem como botar na cabeça de um jovem que viu Messi no esplendor da forma ao vivo que um cara nos anos 60 naquele futebol em câmera lenta foi melhor.

Somente quem é mais velho e acompanhou a evolução do futebol pode fazer uma avaliação mais precisa.
Isso não deixa de ser verdade, embora não se possa generalizar. E ao mesmo tempo há os senhores saudosistas que viram o Pelé botando os zagueiros de 4 e dando tapinha bunda antes de fazer o gol e mesmo sem acompanhar direito o futebol atual enchem a boca pra dizer que o negão é incomparável, que enfileirava todo mundo, que batia o escanteio e corria pra área cabecear e etc. O tio do meu pai é assim, conversar com ele sobre futebol é como conversar com um gravador que repete as mesmas frases de efeito sobre com o futebol de antigamente era tão mais mágico e empolgante que o de hoje, hehehe. É como aquelas pessoas que dizem que não acompanham os comediantes dessa nova geração e na mesma frase dizem que nenhum deles presta e que comédia mesmo era Costinha, Jô Soares, Ary Toledo entre outros dinossauros do humor. Fora os jovens que compram essas ideias sem maiores nem menores questionamentos.

E também não há garantia que uma pessoa que viu Pelé e Messi jogar fará uma analise comparativa imparcial. Acho que imparcialidade total é muito difícil exigir de quem quer que seja sobre esse tipo de assunto. A masturbação mental ao comparar jogadores de épocas tão distantes é válida de qualquer forma. :lol:
Editado pela última vez por Urubu Rei em 09 Mai 2015 22:56, em um total de 1 vez.
Penso, logo bustamanteio.

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 09 Mai 2015 20:50

Mas nego falando que Pelé tem mais fundamento que Messi acho absurdo, messi e melhor driblador e mil vezes mais organizador e assistente.
Isso é relativo

A maioria só ouviu na radio os feitos do pele e um jogo ou outro quando tinha jogo do santos na sua cidade

Por outro lado, tem uma boa quantidade de jogos das antigas no youtube. Entao da pra se fazer uma analise tao precisa quanto

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 09 Mai 2015 20:57

Sim, pode ser, mas acho que ninguém tem tempo nem saco disponível pra assistir 90 minutos de um jogo de 1963.

Muita gente so viu os highlights do Pelé, duvido que tenham assistido jogos inteiros ou ao vivo como vêem os do Messi hj.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 09 Mai 2015 22:53

Porra, mas mesmo passados tantos anos, com toda a evolução física e tática que vocês ressaltam, o Messi não chega a dominar os fundamentos do esporte tão bem quanto o Pelé. Não chega nem perto.

Não chuta ou passa com as duas, como o negão. Não tem um décimo da capacidade de cabecear do Pelé. Não é armador de jogadas, com a visão de jogo excepcional do rei. Os dribles do Pelé entortavam o adversário.... Por favor... Arrumem pelo menos alguém que se aproxime do Pelé pra comparar.

O Maradona, que igualmente tinha uma perna só, era muito melhor que o Messi. Não só era mais habilidoso (dá uma olhadinha lá nos vídeos..), como sabia jogar recuado, armando jogadas e fazendo lançamentos. Céus! Que memória curta.

Ficam vendendo Messi desesperadamente como iphone 6 pra vocês, e vocês compram felizes da vida o mais novo produto sem pestanejar.

Infelizmente não é um produto melhor, assim como o rock de hoje não é um produtor melhor que o da década de 1970, mesmo com toda a evolução tecnológica dos equipamentos. Não adianta fazer ginástica com os dedos, porque não é isso que torna alguém bom guitarrista...
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 09 Mai 2015 23:10

M

Thecker
Contato:

Mensagem por Thecker » 09 Mai 2015 23:12

Parei de ler quando disse que Messi não é armador de jogadas.

Manja muito parceiro...

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 09 Mai 2015 23:27

Thecker escreveu:Parei de ler quando disse que Messi não é armador de jogadas.

Manja muito parceiro...
Pelo que vi, não é como o Pelé. Nem joga no mesmo espaço de campo que ele... Pelé não era exclusivamente atacante. Jogava mais como o Zidane e o Zico, como ele mesmo disse.

Não é o caso do Messi, que é claramente um atacante e em geral recebe a bola pra fazer o gol, ou parte em velocidade pra isso.

Eu não preciso ver mil jogos pra saber a posição de um jogador em campo.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 09 Mai 2015 23:27

Tem certeza que vc sabe o que é fundamento? =))

Porque se o Messi cabecear melhor que o Pelé...

Alias até o travequeiro chutava bem com as duas pernas e o Messi só na canhota.
Auditor de tretas

Responder