xRam escreveu:
Eu não vejo esse "boom" de poucos anos, não sei de onde vc está tirando tal informação. De qualquer forma, em termos comparativos, eu considero muito dificil, por mais frenético que seja o desenvolvimento tecnológico, que esse "boom" ao qual voce se refere chegue perto de tirar tanto trabalhador de seus empregos quanto todo esse processo histórico (ou mesmo períodos dele) tirou. Mas beleza, essa parte tá desvirtuada do tópico.
O que eu to dizendo é que tirar o frentista do posto para colocá-lo no chão de fábrica, sem qualificação, sem tecnologia, e isso ainda numa fábrica cuja produção, em termos de valor, é baixa, isso tudo só vai ter como efeito aumentar a produtividade, que é o assunto do tópico, de forma pouco significativa, se o que se considera é a riqueza produzida em relação ao número de trabalhadores. Produzir mais e produzir mais em termos de geração de riqueza, de valor agregado, são coisas diferentes. O Buda acima já tocou no ponto.
http://www.phibetaiota.net/wp-content/u ... t-Boom.png
Quanto aos trabalhadores estávamos falando sobre absorção no mercado de trabalho e não sobre produtividade, estava desvirtuado mesmo.