Fox Murder escreveu:
Bem um consulta rápida no google mostra que isto aí é falso.
Não sei pq as pessoas criam estas coisas. Parece que a luta pra defender seu ponto tem que ultrapassar até barreiras éticas. Eu acho que se as pessoas jogassem limpo elas convenceriam mais...
Até segunda ordem, eu continuo achando que estas mortes foram causadas principalmente pelo sistema ser totalmente ineficaz e a centralização de poderes de tiranos. Quem estuda mais o assunto poderia validar isto aí?
Será que é algo do tipo: "sistemas totalitários que eu gosto podem, os que eu não gosto não."?
Pra ser justo deveriam ser todos.
A primeira parte eu já respondi ali acima.
E sobre o genocídio ser responsabilidade exclusiva do tirano, isso aí é objeto de abstração pessoal tua. O que eu acredito sinceramente é que o Comunismo, a despeito do ideal de extinção última do estado, na verdade não tem nem perspectiva remota de funcionar de fato, e a fase transitória de ditadura do proletariado seria estendida ad eternum sob os auspícios de um ditador, o que faz com que o ideário comunista, em última análise, seja de fato um sistema ditatorial. Não tenho notícia de que Marx tenha chegado perto de modelar como seria o funcionamento econômico prático do comunismo, o que me dá a impressão clara de que no fim não há qualquer pretensão honesta de que se extinguisse o poder ditatorial do Partido Comunista e seus líderes.
E o genocídio é consequência disso, aliado ao discurso de ódio de classes levado ao paroxismo e as incessantes incitações à revolução, à guerra social e à formação de um Homem Novo por engenharia social, que para ser transformado em perseguição a semelhantes e o genocídio é, de fato, um passo. Foi assim que Hitler procurou embasar a perseguição aos judeus e que os gulags e o genocídio stalinista foram justificados.
No fim o marxismo é um ideário sanguinário, talvez o mais sanguinário da história recente da humanidade, e isso nada me convence de que esteja errado. Cabe agora aos marxistas dizerem sempre que Lenin, Stalin, Mao Tse-tung, Kim Il-Sung e todo o resto de assassinos genocidas entenderam errado, aplicaram errado, ou que não eram comunistas/marxistas.
Então se você diz que foram causados porque o sistema é ineficiente e causa miséria - o que é verdade - e por conta da concentração de poder na mão de tiranos - que é única consequência prática do comunismo -, você está sim dizendo que o problema É o Comunismo.
E é exatamente isso o que eu digo já há algumas páginas nesse tópico.