Urubu Rei escreveu:
Eu li uma discussão dessas lá no finado e pelo que me lembro você postou a mesma coisa (ou era alguém com o mesmo nick
). Na época estranhei bastante essas informações (e ainda estranho) porque vão de encontro com os relatos históricos que conheço.
...snip...
Por último, eu costumo acompanhar já há um bom tempo esses tipos de discussão em sites, fóruns e comunidades principalmente gringas, onde se posta toda e qualquer tipo de informação sobre
registros históricos de lutas entre esses animais, e não vi nenhuma menção sobre os artigos que você cita. Em suma, queria saber se você ainda tem acesso a essas tais aquivos, ou se eles já foram publicados em algum lugar.
Hehe... fascinante o assunto nao?
Voce deve ter mais tempo disponivel que eu, mas na medida do possivel vou tentar checar as referencias que voce listou.
Quanto aos artigos que mencionei, nao tenho ideia se existem em formato eletronico. Isso foi la por 1984/85, la se vao 30 anos!!!
Acho que foi quando saiu o primeiro IBM XT - tinha comprado um sem disco rigido
Era uma colecao particular de um professor, que continha algumas dezenas de copias de artigos de jornais que voltam ate a epoca em que as ferrovias estavam sendo construidas no oeste americano (mid 1800?), epoca em que esse tipo de combates, junto com os cabares eram a unica diversao que mantiam os trabalhadores entretidos nos fins de semana. Alguns em melhor estado que outros, eram guardados em um album de fotos com aquelas protecoes de plastico. Eu achei fascinante, li e reli varias vezes, ja que por vezes os mesmos animais apareciam em mais de um combate (mesmo dono). O que me lembro era o que relatei. Leoes ganhavam dos tigres, tigres davam mais trabalho que leoes aos ursos, e Kodiak bears eram, no universo restrito daqueles artigos, os campeoes. Os touros eu lembro que ignorei porque havia soh uns 2 artigos que mencionavam-nos e se nao me falha a memoria, ambos animais nos combates morriam. Nao tenho mais muito a acrescentar.
Lembro bem que em alguns artigos havia o comentario de o tigre nao conseguir morder o pescoco do leao. Ficou marcado porque nunca tinha parado para pensar nisso antes. Eu pessoalmente acredito ser um fator. Se maior ou menor provavelmente depende dos individuos envolvidos.
No mais, com tambem foi levantado no PVT, eh preciso lembrar que nao se pode avaliar muito sobre o tamanho e as condicoes fisicas dos animais envolvidos. Haviam apostas o que poderia levar a lutas armadas (drogas?), alguns animais poderiam estar ainda convalescendo de combates anteriores, nao propriamente nutridos, etc.. quem sabe?
Quanto aos videos em preto e branco que provem das series Jungle Jim (vulgo "Jim das Selvas" ai no Brasil) e Tarzan, com certeza sao frequentemente cenas editadas juntando lutas de leoes e tigres diferentes como se fossem uma so... Acho que soh servem para se ter ideia de como a dinamica desses combates eh.
Mas como sempre, o assunto foi, eh e sempre sera fascinante.