PERFEITO!
X__________________________
Tenho respeito pelos japoneses por isso, o sentido de honra aos mestres é outro nível. Já americano, adora falar merda!
PERFEITO!
Patola jj foi feita pra finalizar a luta, n ficar enrolando, o roger mostrou isso durante anos pra todo mundo. Porra finalização de BRANCA!!!!! E NGM parava ela. Keenan eh melhor q ele pra guarda q ele faz, mas o Keenan eh melhor q o roger? E o roger só faz o básico.patola escreveu: ↑21 Ago 2019 09:31O jiu jitsu de Helio Gracie e Carlos era extremamente limitado.
Eles tinham conhecimento somente de técnicas básicas. Carlos treinou pouco tempo com Maeda. O resto foi in-house.
O jiu jitsu foi absorvendo algumas coisas do catch, outras do judô dos seus rivais como Geo Omori, e depois graças ao Rolls também absorveu muito do wrestling e do sambô.
Hélio não sabia nem dar triângulo, as finalizações da época eram somente o pão com manteiga, e não tenho dúvidas de que um azul competidor de mundial de hoje passaria um carro monstro na maioria absoluta dos lutadores da época.
Só que o jiu jitsu pode ser dividido entre AR/DR, antes do Rolls e depois do Rolls. Quando ele trouxe o sambô e o wrestling pro jiu jitsu, a arte chegou ao ápice e desde então é apenas metajogo. O jiu jitsu não cresceu pra fora, cresceu pra dentro.... pra lutar contra si mesmo. Vieram os jogos de meia guarda com o Gordo, as guardas abertas, as firulas e berimbolos e por aí vai.
Por isso que ele pode estar certo em relação a Hélio, mas de jeito nenhum pode-se dizer o mesmo do Rickson, que lutou no MMA sem nunca suar uma gota e treinou sob o Rolls no jiu jitsu de hoje.
ta foda. Isso num fórum de bjj...
Não tem nada de óbvio aí não. Leia o tópico.Coconut escreveu: ↑21 Ago 2019 13:21"Eu entendo que você deve mostrar respeito aos pioneiros que vieram antes de você mas o Jiu-jitsu deles definitivamente não era tão bom quanto o que temos hoje. O nível deles era provavelmente o de um faixa roxa duro..."
Não vi desrespeito algum... Ele disse obvio...
Se fosse hoje o nível deles seria esse mesmo.
Tinha uma coisa que a galera não aplicava triangulo nas antigas por causa do bate estaca, ate que evoluíram e começaram a abraçar a perna do adversário pra evitar ser erguido.
Sendo assim, ele tem razão quando dizem que ninguém pode falar do Helio e do Rickson rs
Triangulo sempre existiu no judô. Helio enfrentou grandes mestres do judô já nos anos trinta. Como é que o Helio nunca teria visto essa técnica?patola escreveu: ↑21 Ago 2019 13:53O triângulo só entrou pro jiu jitsu nos anos 70, muito muito depois de Helio ter parado de lutar. Foi trazido por um judoca, assim como o estrangulamento ezequiel e tantas outras coisas devolvidas.
Antigamente, a passagem de guarda era feita com UMA PERNA sobre o ombro apenas, situação de triângulo. Isso só foi corrigido muito depois.
Carlos era um iniciante no jiu jitsu, se me lembro não foram nem 4 anos treinando com Maeda. Hélio aprendeu com ele. Repito, eles pegaram a MAIORIA das técnicas de outras artes, como catch e seus rivais judocas.
Durante toda a sua carreira de lutador, Hélio não sabia o triângulo.
Usuários navegando neste fórum: Colt, SKYWALKER e 295 visitantes