Jiu jitsu nas olímpiadas, será que valeria a pena?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
vagnereoberto
Contato:

Jiu jitsu nas olímpiadas, será que valeria a pena?

Mensagem por vagnereoberto » 27 Set 2014 20:21

O Brazilian Jiu jitsu é uma das Artes Marciais mais praticadas no Brasil e vem se desenvolvendo e crescendo no mundo todo. Mas ainda não tem o volume suficiente de praticantes para se tornar um esporte Olímpico.
Existem muitos adeptos no Brasil, mais o nº de praticantes em outros países é muito menor. Também cruzamos com a visão distorcida e a falta de informação de quem não pratica a Arte e acaba associando o esporte com a violência. O fato de existir diversas Federações e Confederações aqui no Brasil, também seria um dos diversos motivos que impedem o jiu jitsu de participar de uma Olimpíada.

O Jiu jitsu tem que ser praticado em 75 países e 4 continentes e 40 países e 3 continentes por mulheres e ainda possuir uma entidade que regule o esporte mundialmente. Estes seriam os requisitos necessários segundo o COI (comitê olímpico internacional). A falta de intercambio entre confederações e união entre dirigentes e atletas, também geram dificuldades para este processo, já que o Brasil possui diversas confederações, porém só uma é reconhecida pelo COB, que é a CBJJ. Sendo assim, somente os atletas filiados a CBJJ teriam o direito de disputar os jogos Olímpicos. Participantes de outras entidades não teriam este direito. Sendo que o maior prejudicado é o próprio esporte e seus lutadores que sofrem com estas divisões politicas.

Claro que a visibilidade do esporte numa Olímpiada, poderia trazer mais investidores, mudaria a visão negativa e cresceria também as oportunidades de trabalho, e sem falar na possibilidade de trazermos muitas medalhas para o Brasil, já pensou? Até então os praticantes só pensaram neste ponto. Mais também vale lembrar que praticamos uma Arte baseada em chaves, estrangulamentos e imobilizações. O Jiu jitsu é diferente do Judo, e a ideia destas entidades é padronizar e fazer adaptações como podemos ver no boxe olimpico, coisas que fariam o Jiu jitsu perder a sua essência. Ter o Jiu jitsu nas Olimpiadas teria o seu lado negativo e positivo. E sem falar que o jiu jitsu hoje esta numa fila, brigando com os outros esportes de melhor organização como: Futsal (futebol de Salão) e Muay Thay, por exemplo.

Agora na minha opinão, praticamos um esporte fantástico que se chama Brazilian Jiu jitsu. Uma arte que tem um conteúdo histórico riquíssimo,que traz consigo bons e maus profissionais como toda e qualquer atividade e área de trabalho. É um estilo de vida para muitos, que movimenta milhões de reais e de dólares ao redor o mundo através de, grifes de kimonos, aulas particulares, academias, campeonatos e etc. Uma Arte que cresceu e se desenvolveu em termos técnicos. Hoje temos mestres e professores faixa pretas do jiu jitsu lecionando e ganhando boa remuneração por vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Central, Norte e Sul.

Tiramos Abu Dabhi nos Emirados Árabes como o maior exemplo de sucesso do Jiu jitsu fora do Brasil, onde o investimento por parte dos sheiks locais, faz dos Emirados Árabes um pais onde se paga a maior premiação em dinheiro para atletas. Grande parte dos colégios utilizam o Jiu jitsu como esporte, com os nossos profissionais contribuindo para este avanço da Arte suave. Mas infelizmente aqui ainda vemos um clamor nacional por parte dos amantes de artes marciais para que ele se torne esporte olímpico. Alguns acham que seria um grande avanço o jiu jitsu chegar as Olímpíadas, outros dizem que o esporte vai perder a sua essência. Sinceramente acho que o Jiu jitsu é o que é, graças ao seu estilo próprio, é acima de tudo é uma filosofia de vida, não seria legal para a nossa Arte pagar o preço de ser alterada de alguma forma para ser adaptado a um evento. Será que vale a pena? Postem nos comentários a opinião de vocês. Será muito importante!

Num deixem de conhecer outros artigos escritos pelo professor Vagner roberto no senseiclube.blogspot.com.br

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Re: Jiu jitsu nas olímpiadas, será que valeria a pena?

Mensagem por NOGI » 27 Set 2014 21:03

Eu acho que um esporte de submissão sem quimono,vamos chamar de submission, tem mais chance de vingar pois teria mais participantes, como sambo, wrestling, os vários wrestling e estilos de grappling regionais pelo mundo, etc. Um dos fatores principais pra escolher o esporte.(o numero de participantes). Provavelmente a regra privilegiaria as quedas, pra azar dos guardeiros.
Imagem

BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por BrunoJJ » 27 Set 2014 21:14

Primeiramente, bem vindo ao BJJF Vagner :punk:

E agora voltando ao assunto do tópico, eu creio que o grappling no estilo do ADCC teria bem mais chances de virar esporte olímpico. Já que agrega não só o jiu-jitsu mas também outras artes marciais de luta agarrada. Além de ser mais fluido e "bonito" de se assistir.

E também acho que o COi não iria colocar um esporte tão monopolizado como ainda é o JJ hoje em dia.
Imagem

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 28 Set 2014 06:46

Preferiria um submission com regras dinâmicas do que o JJ propriamente dito.

Alem de mais democrático não veríamos o JJ virar o judô que acabou um pálido reflexo da arte marcial original.
Imagem

vagnereoberto
Contato:

Mensagem por vagnereoberto » 28 Set 2014 13:17

Com certeza, vcs chegaram onde acho que deveria ser, o submission tem todos os moldes para tal evento, porém devemos observar que para se enquadrar no quesito olimpico! Muita coisa poderia ser mexida modificando as regras e correndo o risco de se abolir determinadas tecnicas de finalizações! Por exemplo, seria muito difilcil de ver numa olimpiada uma chave de PÉ ou Joelho sendo aplicada! Estas mudanças poderia tirar toda beleza do mesmo! + a ideia do submission é valida com certeza! Muito obrigado pela participação e este espaço está aberto para isto! Osssss

pauloeduardo2906
Contato:

Mensagem por pauloeduardo2906 » 01 Out 2014 14:58

Eu sou a favor, pois eu acho que embora tivesse mais regras, o mais importante que é o investimento no esporte e mais oportunidades para os atletas ganharem mais com o esporte, aconteceria! Sem contar que o treinamento para uma olimpíada é diferenciado.
Imagem

Ídolos:Anderson Silva no MMA, Roger Gracie no Jiu Jitsu e Buakaw Banchamek no K1

Old Logan
Contato:

Mensagem por Old Logan » 01 Out 2014 15:00

vale a pena sim. no entanto acho bem distante, já que estamos num estagio que cada vez mais o COI que é cortar esporte, e o fato do jiu jitsu não ser bem organizado a nível mundial.
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem

Responder