Como sempre um excelente post, Mestre LAWYER!LAWYER escreveu: ↑21 Nov 2017 10:42O gesto do Flávio é simbólico, não tem nada demais. Flávio tem um caráter irrepreensível, é um Mestre na maior acepção da palavra. Sempre foi extremamente obediente a Hélio, nunca desmereceu ou desrespeitou qualquer coisa que Hélio tenha falado.
Esse mundo líquido que estamos vivendo está pirando as pessoas. Essa coisa de graduação está se tornando uma obsessão, uma bobagem. Um esparadrapo a cada seis meses, pqp... pra que isso? Sinceramente eu não me recordo de já ter usado algum esparadrapo em faixa. Acho que isso começou nos anos 90, não tenho certeza, mas não me recordo de já ter usado...
Dia desses presenciei um dos grandes do Karate brasileiro com uma faixa preta com cinco graus bordados, pqp.... Daonde surgiu isso pô?!? Até no Karatê???? Eu sempre vi os velhos usando a faixa-preta até ela virar um trapo branco, nada além disso...
Já ajudei a juntar a documentação para a graduação de um faixa-vermelha carioca. Quando fomos buscar a data de graduação da faixa-preta, ele me disse tranquilamente: - Olha filho, eu nunca recebi uma faixa-preta, o Hélio me graduou azul e eu me tornei um instrutor habilitado, esse negócio de faixa-preta veio com os filhos, que queriam participar dos campeonatos de Judo...
Aí vem o Carlinhos e cria recentemente uma faixa branca-vermelha, oitavo grau, porra velho, pra que isso??? É uma faixa do Judo, todos sabemos disso, e agora tem uma galera usando, Jacaré, Macarrão... O Sylvio parou de usar, voltou a usar a Coral.
O Rickson tava querendo dar uma sistematizada nisso, mas entre a iniciativa e a adesão vem os problemas pra conciliar com Carlinhos e adeptos. Vem a preguiça também...
Na minha faixa etária estou vendo uma corrida desesperada por esparadrapos que levem à Coral. A grande maioria nem treina e de repente tú vê mais um esparadrapo ali. É raro tú ver um Miragaya que bate ponto todo dia na academia e treina com filhos e amigos. Merecedor pra caralho de qualquer faixa.
Sei lá... Acho que tirar uma foto com a galera, depois do treino, todo mundo suado e estropiado já é uma baita graduação, precisa mais nada não, enfim... vamos vivendo...
Uma dúvida.
Helio graduou alunos às faixas roxa e marrom?
Como funcionava?
Na minha academia o professor usa faixa preta lisa, mesmo já tendo passado o tempo pra ele receber os graus.
Hoje em dia tem até regra pra chamar de mestre.
Só podem ser chamados de mestres os corais.
Por um lado é bom, pra não banalizarem o termo mestre, mas por outro lado temos os "professores" Renzo, Fabio Gurgel, Dedé Pederneiras, Royce Gracie...