Flávio Behring da Vermelha a Branca
Flávio Behring da Vermelha a Branca
Hoje observei em alguns perfis no Instagram, comentários sobre a atitude do grande Mestre Flávio Behring em utilizar a faixa Branca após 70 anos de Jiu-Jitsu. Todos sabemos que o décimo grau não será possível devido a este ser reservado apenas aos criadores da arte suave.
Entrevista para Gracie Mag em 2015 ele comentou:
"Um faixa-vermelha segue aprendendo até hoje?
Eu estudo todos os dias, pois sei que ninguém sabe nada. Como meu corpo tem mudado com o tempo, eu volto às posições mais básicas, para conferir se eu ainda consigo executá-las daquela mesma maneira, ou se preciso me readaptar. Mas o estudo continua, e em 2017 vou dar uma grande festa (de kimono num dojô) para comemorar meus 80 anos de vida e os 70 de Jiu-Jitsu. Será o fim de meu ciclo como aluno, instrutor, professor, mestre e grande mestre, e vou aposentar a faixa-vermelha e voltar a vestir a faixa-branca. E assim vou reaprender tudo novamente, pois viver é isso. Meus alunos, preocupados, questionam essa “aposentadoria”, mas o certo é que serei um eterno professor de Jiu-Jitsu."
O que acham dessa atitude?
Entrevista para Gracie Mag em 2015 ele comentou:
Eu estudo todos os dias, pois sei que ninguém sabe nada. Como meu corpo tem mudado com o tempo, eu volto às posições mais básicas, para conferir se eu ainda consigo executá-las daquela mesma maneira, ou se preciso me readaptar. Mas o estudo continua, e em 2017 vou dar uma grande festa (de kimono num dojô) para comemorar meus 80 anos de vida e os 70 de Jiu-Jitsu. Será o fim de meu ciclo como aluno, instrutor, professor, mestre e grande mestre, e vou aposentar a faixa-vermelha e voltar a vestir a faixa-branca. E assim vou reaprender tudo novamente, pois viver é isso. Meus alunos, preocupados, questionam essa “aposentadoria”, mas o certo é que serei um eterno professor de Jiu-Jitsu."
O que acham dessa atitude?
Editado pela última vez por R_tosti em 16 Nov 2017 10:48, em um total de 1 vez.
Alliance Leblon - RJ #Alliance
Re: Flávio Behring da Vermelha a Branca
Respeito total ao mestre, nessa altura da vida o cara faz o que bem entender.
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!
- viniciusfs
- Contato:
Quem são os criadores da arte suave? Quem tem a vermelha?
No primeiro momento, só pensei que era mais um caso onde o mestre joga as regras estabelecidas para o alto, e ajuda a atrapalhar o esporte. Pesquisei só um pouco, e achei isso:
Fonte: http://www.graciemag.com/2015/04/14/a-v ... -se-exibe/
Poxa, isso é algo pessoal, que tem um significado e uma bela lição. Muito legal.
E mais uma lição, essa pra mim: nada de sair tendo opiniões sem saber o contexto das coisas.
Poxa, isso é algo pessoal, que tem um significado e uma bela lição. Muito legal.
E mais uma lição, essa pra mim: nada de sair tendo opiniões sem saber o contexto das coisas.
- Chet Baker
- Contato:
Entrei no tópico meio sem entender e gostei do comentário: “nesta altura o cara faz o que bem entender”.
Aí li a explicação do mestre e achei um belo significado.
E independente disso, continuo achando que o cara, nesta altura, faz o que bem entender rs.
Aí li a explicação do mestre e achei um belo significado.
E independente disso, continuo achando que o cara, nesta altura, faz o que bem entender rs.
Hélio e Carlos são os únicos 10 graus.
A CBJJE também graduou Oswaldo Fadda (de maneira póstuma) com o décimo grau.
Faixa vermelha já tem alguns, todos os mestres 9 graus são vermelha: Robson, Reyson, Rorion, Relson, Rickson, os Barreto...
Quanto ao tópico: Atitude nota dez. Muita humildade.
Só uma observação, normalmente a graduação é baseada no tempo de preta. Nesse caso o grande mestre Flavio não ganhou a preta com 10 anos de idade, ele tem 70 anos de jiu jitsu como um todo, o que eu acredito que ninguém mais no Brasil tenha (somente mestre Robson, mestre Alvaro Barreto, mestre Reyson e mais pouquíssimos...)
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."
-
- Colaborador
- Contato:
Bonito mesmo este gesto de humildade do GM Flavio Behring.
Também li essa matéria de 2015, acredito que teremos algo sobre isso na próxima da Gracie Mag. Procurei algo, mas até agora só um vídeo curto mesmo no Instagram do Mestre, com o áudio ruim.brunotex escreveu: ↑16 Nov 2017 08:10No primeiro momento, só pensei que era mais um caso onde o mestre joga as regras estabelecidas para o alto, e ajuda a atrapalhar o esporte. Pesquisei só um pouco, e achei isso:
Obs.: Vou até editar o tópico com essas palavras do próprio abaixo, pois acho que já explica algo.
Com relação ao tópico, acabei não deixando a minha opinião.
Tenho muita admiração pelo Mestre Flávio Behring e o considero como uma referência no Jiu-Jitsu, são 70 anos, uma vida e concordo com a opinião de alguns que ele faz o que quiser. No entanto, o nosso esporte vive uma banalização de faixas e após a preta, parece que piora, tem gente com mais grau na faixa do que o próprio mestre que o graduou.
Na minha opinião ter alguém como o Grande Mestre Flávio Behring, usando a vermelha é uma honra, pois temos alguém que respeitou o tempo certo de cada faixa, ainda mais agora no momento no qual cada um faz o que bem entender. Sei que a sua faixa é uma “Branca Simbólica” com ponta vermelha, ele, Rickson e alguns outros não precisam de faixa para representar o que são na arte, porém gostaria que mantivesse a vermelha na cintura, pois para alguns, embora não seja esse o motivo, pode parecer um protesto por não ter a opção do décimo grau.
Alliance Leblon - RJ #Alliance
Boa atitude do mestre ele faz o que quiser, ótimo exemplo e mostra o tanto que é humilde e está sempre disposto a aprender. Imagina a bagagem teórica e prática desse senhor, quanto tempo de tatame, máximo respeito a esses mestre.
Lendo a notícia me lembre do mestre Helio que voltou amarrar faixa azul em forma de protesto ao jiujitsu e o caminho que estava tendo aquela vez.
Lendo a notícia me lembre do mestre Helio que voltou amarrar faixa azul em forma de protesto ao jiujitsu e o caminho que estava tendo aquela vez.
"nessa altura da vida o cara faz o que bem entender." é a frase que resume o tópico.
Mas sei lá, branca é osso hehehe.
Gosto da postura do Carlson que usou preta lisa quase a vida inteira.
Mas sei lá, branca é osso hehehe.
Gosto da postura do Carlson que usou preta lisa quase a vida inteira.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Na verdade os cinco irmãos Gracie são 10º grau.
Carlos, Oswaldo, Gastão, George e Hélio.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!
Acesse: Papo no Tatame
Acesse: Papo no Tatame
VagabondMusashi escreveu: ↑20 Nov 2017 16:19Faço parte do coro quando digo que essa branca aí é mais pra se destacar do que pra ser humilde.
Mestre Hélio Gracie usou a azul no fim da vida pra deixar claro que o jiu jitsu no qual havia tantos faixas pretas famosos por aí NÃO era o jiu jitsu dele. O jiu jitsu dele dava a faixa azul para quem fizesse as 40 aulas de capacitação de defesa pessoal. O objetivo era dar ferramentas para crianças, mulheres, idosos e homens franzinos se defenderem no dia-a-dia. NÃO pra dar berimbolo.
Isso aí eu não sei bem o que é.
Hahaha, não tem nada de humildade, foi algo pessoal que ele achou que deveria ter feito, sejamos sinceros atenção por qual motivo? sair na graciemag? ta de sacanagem? tem que passar a conhecer as coisas, se o Gm Helio Gracie tivesse vivo tinha apoiado a parada, eu posso te dizer que dificilmente tu vai achar alguém formado pela equipe Behring que não saiba defesa pessoal, eu posso garatir que se tem equipe que leva aquilo que o Helio ensinou até hoje uma delas é a Behring.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
VagabondMusashi escreveu: ↑20 Nov 2017 21:33Não sei de nada disso. Não conheço o Behring mas sempre ouvi falar do seu nome com muita reverencia.
Por qual motivo você acha que ele "achou que isto deveria ser feito"?
Na condição atual ele achou que estava em uma situação na qual ele está reaprendendo, tem 80 anos de idade e já não faz o que fazia aos 40,50 anos e fez isso em um ato simbólico, ele não deixa de ser faixa vermelha, simples. Não vejo terror nisso.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
O próprio Relson Gracie, diz que vai amarrar uma faixa branca na cintura quando tiver 20 anos de faixa vermelha.
E que a graduação do seu pai é 20 anos na preta pega a coral, 20 anos na coral pega a vermelha.
E que a graduação do seu pai é 20 anos na preta pega a coral, 20 anos na coral pega a vermelha.
O gesto do Flávio é simbólico, não tem nada demais. Flávio tem um caráter irrepreensível, é um Mestre na maior acepção da palavra. Sempre foi extremamente obediente a Hélio, nunca desmereceu ou desrespeitou qualquer coisa que Hélio tenha falado.
Esse mundo líquido que estamos vivendo está pirando as pessoas. Essa coisa de graduação está se tornando uma obsessão, uma bobagem. Um esparadrapo a cada seis meses, pqp... pra que isso? Sinceramente eu não me recordo de já ter usado algum esparadrapo em faixa. Acho que isso começou nos anos 90, não tenho certeza, mas não me recordo de já ter usado...
Dia desses presenciei um dos grandes do Karate brasileiro com uma faixa preta com cinco graus bordados, pqp.... Daonde surgiu isso pô?!? Até no Karatê???? Eu sempre vi os velhos usando a faixa-preta até ela virar um trapo branco, nada além disso...
Já ajudei a juntar a documentação para a graduação de um faixa-vermelha carioca. Quando fomos buscar a data de graduação da faixa-preta, ele me disse tranquilamente: - Olha filho, eu nunca recebi uma faixa-preta, o Hélio me graduou azul e eu me tornei um instrutor habilitado, esse negócio de faixa-preta veio com os filhos, que queriam participar dos campeonatos de Judo...
Aí vem o Carlinhos e cria recentemente uma faixa branca-vermelha, oitavo grau, porra velho, pra que isso??? É uma faixa do Judo, todos sabemos disso, e agora tem uma galera usando, Jacaré, Macarrão... O Sylvio parou de usar, voltou a usar a Coral.
O Rickson tava querendo dar uma sistematizada nisso, mas entre a iniciativa e a adesão vem os problemas pra conciliar com Carlinhos e adeptos. Vem a preguiça também...
Na minha faixa etária estou vendo uma corrida desesperada por esparadrapos que levem à Coral. A grande maioria nem treina e de repente tú vê mais um esparadrapo ali. É raro tú ver um Miragaya que bate ponto todo dia na academia e treina com filhos e amigos. Merecedor pra caralho de qualquer faixa.
Sei lá... Acho que tirar uma foto com a galera, depois do treino, todo mundo suado e estropiado já é uma baita graduação, precisa mais nada não, enfim... vamos vivendo...
Esse mundo líquido que estamos vivendo está pirando as pessoas. Essa coisa de graduação está se tornando uma obsessão, uma bobagem. Um esparadrapo a cada seis meses, pqp... pra que isso? Sinceramente eu não me recordo de já ter usado algum esparadrapo em faixa. Acho que isso começou nos anos 90, não tenho certeza, mas não me recordo de já ter usado...
Dia desses presenciei um dos grandes do Karate brasileiro com uma faixa preta com cinco graus bordados, pqp.... Daonde surgiu isso pô?!? Até no Karatê???? Eu sempre vi os velhos usando a faixa-preta até ela virar um trapo branco, nada além disso...
Já ajudei a juntar a documentação para a graduação de um faixa-vermelha carioca. Quando fomos buscar a data de graduação da faixa-preta, ele me disse tranquilamente: - Olha filho, eu nunca recebi uma faixa-preta, o Hélio me graduou azul e eu me tornei um instrutor habilitado, esse negócio de faixa-preta veio com os filhos, que queriam participar dos campeonatos de Judo...
Aí vem o Carlinhos e cria recentemente uma faixa branca-vermelha, oitavo grau, porra velho, pra que isso??? É uma faixa do Judo, todos sabemos disso, e agora tem uma galera usando, Jacaré, Macarrão... O Sylvio parou de usar, voltou a usar a Coral.
O Rickson tava querendo dar uma sistematizada nisso, mas entre a iniciativa e a adesão vem os problemas pra conciliar com Carlinhos e adeptos. Vem a preguiça também...
Na minha faixa etária estou vendo uma corrida desesperada por esparadrapos que levem à Coral. A grande maioria nem treina e de repente tú vê mais um esparadrapo ali. É raro tú ver um Miragaya que bate ponto todo dia na academia e treina com filhos e amigos. Merecedor pra caralho de qualquer faixa.
Sei lá... Acho que tirar uma foto com a galera, depois do treino, todo mundo suado e estropiado já é uma baita graduação, precisa mais nada não, enfim... vamos vivendo...
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.
“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.