NOGI escreveu:Não da .Eles não deixam eu fazer o menor contato.Nem segurar o braço.Se eu chamasse iria ficar na 50/50 ou eles iriam vir pra cima e eu iria ficar na aberta.E também não consigo puxar de joelhos pra guarda fechada com 120 kg.Minha flexibilidade é muito ruim.Eu só queira levantar pra puxar pra fechada mesmo.
Quando eu levanto o pessoal já se joga com tudo de costas pro chão, na guarda aberta mesmo.
Com relação a puxar pra guarda, quando eu fazia submission(minha equipe migrou pra MMA ) eu fazia algo bem diferente do tradicional,uma puxada lateral pra guarda.Acho bem mais eficiente que a puxada frontal.Esse é um problema ,vamos dizer frequente entre bons judocas e Wrestlers.De modo geral eles não evoluem a guarda com bons brancas,azuis,roxas.Se eles vem que tu tem uma boa base por cima eles já vão com tudo.A guarda é desenvolvido com brancas iniciantes.Spoiler:
Outro problema é o ego.Tem Wreslters,Judocas que não nunca jogam por baixo nunca e mesmo depois de anos ficam com uma guarda horrível. Ai eles tem que correr atrás do tempo perdido.
Geralmente é o contrário Nogi, os caras mais leves preferem trabalhar por cima quando rolam com os mais pesados, principalmente quando os mais leves são brancas. Já seus parceiros de treino preferem sempre fazer guarda, independente do peso do parceiro com quem vão rolar