Escolha do curso

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Pegaso
Contato:

Re: Escolha do curso

Mensagem por Pegaso » 06 Nov 2015 19:14

aqui na ufabc nego tá sorrindo se tira 5 numa matéria foda

com certeza é bem mais difícil concluir o curso do que entrar

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 06 Nov 2015 19:31

Igor Vovchanchyn escreveu:
Acredito que essas uniesquinas realmente diminuíram o nivel dos alunos.
Um amigo formou em elétrica pela Ufba, ele me disse que em uma matéria chamada "eletromagnetismo 2" o professor deu a prova pros alunos e disse que voltava em 90 minutos, a prova so tinha uma questao, resultado? Ninguém fez, podendo pescar, consultar livro, internet e o caraleo.

O professor depois deu a nota baseado no raciocino do aluno perante ao que ele escreveu na prova, e no final, quem passou, passou com a media minima.

Esses dias estava conversando com um aluno de uniesquina que faz elétrica, zombando que a facul é fácil e todas as notas do sujeito são acima de 8, e que na turma dele de quarto semestre tem mais de 30 pessoas, só pela quantidade se gente vc sabe o nivel do ensino de um curso de exatas.
Eu já fiz uma prova parecida em Mecânica de Fluidos. Professor deu a prova 9 da manhã, tinha até as 4 da tarde pra entregar. 2 questões,podia usar o que quisesse, falar com quem quisesse, consultar onde tivesse afim

Ele ainda mandou " pode até fazer em grupo e bom que eu tenho menos trabalho pra corrigir"

A gente dividiu a turma em 4 grupos, 2 pra cada questão é depois comparou / copiou. Maior nota da prova foi 5, e ele disse que ninguém acertou nenhuma das questões 100%

Passaram 12 de uma turma de 40, isso porque a matéria tinha 20% da nota de laboratório , que se vc fosse em todos e fizesse tudo certinho, tava garantida.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 06 Nov 2015 19:47

ZecaUrubu escreveu:Curti muito as dicas do pessoal ai.

Vamos, queria pedir uma ajuda aos caros colegas sobre esse assunto de cursos, sempre curti muito informatica,
desde a época do ensino médio quando fiz um curso de montagem e config de micros (senai), descobri que levava jeito
para informática, fazia bastante formatação de PC, montagem de algumas peças instalação de alguns programas
pra parentaiada, vizinhos e tal, fiz um curso de redes tbm pelo senai, enfim terminei o ensino médio e fiquei naquela de arrumar trabalho logo e ganhar minha própria grana, não foquei em começar logo facul nem nada (fui acomodado) e to nessa desde hoje, terminei o médio bem novo em 2009, hoje tenho
22 anos, me pego pensando no que fazer onde e por onde começar, curto bastante a parte de hardware na informática, trabalho
atualmente como analista de suporte jr, mas presto suporte a impressoras :thumbdown: porém não vejo virando técnico de impressoras, moro sozinho pago aluguel, não tenho família (filhos) nem nada, mas hoje sem curso superior o que sobre é trampo de 1.000 R$ e olhe lá, to pensando em ver essa parada do fies ou algo do tipo, pq bancar facul agora é fora de cogitação, enfim queria saber algumas sugestões de vocês ai.
Minha sugestão é aprenda a programar para em vez de ser só um usuário avançado poder ser um desenvolvedor light. É uma área que tem tanto recurso disponível na internet que se o cara for interessado aprende, e pode empreender.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 07 Nov 2015 10:54

Eureek escreveu:
Cara, desculpa se a dica for óbvia e se vc já tiver visto isso, mas abre uma pagina no Etsy. ( e um site e um app pra artistas venderem suas paradas)

Minha Mae e artista plastica , a gente abriu um página e hoje ela vende vários quadros/ obras pro mundo inteiro. Não bombou da noite pro dia e recentemente deu uma saturada, mas tem período triplicou o que ela fazia antes.
Poxa, cara. Não conhecia. Obrigado mesmo pela dica!!
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Igor Vovchanchyn
Contato:

Mensagem por Igor Vovchanchyn » 07 Nov 2015 13:02

Brasil, sozinho, tem mais faculdades de Direito que todos os países do mundo.

http://www.oab.org.br/noticia/20734/bra ... -os-paises" onclick="window.open(this.href);return false;

------
Ao menos existe o exame da ordem, coisa que deveria existir em TODOS os cursos superiores do país, evitaria aluno nas coxas.

PS. Ninguém ta criticando quem faz particular, a pessoa, a critica são as instituições que apenas querem abrir vaga e jogar alunos sem sem estarem devidamente preparados.

Como ja disse aqui nesse mesmo topico, formei em ADM na unopar sem abrir o livro, no maximo lia antes da prova, sou honesto, formei e n sei porra nenhuma.

rockit

Mensagem por rockit » 07 Nov 2015 13:12

a esquerdalha burra que me desculpe.. mas acredito que o ensino superior deveria ser "elitizado" (não no sentido de elite, mas deveria ter acesso mais difícil, ser mais caro ou provas de acesso mais difíceis)
que lugar do mundo é esse onde todo mundo tem ensino superior? só no brasil mesmo, essa porra
só olhar a bosta que é fazer direito hj em dia, e oq tão querendo fazer com medicina...
deveria ter mais cursos tecnicos.. pra q nego quer fazer faculdade porra??

abs
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 07 Nov 2015 13:53

rockit escreveu:a esquerdalha burra que me desculpe.. mas acredito que o ensino superior deveria ser "elitizado" (não no sentido de elite, mas deveria ter acesso mais difícil, ser mais caro ou provas de acesso mais difíceis)
que lugar do mundo é esse onde todo mundo tem ensino superior? só no brasil mesmo, essa porra
só olhar a bosta que é fazer direito hj em dia, e oq tão querendo fazer com medicina...

abs
A tendência mundial é sempre aumentar a percentagem de pessoas com ensino superior, inclusive de graça, ou com custo subsidiado.

http://educacao.uol.com.br/noticias/201 ... gentes.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

O problema é que os cursos oferecidos, principalmente no Brasil, são antiquados e estão em descompasso com a demanda do mercado. Até pelas barreiras impostas pelo governo nego não quer empreender, dificilmente cria inovação, quer ser empregado ou ainda funcionário público para ter estabilidade. Não existe a mínima necessidade da quantidade de advogados que se formam por ano no Brasil, como a oferta é gigantesca os salários caem. O cara formado faz um serviço que em outros lugares é feito por uma pessoa com um nível menor.

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 07 Nov 2015 14:43

rockit escreveu:a esquerdalha burra que me desculpe.. mas acredito que o ensino superior deveria ser "elitizado" (não no sentido de elite, mas deveria ter acesso mais difícil, ser mais caro ou provas de acesso mais difíceis)

abs
Tbm penso da mesma forma, faculdade pra quem quer REALMENTE ESTUDAR! O que eu mais vejo é galera entrando na faculdade e reclamando o tempo todo do curso, que professor é babaca mas não gosta ou não se esforça pra estudar. Tem uma garota que eu pegava que faz uma engenharia que não é nada concorrida na universidade em que estudo, e porra, a menina só reclama do curso, que tá difícil, que é isso, que é aquilo, mas não senta o rabo na cadeira pra estudar só quer saber de festa, e quando estuda perde muito tempo, não sabe organizar o tempo dela. Tem gente que não nasceu pra estudar, não adianta, aí o governo flexibiliza o acesso de tal forma que qualquer retardado faz um curso superior e nivela a porra toda por baixo. Deveria ter um foco nos cursos técnicos e no ensino básico, pra essa galera que não gosta tanto de estudar, ter um emprego que dê pra se sustentar, por isso eu achei o pronatec uma das únicas coisas boas que a dilmanta fez...

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 07 Nov 2015 15:01

Não sou a favor de uma OAB para todos os cursos.

Se uma universidade pública não puder atestar que tá formando um engenheiro de verdade entao fecha essa merda. E prova nunca foi e nunca será atestado de capacidade, muito menos uma em que um tal passa por cima do MEC.

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 07 Nov 2015 15:34

Ótimo tópico. Acompanhando...

abs
Não acredito que somente aumentar valor do curso resolveria o problema da qualidade do ensino. A solução pra essa questão a meu ver passaria principalmente por dois pontos:

1° oferecer educação básica de qualidade para que os alunos que venham a ingressar no ensino superior tenham maior capacidade de assimilar os assuntos difundidos. Isso já pressionaria os professores de faculdades a melhorar a qualidade de suas aulas e os que não tem conteúdo suficiente pra passar aos alunos já seriam eliminados do processo;

2° Maior rigor do MEC ao dar permissão para uma faculdade entrar em funcionamento e fiscalização constante pra ver se determinada instituição/curso continua atendendo requisitos mínimos pré-estabelecidos.

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 07 Nov 2015 15:49

Pegaso escreveu:Não sou a favor de uma OAB para todos os cursos.

Se uma universidade pública não puder atestar que tá formando um engenheiro de verdade entao fecha essa merda. E prova nunca foi e nunca será atestado de capacidade, muito menos uma em que um tal passa por cima do MEC.

Sou favorável a uma prova junto ao conselho de classe de todas as profissões de nível superior para permitir que uma pessoa exerça a função(ou pelo menos nas funções mais técnicas)

A prova em si pode não ser a maneira mais eficiente de se atestar a capacidade de um futuro profissional, porém serve como um instrumento para atestar que determinada pessoa sabe o mínimo para exercer uma profissão

Imagina se não existisse uma prova da OAB(que como falaram colegas aqui no tópico não é perfeita) como requisito para exercício da advocacia?! A qualidade dos profissionais que já não é boa na média, seria muito pior

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 07 Nov 2015 15:56

peudoria escreveu:

Sou favorável a uma prova junto ao conselho de classe de todas as profissões de nível superior para permitir que uma pessoa exerça a função(ou pelo menos nas funções mais técnicas)

A prova em si pode não ser a maneira mais eficiente de se atestar a capacidade de um futuro profissional, porém serve como um instrumento para atestar que determinada pessoa sabe o mínimo para exercer uma profissão

Imagina se não existisse uma prova da OAB(que como falaram colegas aqui no tópico não é perfeita) como requisito para exercício da advocacia?! A qualidade dos profissionais que já não é boa na média, seria muito pior
po mas tu vai cobrar o que num curso de engenharia? o conteúdo de UMA matéria só já é gigantesco e muitas vezes é um livro inteiro.

É surreal achar que um engenheiro não vai ter disponível livros e softwares para auxiliar em sua profissão.

peudoria
Contato:

Mensagem por peudoria » 07 Nov 2015 16:50

Pegaso escreveu: po mas tu vai cobrar o que num curso de engenharia? o conteúdo de UMA matéria só já é gigantesco e muitas vezes é um livro inteiro.

É surreal achar que um engenheiro não vai ter disponível livros e softwares para auxiliar em sua profissão.

Livros e softwares estão aí pra auxiliar não só engenheiros, mas profissionais de diversas outras classes. Porém mesmo com advento da tecnologia, se faz necessário que um futuro profissional tenha a noção de conteúdos básicos para o exercício de sua profissão, ou do contrário não seria mais necessário perder tanto tempo em uma graduação já que os softwares "realizariam" a parte mais complexa do trabalho.

Não estudo engenharia e portanto não teria como falar com propriedade o que poderia ser cobrado em uma hipotética prova de habilitação do CREA, mas levando em consideração a grade curricular das universidades e as funções mais comuns exercidas por um profissional da engenharia, acredito que poderia sim ser elaborada uma prova que se não fosse perfeita, passaria a noção de que um recém formado sabe o mínimo necessário. O que não pode na minha opinião é um profissional estar habilitado para atuar em uma área como engenharia, sem saber aplicar uma fórmula aparentemente simples para um profissional da área(conforme situação postada por outro colega forista no tópico)

gus77
Contato:

Mensagem por gus77 » 07 Nov 2015 17:41

Pegaso escreveu: po mas tu vai cobrar o que num curso de engenharia? o conteúdo de UMA matéria só já é gigantesco e muitas vezes é um livro inteiro.

O advogado que faz o exame da OAB também vai ter a disposição os livros com as leis. Se um cara não estudou a matéria pode até ter vários livros que vai demorar um tempo muito maior para achar o que precisa para chegar na resposta, isso se entender e diferenciar outras coisas parecidas mas não se aplicam.

Tanto nos EUA como no Canadá existe duas provas (8 horas cada) para se tornar arquiteto ou engenheiro registrado, que pode carimbar e assinar projetos para submeter à aprovação de orgãos públicos. Para fazer a segunda prova precisa ter alguns anos de experiência e referência de outros engenheiros registrados.

Eureek
Contato:

Mensagem por Eureek » 07 Nov 2015 18:14

formar em direito e não passar na OAB e muita vergonha...

Eu acho que devia ter prova pra Engenharia e se possível todos os cursos. Na minha opinião, alguma coisa no mesmo estilo da OAB, com questões abertas sobre a aplicação pratica da profissão/ especialidade. Tb acho que deveria poder consultar o que quisesse, já que no mundo real vc tem acesso a materiais de referência.

Muitos países têm e funciona de boa.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Responder