palashb escreveu:
Tenho que discordar, tenho parentes que moram naquela merda, desde que o louco assumiu a violência atingiu números de guerra e grande parte do dinheiro morre na corrupção mesmo, o plano do Chavez sempre foi ter poder e dinheiro se escondendo atrás do populismo. Mesmo a curto prazo alguns aspectos do governo pioraram.
Palas, não tenho nenhuma simpatia pelo governo populista da Venezuela (seja na época do Chaves ou do Maduro), nem mesmo em relação ao da Argentina. A minha principal crítica no que diz respeito aos governos populistas é personificação do poder com a criação de figuras messiânicas (vide Fidel, Chaves, Lula etc). Isso porque acaba restringindo a participação do cidadão comum na discussão política, que delega o poder a tais personalidades e retira a responsabilidade de cada um pelas escolhas adotadas.
Porém, acho que uma das incongruências das críticas feitas atualmente a esses países (Venezuela e Argentina principalmente) é que teria havido uma piora catastrófica na vida da população. Em relação a isso, não sei até que ponto é verdadeiro. Não dá pra esquecer que a ascensão desse pessoal no poder se deu principalmente pela incompetência dos governos anteriores, de matiz liberal (vide Carlos Andrés Pérez e Rafael Caldera na Venezuela e Menen na Argentina). Ou seja, pelas informações que me chegam, entendo que deve ser bem complicado viver por lá, mas não considero que tenha sido melhor anteriormente.
Tenho a opinião que em países chamados "em desenvolvimento" ou emergentes, o modelo de atuação estatal de centro esquerda seja o mais adequado para avançar no processo civilizatório. Isso não significa compactuar com ineficiência, roubalheira, clientelismo, patrimonialismo etc. Acredito que o modelo ideal de sociedade seria o tipo de social-democracia implantado no norte da Europa. Porém, não sei até que ponto isso poderia ser realizado em um país continental como o nosso e com uma disparidade econômica tão grande em relação às diferentes regiões.
Essa rivalidade entre liberalismo vs keynesianismo (que a gente tem colocado aqui na nossa discussão como direita vs esquerda, que é até errado do ponto de vista conceitual) é antiga e agora têm sido ressuscitada com força em razão da crise econômica. O engraçado é ver que pessoas que se filiam a uma das correntes categorizar quem pensa diferente de incauto ou ignorante, como se não fosse uma simples escolha ideológica, sujeita a todas as críticas e elogios possíveis.
Na minha vida pessoal, sempre gastei menos que ganho e não dependo da utilização de serviço público
stricto sensu ou benesse do governo para nada, mas tenho plena consciência que a realidade do país que a gente vive é bem mais complicada do que a minha vidinha de classe média e que a gestão do orçamento público não segue a mesma lógica de um orçamento doméstico.