The Griot escreveu:
O primeiro disco do Jay-Z é muito underground, pesadíssimo, vindo diretamente das ruas e tal. Era o Jay-Z traficante botando a voz em cima dos beats. Mas ele mesmo diz que do segundo disco em diante quis fazer algo diferente pra alcançar mais pessoas. Em uma letra ele diz "I dumbed down for my audience, to double my dollars"...
O Jay-Z rapper é um dos melhores, mas não o melhor. Mesmo assim, o nível do cara é muito alto. O jeito de escrever (na verdade ele decora tudo na cabeça e não escreve) é interessante, o cara é bom. A voz dele é "estranha", mas é a identidade do cara... ele fala uma palavra, você já sabe que é ele. Como rapper eu gosto muito do cara, mas ele não é o melhor...
Mas o Jay-Z como personalidade e como homem de negócios, aí poucos estão no mesmo nível. Acho que ninguém tem o respeito que ele tem nos EUA, ninguém tem uma voz tão forte. Pra você ter uma idéia, um dia ele falou mal de rappers velhos que usavam camisas de time de basket nos clipes, e depois disso nenhum rapper "famoso" apareceu em nenhum clipe usando essas camisas. Ele "orquestrou" um boicote contra uma marca de champagne, comprou uma participação em outra marca que era desconhecida e hoje em dia a marca é tão valorizada quanto a que ele boicotou. O Jay-Z como personalidade e como definidor de tendências é um cara único, e tudo isso ajuda quando dizem que ele é o melhor/maior rapper. Como rapper puro ele não é, mas o "mito" em torno do cara o faz ser...
Melhores álbuns do Jay-Z, na minha opinião... se um dia chegar a ouvir todos, diz aí o que achou...
1 - Reasonable Doubt (1996)
2 - The Blueprint (2001)
3 - The Black Album (2003)
4 - American Gangster (2007)