Capoeira
Re: Capoeira
AS musicas tbm são muito bacanas de se escutar...
"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
-
- Contato:
Embora seja muito bonita a ideia, é romantizada. Ela não existia dentro da senzala, o termo capoeira surgiu como lenda, era denominado capoeira uma vegetação qualquer, lugar pra onde os escravos fugidos corriam e tinham mais chances de surpreender o capitão do mato.uju escreveu:Não é uma luta que virou dança, mas uma luta disfarçada de dança.
Pra saber o porque é só vc ir na origem da mesma;
é uma luta de escravos, que não podiam mostrar o que estavam praticando senão seriam castigados ou mesmo mortos.
Se tem uma luta que veio da ânsia pela liberdade foi a capoeira.
"Ele me surpreendeu ali na capoeira - tive que fugir dos negros ali na capoeira - os capoeiras me roubaram - mataram ali na capoeira... e assim ficou o nome. Mas a capoeira com roda, instrumento e tudo mais não existia, os caras brigavam ali do jeito que dava, e eram conhecidos pela ferocidade.
Existem manifestações culturais angolanas como o Ngolo que lembra alguns aspectos da capoeira e pode ser uma das raízes da capoeira como a gente conhece. O mestre Cobra Mansa fez uma puta pesquisa em conjunto com um historiador sobre isso, sobre a ancestralidade da capoeira, infelizmente não assisti o documentário, difícil de achar pra comprar e um trabalho desses eu me nego de assistir pirata.
Já que toquei no assunto de lenda; alguém conhece a origem do termo Humaitá e a importância desse termo pra capoeira?
-
- Contato:
Sobre a ansia de liberdade, acho que esse é um dos valores mais importantes da capoeira em qualquer uma das fases e que ela existiu: sempre foi um movimento de resistência, de contravenção, de liberdade. Fui com meu professor visitar um grande mestre na casa dele outro dia e estávamos falando exatamente sobre isso, de como a capoeira trás perspectivas pra pessoas que estão à margem do sistema.
-
- Contato:
Excelente esse tópico.
Eu gostei muito dos primeiros Jogos Mundiais da Abadá, especialmente o primeiro, me lembro do saudoso Esquilo Jogando, algo marcante.
Eu gostei muito dos primeiros Jogos Mundiais da Abadá, especialmente o primeiro, me lembro do saudoso Esquilo Jogando, algo marcante.
Esse papo me animou voltar a treinar, lá se vão 12 anos desde que parei.
"Eu não tenho nada contra ele, mas quero que ele se foda" - Prior, Felipe
Contra perseguição, Biel campeão
Contra perseguição, Biel campeão
-
- Contato:
Falando em mundiais do Abadá, não dá pra deixar de citar o Mestre Tucano Preto, se não me engano o único tricampeão dos jogos do Abadá até hoje.
Esses dias foi na roda da república e botou a molecada pra se virar nos 30, ainda é ágil e ainda é certeiro... por sinal, ô família de gente braba! O Mestre tucano preto tem 3 primos que são do grupo Senzala; Mestre Flavio (que dá aulas ali em Pinheiros), Mestre Ulisses (que é o responsável pela roda ali no Parque Villa Lobos de domingo) e a Nega Luara, que tem uma academia na França (Paris ou Lyon, não sei ao certo).
Mestre Tucano Preto e o Mestre Flavio pegaram todas as épocas da capoeira, da porradaria sem sentido à mandingaria até o jogo moderno de hoje (jogo que a Cordão de Ouro é referência).
Alguém já ouviu falar do Mestre Ananias? Ele ainda está vivo e tem uma roda na casa de cultura dele toda terça feira no bairro da Bela Vista, perto da Brigadeiro Luis Antônio. A bateria dele é referência no mundo, segue a linha do Mestre Waldemar da Paixão, de quem ele era contramestre.
Esses dias foi na roda da república e botou a molecada pra se virar nos 30, ainda é ágil e ainda é certeiro... por sinal, ô família de gente braba! O Mestre tucano preto tem 3 primos que são do grupo Senzala; Mestre Flavio (que dá aulas ali em Pinheiros), Mestre Ulisses (que é o responsável pela roda ali no Parque Villa Lobos de domingo) e a Nega Luara, que tem uma academia na França (Paris ou Lyon, não sei ao certo).
Mestre Tucano Preto e o Mestre Flavio pegaram todas as épocas da capoeira, da porradaria sem sentido à mandingaria até o jogo moderno de hoje (jogo que a Cordão de Ouro é referência).
Alguém já ouviu falar do Mestre Ananias? Ele ainda está vivo e tem uma roda na casa de cultura dele toda terça feira no bairro da Bela Vista, perto da Brigadeiro Luis Antônio. A bateria dele é referência no mundo, segue a linha do Mestre Waldemar da Paixão, de quem ele era contramestre.
-
- Contato:
Um vídeo da praça da república, com um jogo que tem bastante apelo popular quando acontece, e é quando a galera da roda passa o chapéu pra ganhar um troco com os turistas, e costuma ter mais de um nome; jogo de Santa Maria, apanha laranja do Chão Tico Tico... consiste em pegar um punhado de dinheiro amarrado num lenço que está no meio da roda, mas o lenço só pode ser pego com a boca. Não tem de fato um "vencedor", a idéia é fazer um espetáculo para o público que estava passando na rua e parou pra assistir:
Jogo começa de fato lá pros 3:30, antes disso tem uma explicação de um dos veteranos da República, esse cara é um figura, hahahaha!
Jogo começa de fato lá pros 3:30, antes disso tem uma explicação de um dos veteranos da República, esse cara é um figura, hahahaha!
Mestre Pequeno já fez uma demonstração onde eu estudava. Não era ele que dava pulo e caía em espacate?! Fiquei de cara com isso, certa vez.xicao escreveu:Eu pratiquei capoeira por uns 6 anos, grupo mar de Itapuã mestre pequeno. Bons tempos.
Float like a butterfly, sting like a GGG.
I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!
I'd like to take this chance and apologize... to absolutely NOBODY!
Como é definido quem ganha?
-
- Contato:
Não, nunca existiu. A resistência era feita de outras maneiras.
-
- Contato:
O Ngolo africano é uma dança que é mesclada com luta, a pernada carioca também, a tiririca, o samba duro... a capoeira tem mescla de tudo isso.
-
- Contato:
Isso é interessante, porque essa mudança pra "jogo brasileiro" foi a mesma tática que o Mestre Bimba adotou, ele não ensinava capoeira, ensinava Luta Regional Baiana. Embora ele fosse um angoleiro dos brabo, metido nas mandinga e tudo (ele era também Ogã), ele refez todo o ritual que existia na capoeira da época, e usou como argumento que a capoeira tinha perdido o sentido de combate. Sistematizou um ensino baseado em sequencias, como o Kata do Karatê, removeu alguns golpes que ele considerou ineficientes, algumas movimentações, deixou só um berimbau médio e dois pandeiros. Essa é a formação de bateria original do Mestre Bimba. Se você for algum dia em uma roda, e a bateria for montada desse jeito, já esteja ciente que a porrada pode comer solta, hahaha.
O Mestre Bimba foi o cara que trouxe a capoeira pro mundo, que removeu a capoeira da marginalidade.
O Mestre Bimba foi o cara que trouxe a capoeira pro mundo, que removeu a capoeira da marginalidade.
-
- Contato:
É foda, a parada é apaixonante. Fui treinar meio que na obrigação do meu professor pra melhorar meu preparo físico e consciência corporal. Quando vi que tinha TUDO ISSO em volta, fiquei de cara. Passar a perna e pular é a parte mais "fácil" da capoeira. Tem lugar que os berimbaus são afinados, e tem uma lógica de afinação baseada em inversão de toques. O cara que manja de comandar a roda mesmo, narra o que acontece ou o que pode acontecer através das canções, e aí você começa a prestar atenção nessas "sutilezas" e a capoeira fica maior do que um jogo, do que uma dança ou que uma briga, vira um evento único com começo meio e fim.
-
- Contato:
Exato, as maltas eram foda! E pra falar a verdade isso ainda acontece em sindicatos, por exemplo.Dumog escreveu:A capoeira,apesar de marginalizada, sempre foi muito utilizada na época do império e inicio da republica por políticos em tempos de eleições na hora de contratar capangas para intimidação eleitoral.
Parece que foi criminalizada no código penal do inicio da republica e sofreu uma repressão brutal no rio de janeiro, onde se praticava tanto quanto na bahia. Na verdade essa repressão definhou a capoeira carioca e tornou a bahia a principal depositária dessa tradição.
Depois que o mestre Bimba se apresentou para Getúlio Vargas que o panorama mudou, até porque nesse momento da história o Brasil parou de tentar imitar os europeus e buscou em sua própria história elementos para a construção da identidade nacional.