Urubu Rei escreveu:
No que diz respeito a experiência de combate, o negócio dos leões viverem em grupo e os tigres solitariamente eu acho que acaba pesando mais a favor do tigre. Tenho pra mim que o fato do tigre ser solitário faz com que ele seja ainda mais territorialista, pois pra começar não toleram nem uns aos outros. Eles só se justam por um tempinho quando um tigre quer comer uma tigresa. Deve ser por isso também, por serem sociáveis, que os leões parecem ser mais tolerantes aos humanos enquanto os tigres são em disparado um dos animais que mais matou e mata humanos neste planetinha. Então eu acho que o animal mais sociável tende a ser menos territorialista, até por isso vejo situações de certa tolerância entre leões e leopardos por exemplo, coisa que pelo se sabe não acontece com leopardos e tigres. O tigre é um animal tão territorialista que lobos praticamente não existem próximos a regiões onde habitam tigres siberianos. Eles simplesmente não se criam.
Agora, em teoria, com ambos convivendo junto, é claro que os leões teriam uma vantagem boa por viverem em grupo. Porém, o interessante é que tigres já conviveram com grupos de leões e pelo que se consta não só tiraram de letra como há uma teoria de que eles foram o segundo fator decisivo pra que os leões asiáticos tenham quase sumido do mapa e entrado em extinção. O primeiro fator, evidentemente, foi a caça predatória. Essa teoria se dá porque até onde se sabe os leões nunca foram mais visados pelos caçadores do que os tigres, pelo contrário, a "pele" do tigre sempre chamou mais atenção pra ser transformada em casaco de pele, tapete e etc. Sendo assim, com ambos os animais sendo caçados em demasia, a disputa direta entre eles por território e etc teria se tornado uma questão de sobrevivência a nível de espécie. É preciso levar em conta também que os leões asiáticos são um pouco menores que os africanos e viviam em grupos menores também. Ainda assim, é só uma teoria. Já ouvi falar de um livro de uma bióloga que fala sobre essa possibilidade, preciso pesquisar direito e ver se encontro.
Cara, não vejo sentido em sua teoria. Os leões vivem sempre em grande grupos, como um tigre sozinho os enfrentaria?
Quanto ao mano a mano entre machos adultos, a grande questão pertinente a esse caso é a experiência de combate. Primeiramente, isso já está no gene do animal. O Leão é programado apenas para defender o bando, basicamente. Além disso, estão o tempo todo lutando entre si. Isso é incorporado ao gene através das gerações pela seleção natural, entre outros fatores.
Fazendo uma comparação meio tosca, eu vejo o Leão como um sujeito que sabe artes marciais, enquanto o Tigre é meio leigo. Pode ser maior, mais forte, mais bonito, o que for, mas não é tem habilidade e não é casca-grossa. Pega o José Aldo contra um fulano de 1,80 e 90kg na rua, que até sabe um pouquinho de alguma luta...quem ganha?
Pra ser bem sincero eu nunca nem vi videos de tigres machos brigando até a morte na natureza, se puder coloque algum aqui no tópico. De leões já vi vários, inclusive de dois ou mais contra um e de bandos entre si, além das tradicionais brigas com hienas, leopardos etc.