Ponto de Vista do BJJ Black Belt: Por que o Jiu-Jitsu não é adequado para o Street Fighting?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Ponto de Vista do BJJ Black Belt: Por que o Jiu-Jitsu não é adequado para o Street Fighting?

Mensagem por Shin » 22 Dez 2018 00:10

Professor Ludovico escreveu:Na minha cidade tem um professor de JJ faixa preta graduado deve estar com uns 42/43 anos aproximadamente, a dois anos atrás em um baile de formatura aconteceu uma briga no estacionamento entre ele e um cara de uns 25 anos. Ele partiu para cima e agarrou o rapaz levou para o chão e já ia estrangulando, só que o cara tinha um irmão mais velho, aproximadamente uns 50 anos que chegou pelo lado e meteu duas bicudas na cabeça.
O professor de JJ foi parar no hospital e teve que ficar internado umas duas semanas com várias fraturas.
Briga de Rua a melhor coisa que você faz é evitar. Não existe arte marcial infalível contra a maldade do ser humano, você pode até bater no camarada na hora, más quem garante que ele não vai buscar uma arma para se vingar.

Concordo 100%.

Já me meti em briga varias vezes quando era novo, sempre por causa de amigo. Nunca por minha causa. E embora eu nunca tenha perdido uma treta, sei que foi sorte. O melhor é sempre, SEMPRE evitar. Existem situações em que não tem jeito, é verdade, mas enquanto tiver, evite.

Sobre a eficiência, pela minha experiência o Muay Thai sempre foi muito mais eficaz. O JJ eu sempre encarei como um plano B, um recurso pra ser usado em último caso, na eventualidade de a porrada ir pro chão. Mas nada dava um cartão de visita melhor que uma chicotada de tíbia na têmpora. E como falaram acima, na rua nunca é 1x1. Então utilidade prática do JJ numa briga de rua é zero.

Pseudo Intelectual
Contato:

Re: Ponto de Vista do BJJ Black Belt: Por que o Jiu-Jitsu não é adequado para o Street Fighting?

Mensagem por Pseudo Intelectual » 22 Dez 2018 01:59

Shin escreveu:
22 Dez 2018 00:10
Concordo 100%.

Já me meti em briga varias vezes quando era novo, sempre por causa de amigo. Nunca por minha causa. E embora eu nunca tenha perdido uma treta, sei que foi sorte. O melhor é sempre, SEMPRE evitar. Existem situações em que não tem jeito, é verdade, mas enquanto tiver, evite.

Sobre a eficiência, pela minha experiência o Muay Thai sempre foi muito mais eficaz. O JJ eu sempre encarei como um plano B, um recurso pra ser usado em último caso, na eventualidade de a porrada ir pro chão. Mas nada dava um cartão de visita melhor que uma chicotada de tíbia na têmpora. E como falaram acima, na rua nunca é 1x1. Então utilidade prática do JJ numa briga de rua é zero.
Infelizmente sua última frase foi de um erro absurdo e permita-me ir além, foi um erro histórico e que não se baseia em dados factiveis, não lembro onde tá a estatistica que minha irmã que trabalha numa delegacia um vez recebeu em um seminário, 72% das agressões registradas em delegacia são praticadas por um único individuo contando (em Casa, Bares, Rua, Clubes, Boates, Evento etc) ou seja agressões sérias a ponto de ser feito uma ocorrência está entre 72% e praticadas por um único individuo.
Agora por quer sua frase não é factivel, por que os vários cenários criados são feitos baseados na expectativa de que bastando eu treinar certa arte marcial isso já me coloca a ponto de defender de vários agressores.
Agora eu vou te provar que mesmo no 1x1 a luta em pé nem sempre é eficiente, quem dirá contra vários.
Digamos que um cara de 1,65 sem punch, se encontra diante de um cara grande acostumado a brigar, o cidadão 1,65 contra um agressor desse tamanho aqui no video.
phpBB [video]

Percebe que o garoto no video acerta um primeiro soco que tem efeito nulo, isso aconteceria com qualquer praticante com pouco punch em um cara desse tamanho, ou seja foi no jiu jitsu (grappling) que veio a salvação dele, e situações dessas tem ao monte basta pesquisar.
A premissa dada por quem é de fora do Jiu Jitsu ou até mesmo alguns praticantes é baseada em falta de dados e criações hipoteticas e acredite como muitos chutaram aqui nesse tópico não é a grande maioria das vezes que a luta termina em guerra campal ou em grupo.
Como já foi explicado aqui o caso do Maique Falcão e de um amigo que era campeão brasileiro de Muay Thai, foram agredidos por um grupo de marginais, apesar do Falcão tbm ser.
Nesse caso do Falcão esquecemos de levar em consideração outro fator importante pra quem alega que por fazer Boxe ou Muay Thai vai conseguir se denfender de vários adversários, e esse fator se chama nivel do adversário, se for dois ou maiz brigadores com punch e que tem a maldade, pode enfiar o Boxe e Muay Thai no lixo como no caso do Falcão.
Ou seja te citei um caso onde a luta em pé não teria muito valor no 1x1 pra grande parte da população mundial que tem estatura abaixo de 1,70, tendo em visto que não comum alguém dessa estatura ter punch ou sair dando chute alto em alguém de 1,90.
E te mostrei um caso que dois eximios praticantes da luta em pé não se defenderam de um grupo de agressores.
Agora a sua afirmação final é errada, tento em vista que 72% das pessoas agredidas que registraram ocorrência poderia ter se defendido da agressão como o baixinho do video acima fez.
O Jiu Jitsu sim é extremamente eficiente em uma briga de rua.
Agora hipóteses e váriaveis existem aos montes.
O fato final é esse contra crocodilagem e traição bem feita arte marcial nenhuma tem valor.
E digo mais aqui no próprio forum já teve relatos aos montes de praticantes de jiu jitsu que se defenderam de agressões.
E uma última análise, partindo da premissa que geralmente a agressão é feita por um individuo que por ser ou se achar superior fisicamente acaba consumando a agressão, em 72% dos casos o jiu jitsu seria sim a arte marcial certa a ser usada pra se defender, tendo em vista o fator histórico da arte marcial de se defender de agressores maiores amplamente divulgados na internet.
Editado pela última vez por Pseudo Intelectual em 22 Dez 2018 02:17, em um total de 1 vez.

Pseudo Intelectual
Contato:

Re: Ponto de Vista do BJJ Black Belt: Por que o Jiu-Jitsu não é adequado para o Street Fighting?

Mensagem por Pseudo Intelectual » 22 Dez 2018 02:16

Mas o erro é até aceitavel, as grandes brigas divulgadas na imprensa são geralmente em grupo com muita violência por que gera uma audiência e repercussão maior.

Pegetto
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Pegetto » 22 Dez 2018 02:27

Pseudo Intelectual escreveu:
22 Dez 2018 01:59
Infelizmente sua última frase foi de um erro absurdo e permita-me ir além, foi um erro histórico e que não se baseia em dados factiveis, não lembro onde tá a estatistica que minha irmã que trabalha numa delegacia um vez recebeu em um seminário, 72% das agressões registradas em delegacia são praticadas por um único individuo contando (em Casa, Bares, Rua, Clubes, Boates, Evento etc) ou seja agressões sérias a ponto de ser feito uma ocorrência está entre 72% e praticadas por um único individuo.
Agora por quer sua frase não é factivel, por que os vários cenários criados são feitos baseados na expectativa de que bastando eu treinar certa arte marcial isso já me coloca a ponto de defender de vários agressores.
Agora eu vou te provar que mesmo no 1x1 a luta em pé nem sempre é eficiente, quem dirá contra vários.
Digamos que um cara de 1,65 sem punch, se encontra diante de um cara grande acostumado a brigar, o cidadão 1,65 contra um agressor desse tamanho aqui no video.
phpBB [video]

Percebe que o garoto no video acerta um primeiro soco que tem efeito nulo, isso aconteceria com qualquer praticante com pouco punch em um cara desse tamanho, ou seja foi no jiu jitsu (grappling) que veio a salvação dele, e situações dessas tem ao monte basta pesquisar.
A premissa dada por quem é de fora do Jiu Jitsu ou até mesmo alguns praticantes é baseada em falta de dados e criações hipoteticas e acredite como muitos chutaram aqui nesse tópico não é a grande maioria das vezes que a luta termina em guerra campal ou em grupo.
Como já foi explicado aqui o caso do Maique Falcão e de um amigo que era campeão brasileiro de Muay Thai, foram agredidos por um grupo de marginais, apesar do Falcão tbm ser.
Nesse caso do Falcão esquecemos de levar em consideração outro fator importante pra quem alega que por fazer Boxe ou Muay Thai vai conseguir se denfender de vários adversários, e esse fator se chama nivel do adversário, se for dois ou maiz brigadores com punch e que tem a maldade, pode enfiar o Boxe e Muay Thai no lixo como no caso do Falcão.
Ou seja te citei um caso onde a luta em pé não teria muito valor no 1x1 pra grande parte da população mundial que tem estatura abaixo de 1,70, tendo em visto que não comum alguém dessa estatura ter punch ou sair dando chute alto em alguém de 1,90.
E te mostrei um caso que dois eximios praticantes da luta em pé não se defenderam de um grupo de agressores.
Agora a sua afirmação final é errada, tento em vista que 72% das pessoas agredidas que registraram ocorrência poderia ter se defendido da agressão como o baixinho do video acima fez.
O fato final é esse contra crocodilagem e traição bem feita arte marcial nenhuma tem valor.
E digo mais aqui no próprio forum já teve relatos aos montes de praticantes de jiu jitsu que se defenderam de agressões.
E uma última análise, partindo da premissa que geralmente a agressão é feita por um individuo que por ser ou se achar superior fisicamente acaba consumando a agressão, em 72% dos casos o jiu jitsu seria sim a arte marcial certa a ser usada pra se defender, tendo em vista o fator histórico da arte marcial de se defender de agressores maiores amplamente divulgados na internet.
Qualquer arte marcial pode ser efetiva e te salvar numa briga de rua.
Eu tenho um camarada que era professor de Muay Thai (ainda é, no interior de SP), aí foi arrumar briga num jogo de futebol. Tomou um-dois e acordou com o maluco pedindo desculpas. Voltou pra casa trocando ideia com esse cara que tava treinando pra seleção olímpica de boxe.
A reação numa briga de rua pode ser sua salvação ou redenção, mas desde quando inventaram a pólvora, o mais garantido é guardar suas habilidades pra campeonatos mesmo.
"Gostaria que houvesse uma maneira de saber que estamos nos bons e velhos tempos, antes de realmente deixá-los."

Pseudo Intelectual
Contato:

Mensagem por Pseudo Intelectual » 22 Dez 2018 02:34

Pegetto escreveu:
22 Dez 2018 02:27
Qualquer arte marcial pode ser efetiva e te salvar numa briga de rua.
Eu tenho um camarada que era professor de Muay Thai (ainda é, no interior de SP), aí foi arrumar briga num jogo de futebol. Tomou um-dois e acordou com o maluco pedindo desculpas. Voltou pra casa trocando ideia com esse cara que tava treinando pra seleção olímpica de boxe.
A reação numa briga de rua pode ser sua salvação ou redenção, mas desde quando inventaram a pólvora, o mais garantido é guardar suas habilidades pra campeonatos mesmo.
Mas é nesse ponto que quero chegar, toda arte marcial tem sua eficiência na rua, so que existem hipoteses e variáveis aos montes, eu so expliquei pro cara que a afirmação dele estava errada, mas concordo com vc.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 22 Dez 2018 05:27

Ron escreveu:
21 Dez 2018 18:04

Até hoje esse meu brother que é autoridade, casado e com filho e nem mora mais aqui, mas diz que se encontrar com esse Manolo mata ele.

lixo de pessoa, heim? pqp
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 22 Dez 2018 05:43

Professor Ludovico escreveu:
21 Dez 2018 19:30
Na minha cidade tem um professor de JJ faixa preta graduado deve estar com uns 42/43 anos aproximadamente, a dois anos atrás em um baile de formatura aconteceu uma briga no estacionamento entre ele e um cara de uns 25 anos. Ele partiu para cima e agarrou o rapaz levou para o chão e já ia estrangulando, só que o cara tinha um irmão mais velho, aproximadamente uns 50 anos que chegou pelo lado e meteu duas bicudas na cabeça.
O professor de JJ foi parar no hospital e teve que ficar internado umas duas semanas com várias fraturas.
Briga de Rua a melhor coisa que você faz é evitar. Não existe arte marcial infalível contra a maldade do ser humano, você pode até bater no camarada na hora, más quem garante que ele não vai buscar uma arma para se vingar.
conheço vários relatos assim mestre. inclusive perdi um grande amigo dessa maneira. saiu na mão no mano a mano, deitou o cara no braço e dois dias depois levou uma saraivada de tiro.
Bjj pra mim é só pra arejar a mente e condicionar o físico.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 22 Dez 2018 05:51

Experiência pessoal: fui assaltado por um marginal sem arma, maior do q eu. Ele logo me agarrou. Fomos pro chão da calçada, caí montado e soquei a cara dele. Resumo da história: JJ me salvou.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 22 Dez 2018 05:53

Essa discussão não é nada profícua. Mto óbvio q numa briga no 1x1 o JJ é eficiente assim como o Muay Thai ou boxe. Vai depender de quem conseguir manter a briga na sua área. Agora, em uma luta de galera, melhor não ir pro chão, é claro.

Atibaia
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Atibaia » 22 Dez 2018 07:59

Vagoberto escreveu:
22 Dez 2018 07:27
Por sinal, mestres e professores aqui do forum

O que aconteceu com a baiana -> joelho na barriga -> porrada na cara -> levanta e continua a briga?

Nao foi pra isso que inventaram o joelho na barriga? Foda que nao tem utilidade em competicao entao parece que a galera esquece ow
Como que não??? Dois pontos , fi...

Tá de guarda passada, mete o joelhinho no abdômen e já olha pro árbitro, cobrando a pontuação... Kkkkkk

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 22 Dez 2018 08:01

Pseudo Intelectual escreveu: Infelizmente sua última frase foi de um erro absurdo e permita-me ir além, foi um erro histórico e que não se baseia em dados factiveis, não lembro onde tá a estatistica que minha irmã que trabalha numa delegacia um vez recebeu em um seminário, 72% das agressões registradas em delegacia são praticadas por um único individuo contando (em Casa, Bares, Rua, Clubes, Boates, Evento etc) ou seja agressões sérias a ponto de ser feito uma ocorrência está entre 72% e praticadas por um único individuo.
phpBB [video]

Mas repare no meu post que eu falei da minha experiência, das vezes em que eu me vi envolvido em brigas de rua. Em nenhuma delas foi 1x1. Em absolutamente todas, foram grupos contra grupos, apesar de sempre começar com dois oponentes.

Claro que, como eu disse no post anterior, o fato de nenhuma dessas vezes eu ter sido um dos causadores do conflito pode ser o vies que explique a diferença na minha percepção, já que em todas as vezes em que me vi “obrigado” a me envolver, foi porque havia mais de um.

Prime
Contato:

Mensagem por Prime » 22 Dez 2018 09:36

Atibaia escreveu:
22 Dez 2018 07:59
Como que não??? Dois pontos , fi...

Tá de guarda passada, mete o joelhinho no abdômen e já olha pro árbitro, cobrando a pontuação... Kkkkkk
Fora o ar que tira do cara kkkkkkkkk

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 22 Dez 2018 10:22

Nas primeiras vezes que briguei na rua percebi várias coisas que deveriam ser obvias rss

Chão é duro, soco machuca a mão também, chute é melhor com peito do pé do tênis (apesar de não ter o mesmo impacto) ou de bicuda (para matar :evil:), e ela pinga ao acertar na "carne" do oponente.

Sempre preferi o chute frontal e O Soto Gari com variações na pegada (pescoço, rosto, cabelo, roupa, etc), e soco/tapa como pancrase

Mas isso era nos anos 2000 quando manolo ficava de frente com barriga exposta, não sabia dar um soco ou joelhada direito para intimidar o clinch, e muito menos chão rss

Quando vi um manolo magrinho branca de judo, mas roxa do jiu escalando e até raspando manolo mais pesado me caiu a ficha que essa técnica mono chute frontal e queda era amador kkkkkk Justamente como esse bideo ai que postaram

Hoje tenho medo até no x1 com manolo devido a contato com sangue, prefiro conversar, correr ou ligar para policia :))

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 22 Dez 2018 10:43

KYO escreveu:
22 Dez 2018 10:22
Hoje tenho medo até no x1 com manolo devido a contato com sangue, prefiro conversar, correr ou ligar para policia :))
Jovem, coca cola com limão no seu caso e seja feliz.
Auditor de tretas

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 22 Dez 2018 10:46

JJ é muito efetivo na rua sim, já usei varias vezes no trabalho policial, óbvio que vc tem que ter uma noção de trocação principalmente pela questão de distância, mas se vc tiver força para quedar já é meio caminho andado.
PS: Óbvio que o ideal é sempre evitar o confronto.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

Responder