Shin escreveu: ↑22 Dez 2018 00:10
Concordo 100%.
Já me meti em briga varias vezes quando era novo, sempre por causa de amigo. Nunca por minha causa. E embora eu nunca tenha perdido uma treta, sei que foi sorte. O melhor é sempre, SEMPRE evitar. Existem situações em que não tem jeito, é verdade, mas enquanto tiver, evite.
Sobre a eficiência, pela minha experiência o Muay Thai sempre foi muito mais eficaz. O JJ eu sempre encarei como um plano B, um recurso pra ser usado em último caso, na eventualidade de a porrada ir pro chão. Mas nada dava um cartão de visita melhor que uma chicotada de tíbia na têmpora. E como falaram acima, na rua nunca é 1x1.
Então utilidade prática do JJ numa briga de rua é zero.
Infelizmente sua última frase foi de um erro absurdo e permita-me ir além, foi um erro histórico e que não se baseia em dados factiveis, não lembro onde tá a estatistica que minha irmã que trabalha numa delegacia um vez recebeu em um seminário, 72% das agressões registradas em delegacia são praticadas por um único individuo contando (em Casa, Bares, Rua, Clubes, Boates, Evento etc) ou seja agressões sérias a ponto de ser feito uma ocorrência está entre 72% e praticadas por um único individuo.
Agora por quer sua frase não é factivel, por que os vários cenários criados são feitos baseados na expectativa de que bastando eu treinar certa arte marcial isso já me coloca a ponto de defender de vários agressores.
Agora eu vou te provar que mesmo no 1x1 a luta em pé nem sempre é eficiente, quem dirá contra vários.
Digamos que um cara de 1,65 sem punch, se encontra diante de um cara grande acostumado a brigar, o cidadão 1,65 contra um agressor desse tamanho aqui no video.
Percebe que o garoto no video acerta um primeiro soco que tem efeito nulo, isso aconteceria com qualquer praticante com pouco punch em um cara desse tamanho, ou seja foi no jiu jitsu (grappling) que veio a salvação dele, e situações dessas tem ao monte basta pesquisar.
A premissa dada por quem é de fora do Jiu Jitsu ou até mesmo alguns praticantes é baseada em falta de dados e criações hipoteticas e acredite como muitos chutaram aqui nesse tópico não é a grande maioria das vezes que a luta termina em guerra campal ou em grupo.
Como já foi explicado aqui o caso do Maique Falcão e de um amigo que era campeão brasileiro de Muay Thai, foram agredidos por um grupo de marginais, apesar do Falcão tbm ser.
Nesse caso do Falcão esquecemos de levar em consideração outro fator importante pra quem alega que por fazer Boxe ou Muay Thai vai conseguir se denfender de vários adversários, e esse fator se chama nivel do adversário, se for dois ou maiz brigadores com punch e que tem a maldade, pode enfiar o Boxe e Muay Thai no lixo como no caso do Falcão.
Ou seja te citei um caso onde a luta em pé não teria muito valor no 1x1 pra grande parte da população mundial que tem estatura abaixo de 1,70, tendo em visto que não comum alguém dessa estatura ter punch ou sair dando chute alto em alguém de 1,90.
E te mostrei um caso que dois eximios praticantes da luta em pé não se defenderam de um grupo de agressores.
Agora a sua afirmação final é errada, tento em vista que 72% das pessoas agredidas que registraram ocorrência poderia ter se defendido da agressão como o baixinho do video acima fez.
O Jiu Jitsu sim é extremamente eficiente em uma briga de rua.
Agora hipóteses e váriaveis existem aos montes.
O fato final é esse contra crocodilagem e traição bem feita arte marcial nenhuma tem valor.
E digo mais aqui no próprio forum já teve relatos aos montes de praticantes de jiu jitsu que se defenderam de agressões.
E uma última análise, partindo da premissa que geralmente a agressão é feita por um individuo que por ser ou se achar superior fisicamente acaba consumando a agressão, em 72% dos casos o jiu jitsu seria sim a arte marcial certa a ser usada pra se defender, tendo em vista o fator histórico da arte marcial de se defender de agressores maiores amplamente divulgados na internet.