E se perguntasse pra alguém: Quantos mil reais alguem deve ganhar pra fazer uma faculdade? Alguem que ganha 2 mil reais pode fazer faculdade? E quem ganha 3 mil será que pode?Humpty Dumpty escreveu: ↑11 Fev 2021 15:09Eu fiz pq tive oportunidade, patrão. Meus pais já tinham curso superior, minha mãe dois, inclusive. Meu avô por parte de pai tinha. Por parte de mãe não tinha, mas tinha um bom cargo de ensino médio na Rede Ferroviária, algo equivalente a um técnico de órgão público atualmente, ganhando seus seis ou sete mil reais. Minha mãe a princípio fez um curso superior de Ciências Sociais, atuou muitos anos como professora. Depois entrou na polícia e, após anos de profissão, fez Direito para progredir dentro da carreira que estava. Foi um caminho natural, meu avô era classe média baixa, minha mãe classe média alta e eu me mantive. O que não teria cabimento ao meu ver seria minha mãe querer ser médica pela PUC-SP, diplomata, juíza de direito com 20 anos de idade. Entende o raciocínio? Se o cara começa de baixo, tem que ter pé no chão e galgar os degraus certinho. Tenho um primo cuja mãe é boa advogada que não fez curso superior, viajou pra fora, aprendeu um método de limpeza de carro inovador, aplicou no brasil e está muito bem. Ele é um dos melhores no que faz e virou empresário. Pode ter certeza que lavando carro ele tá muito melhor que 90% dos adEvogados por aí.
Entendo seu raciocínio, mas não concordo com ele. Concordo que a faculdade não garante empregabilidade pra ninguém, mas a ausência dela também não garante. Meu amigo, um sujeito vai a faculdade, e lá apresenta seminários, participa de simpósio, faz pesquisa, escreve relatório. Querendo ou não, ele aprende a falar em público, a escrever melhor, melhora a capacidade de pensamento,de articular ideias. Isso garante emprego? Não! Mas negar que essas habilidades não vão ajudar o cara em algum momento, é coisa de louco negar isso. Mesmo que ele não trabalhe na área, e ganhe muito dinheiro fazendo outra coisa, o que ele aprendeu lá não passa batido.
Fazer faculdade não garante nada pra ninguém, e não fazer também não garante bosta nenhuma. Por isso defendo: Não importa sua renda, quem são seus pais, se você é pobre ou rico, se quer fazer curso superior, faça! Não faz mal pra ninguém.