johngalt escreveu: ↑31 Ago 2019 21:17
Oi pessoal, tudo bem?
Agradeço pelo fórum, já acompanhava há muitos tempos, tentei cadastrar, houve algum bug da conta não ter sido ativada, após mais tentativas consegui finalmente ter a conta ativada.
Eu preferi abrir um tópico ao invés de postar no diário da faixa branca por algumas peculiaridades da situação que pretendo expor.
No exato mês de junho de 2018 eu quebrei uma barreira psicológica e iniciei o JJ com aulas particulares com um lutador (e hoje amigo) extremamente capacitado, mas um pouco "fora de forma" na didática. Mas nada a reclamar.
Eu estava bem gordinho, alto BF, 86kg, e a aula particular me possibilitou exercitar e quebrar meu medo do BJJ, além de ter me estimulado a fazer musculação. O resultado, hoje, sou eu com 80kg, chegando a menos de 20% de gordura.
Sou faixa branca 3 graus atualmente
Agora eu chego na questão no tópico.
Comecei a cair nos conferes/rolas com outras pessoas ao longo de junho de 2019 (pouco tempo), sendo muito amassado e sofrendo muito. Sei muita técnica, mas sou lento, "sem maldade", estou(estava) acostumado a aulas particulares com rola "soltinho" de até 10min, totalmente diferente dos faixas brancas que querem te matar naqueles 5min.
Um dos primeiros rolas coletivos (tenho 30 anos indo pra 31) um moleque de 15 anos me pegou num taco de beisebol de lapela e mal deu tempo de bater e dei uma apagada. Já foi meio "traumatizante" né.
Eu sou super disciplinado, posso dizer que treino religiosamente 2 ou 3x por semana desde o início, só faltando em viagens (20 dias).
Sabe o que eu sinto? Que sou péssimo no esporte, desajeitado, me sinto um aluno de matemática que tá tirando nota 3-4 nas provas, mesmo tendo tido aulas particulares.
Tive um rola essa semana com um faixa azul duro, eu saí até passando vergonha, bati umas 7x (bater não é o problema), mas não consegui impor NADA do meu jogo. Passar uma guarda, dar trabalho. Foi só (tentar) sobreviver.
Tive uma "crise" de realmente assumir que sou muito ruim nisso e pensei seriamente em desistir, não por impaciência ou "birra", mas por sentir que estou muito mal nos conferes. Pode ser ansiedade, nervosismo, incompetência... Não sei explicar. Identifico também dois problemas em mim; acostumei a rolas "controlados" na particular e tô "literalmente" apanhando nos coletivos. Outro problema é sentir meu raciocínio lento nos rolas, não conseguir aplicar as bases do JJ (relaciono à ansiedade, à situacão relatada aqui no tópico).
Na escola eu era o aluno que tirava 9-10 sem estudar, aqui no JJ eu sou o que tem até aula particular e tiro nota 3, se pá nota 0 lol
O que eu posso/devo fazer? Como alguém de fora que não me conhece avalia a situação? Agradeço imensamente as respostas que virão, estou aqui pra ouvir e aprender, tudo será válido.