Po, sempre achei estranho o pessoal falar q não difere muito,NEGO DÁGUA escreveu:Deu aula...
Que resumindo eu acho muito parecido, tudo o que difere são detalhes TKD é altamente esculhambado o Shotokan, pq realmente boa parte perdeu sua marcialidade, mas bons praticantes são monstros.
Pettis calou minha boca.
Lyoto tb.
Antes era pra todo mundo boxe, thai/kickboxing( ninguém no Brasil fazia distinção), kyokushin por causa do k1, Francisco Filho etc.. jiu e wrestling.
Agora mudou aqui na Bahia , particularmente não vi, mas dizem história de capoeirista que era e são bons de porrada pra caralho
São respeitados falta efetividade no MMA.
Um mesmo que puxa a trocação na MMA master
na região q moro, o KB chegou antes (era mais conhecido por causa do Batarelli e do mestre Torrão nas lutas de Full-Contact)
o MT veio depois, trazendo algo mais estático e mais efetivo (para as regras q eram utilizadas)
teve bastante treta entre os dois (e tb capoeira)
creio q se mesclou (os mestres na região migraram do KB pro MT), mas carregou-se bastante das técnicas
O Kyokushin é o q desconheço quase totalmente (já fiz alguns sparrings com os caras, são brutos, mas sempre me pareceram muito lineares), preferia o shotokan (sempre passou maior efetividade, quando o cara não treina só pra campeonato, pois não tem luva grande e vale soco na cara)