Então cara , eu não quis dizer que é um docinho que faz o povão ser diabético ou pré-diabético , obviamente não foi isso que eu quis dizer .Mas sim , que esse povo deve evitar doces ou alimentos com alto IG . No seu post anterior vc generalizou basicamente dizendo que o GI dos alimentos não importa em nada foi aí que eu discordei pois é claro que importa principalmente para diabéticos e pré-diabéticos . As estatísticas mostram que 25 % dos pré-diabéticos se tornarão DIABÉTICOS em menos de 5 anos . Como que o IG dos alimentos não importa pra essa galera ? é claro que importa , e muito , pois essa galera tem obrigação de evitar alimentos com alto IG . É claro que existe o fator genético , vão ter algumas pessoas que vão viver inclusive em ZERO carbo e vão se tornar diabéticas , mas até onde eu sei , em relação a diabetes , o estilo de vida é o que determina se a pessoa vai ou não ter a doença , na grande maioria das vezes . A pré-diabetes é um sinal amarelo , do tipo : Ou muda , ou se continuar nesse ritmo vc provavelmente VAI se tornar diabético . Tenho pai , mãe e avó diabéticos ( todos tipo 2 ) . Meu hba1c chegou a 6.0 e glicemia jejum 105 . Eu estava acima do peso e comendo porcaria . Então, no meu caso , vc podia somar os fatores genéticos COM o estilo de vida zoado . Quando mudei o estilo de vida , perdi peso , fiz um pouco de jejum intermitente e voltei a cortar alimentos com alto IG , HBa1c caiu para 5.5 % e glicemia em jejum 89 , ou seja APESAR dos fatores genéticos envolvidos , bastou mudança no estilo de vida ( principalmente cortar alimentos com alto IG ) que os índices melhoraram .Masteron escreveu: ↑25 Mar 2021 07:59Então, quanto à sua afirmação ( "O brasil tem cerca de 40 milhões de pré-diabéticos e a maioria se quer sabe disso . Já com a HBA1c em 6.0 e lá , comendo seu docinho e cagando para o gi dos alimentos ." ) Considerar que o problema aí é " o docinho de gi alto " parece bem simplista . Se ele tá com 6,0 de A1c, o contexto todo (metabólico-nutricional-farmacológico-genético) está desfavorável. ( pois é , tem ( muitos) pacientes que nao comem nada de gi alto , treina o básicão , mas tem A1c e insulina sérica ruim, tem que tratar c fármacos) ( resistência insulínica/diabetes é genético pra krl)
( Este termo pré diabético , só existe no papelzinho do exame laboratorial . É tipo : minha pressão é " um pouco" alta , ou "meu colesterol é um pouco alto " . Tipo o cara que ve no exame laboratorial : abaixo de 5,7% : risco baixo de diabetes , 5,7 a 6,4% : risco aumentado ( pré diabetes) acima de 6,5 : compatível com diabetes . Aí o exame do cara dá 5,6% e ele ou o médico fala : " boa, vc nao tem risco de diabetes, ta suave ". Po... não é exame tá bom ou tá ruim...é o melhor que voce puder, isso vai preservar a função endotelial e te proteger lá na frente , que é a gênese principal das doenças cardiovasculares ( as que mais matam ) e até neoplásicas (hiperglicemia crônica parece favorecer câncer) . Infelizmente a enorme maioria das pessoas passaram décadas com fatores relacionados à disfunções endoteliais não diagnosticadas em maior ou menor grau , e isso conforme a idade vai passando chega uma hora que um evento acontece ( que pode cardiovascular, renal, cerebral, canceroso ou até infeccioso como ocorreu agora ) .
Já que estamos nesse assunto , recomendo dar uma olhada ( não apenas vc mas todo mundo que se interesse no assunto ) no fitoterápico BERBERINA . É um dos poucos fitoterápicos que é tão forte que tem ação similar a um fármaco ( metformina ) . Eu usei por um tempo e sinto que me ajudou muito . Mas não uso constantemente , mantenho meu hba1c e glicemia em jejum dentro do normal apenas com dieta / jejum / treino .